sábado, 20 de novembro de 2021

Defensoria Pública da Bahia lança dicionário contra o uso de expressões racistas

A Defensoria Pública da Bahia lançou, em celebração ao Dia da Consciência Negra, um dicionário onde explica o uso de expressões racistas e faz um trabalho de conscientização contra o uso dessas frases.

A publicação chamada Expressões Racistas do Cotidiano faz parte da série já realizada pelo órgão nas suas redes sociais.

O lançamento ocorreu neste 20 de novembro. Para a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos da Defensoria, Eva Rodrigues, que participou da organização do material, como o racismo afeta as pessoas negras de diferentes formas e em diferentes graus, o enfrentamento deve ser feito também em diversas frentes, a exemplo da publicação.

“O dicionário antirracista reúne diversas expressões comumente ditas pela população, de forma intencional ou não, que são fruto de uma construção racista, ancorada no passado escravagista brasileiro. O que as pessoas muitas vezes não percebem é que estas microagressões afetam diretamente o povo negro, rebaixam sua autoestima e colocam as pessoas negras num lugar de inferioridade moral, estética, social e intelectual frente às pessoas brancas, que seguem intocadas em seus privilégios”, destaca Eva Rodrigues.

37 comentários:

  1. Fico aqui analisando e observando quanta baboseira, quanta idiotice desse povo idiota. Até parece que a pessoa de pele negra ou parda são uns incapazes, dignos de pena, incapazes e por ai vai. Quanta idiotice quanta hipocrisia, e quanta falta de amor e respeito para consigo mesmo
    .. Infelizmente são situaçoes criadasvpelos proprios que se sentem menos previlegiados, ou abaixo dos que não são denominados de cor parda ou negra. Quanta besteira desse povo idiota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém nasce racista, apenas aprender ser no decorrer da vida.
      Vejam os comentários aí, esses sim ensinam seus filhos serem racistas. Se investirem na educação nenhuma criança será ensinada a ser racistas.

      Excluir
  2. Muito louvável essa iniciativa!sou vítima de racismo diariamente por certas pessoas!que a Lei seja estabelecida e cumprida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada haver. Sou lesbica, negra, fonha, óculos fundo de garrafa, manco de uma perna, e a cara cheia de espinhas. Nem por isso fico nesse mimimi.

      Excluir
  3. SOU NEGRO., FILHO DE NEGRO,MAS TO TOMANDO ODIO DESTAS DESGRACAS DESTES PRETOS, VAO TE LASCAR PORRAS, ESTUDEM PROCUREM VENCEREM, SO FICAM DE "MI MI MI AI MEU DEUS QUE POVO RACISTAS".CAMBADA DE PRETOS, NAO QUEREM SEREM CHAMADOS DE PRETOS PORRA MORRA E ´PEDE A DEUS PARA VIR DE COR BRANCA,TA CHEIO DE NEGROS BEM SUCEDIDOS E NAO ESTA RALE QUE TUDO E RACISMO, CAMBADA DE CRIOULADA DA PORRA,E OLHE QUE SOU UM DELES, MAS NAO ESTAS LASTIMAS,DA NOJO

    ResponderExcluir
  4. uma cambada de pretos mal vestidos, com os cabelos parecendo teia de aranha, tudo maltrapilhos vestidos de sindicalistas e ONGS, vão se lascar porra, procurem suas origens, o BERÇO DA CIVILIZAÇAO É A AFRICA, os negros não eram escravos, eram filhos de reis e príncipes, nação valente, e não esta cambada de maltrapilhos que não gostam de trabalhar e querem viver de dinheiro publico e cotas raciais, deviam serem aprovados por méritos e não por cotas, quem entra na universidade por cotas, é porque é burro não tem condições de passar em um vestibular, vão estudarem sobre a nossa essência somos os negros o BERÇO da civilização, procurem estudar e deixem de serem preguiçosos, vão ter méritos, sabe como a civilização nos enxerga?? como uma cambada de burros que so sabem ficar processados os outros por racismo, e gritando igual a uns imbecis "vidas negras importa" importa pra quem?:? todas as vidas importa e vão procurar se evoluírem e procurem suas origens, ai sim, terão orgulho de si mesmos; "e tenho dito", tenho orgulho da minha cor e da minha capacidade, o resto?? é só o RESTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc tivesse orgulho não comentava como anônimo. Babaca.

      Excluir
    2. Assim como os demais cidadõas "brasileiros", os negros precisam sentir orgulho de sua cor, lutar com garra pelos seus direitos e conquistar o respeito de que são merecedores. Chega de choradeira e busca por protecionismos que apenas os tornam símbolos da covardia e da submissão eternos. Todos, independentemente da cor da pele, necessitamos de buscar o cumprimento dos direitos que nos tornem cidadãos dignos e possamos sentir orgulho de sermos BRASILEIROS. Necessitamos de EDUCAÇÃO, SISTEMA DE SAÚDE DE EXCELÊNCIA, EMPREGOS, SALÁRIOS DECENTES, TRANSPORTE, ESTRADAS e o RESPEITO E TRATAMENTO JUSTO E IGUALITÁRIO DA JUSTIÇA E DAQUELES QUE PAGAMOS PARA SER ADMINISTRADORES DOS NOSSOS BENS.
      Por que os negros americanos do norte são aguerridos e lutam por seus direitos? O sofrimento deles foi incoparavelmente maior que o nosso, para conseguirem a libertação foi necessária uma guerra civil (1860-1865), e, após, veio a segregação racial, a perseguição e a descriminação cruel. Enquanto os escravos brasileiros foram libertados mediante um decreto que os jogou no mundo sem qualquer perspectiva além de esmolar. O que nos falta é disposição para a luta, parce estamos permanentemente deitados no "esplêndido berço de espinhos".
      Que tomemos vergonha e uma injeção de coragem, e partamos para a conquista da LIBERDADE ainda que tardia.

      Excluir
    3. Parabéns pelo comentário

      Excluir
  5. olha a cara destes sabuqueiros ai travestidos de pretos ! uma foto destes tres envergonha qualquer cor, parecem oriundos do além, almas penadas, bichos feio da porra

    ResponderExcluir
  6. Os racistas estão mais perto de nós do que imaginamos. É um “amigo” que diz que isso é besteira, é mimimi, um colega de trabalho que fala que o racismo vem do próprio preto com ele mesmo e outras falas ridículas que temos que ouvir TODOS OS DIAS.

    ResponderExcluir
  7. OLÁ, eu sou David e sou um hacker e também um programador. Trago boas notícias para você. Você sabia que existe um cartão chamado Cartão ATM em Branco? Você sabia que com este cartão em sua posse, você pode sacar entre 5.000 a 20.000 todos os dias em qualquer caixa eletrônico?

    Sim, é verdade. Você pode usar este cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico em todo o mundo.

    A maioria das pessoas ainda não está ciente do recente desenvolvimento do CARTÃO ATM em branco. Ao longo dos anos, desenvolvemos este cartão ATM e usamos uma máquina MSR para crone esses cartões. Este cartão ATM pode mudar sua vida financeira em poucos dias.

    O cartão ATM em branco é um cartão que pode ser usado para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Esses cartões vêm em Visa / MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa / MasterCard em todo o mundo, e não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Isso pode parecer bom demais para ser verdade, mas é verdade.

    Para obter mais informações sobre o cartão, entre em contato comigo por meio do endereço de e-mail abaixo:
    (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou
    escreva-me diretamente pelo WhatsApp: +17727746806

    Em vez de pedir um empréstimo e ficar em dívida, adquira este cartão multibanco porque mudará a sua vida.

    SEJA INTELIGENTE E TORNE-SE RICO EM MENOS DE 3 DIAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr.Katiana Amorim espia isso aqui

      Excluir
    2. este cartão é preto ou branco? se for branco os pretos vão dizer que e descriminação racial oferecer um cartão branco para um preto, se for preto, vão dizer que o cartão não tem validade porque não tem cartão preto, eita raça difícil de lidar

      Excluir
  8. Já vi um preto passar numa calçada e o dito branco, gritava vou lavar porque o preto sujou ao pisar.
    Brancos entrar Em restaurante ou outro estabelecimento e dizer que não quer ser atendido por essa pessoa de cor suja
    Fulano é gente Boa,SÓ É PRETO! Como ser preto fosse algum defeito.
    Vai chamar o cara e grita, Ô NEGÃO VEM AQUI! como se o cara preto não tem nome o nome é negão sempre.
    As estatísticas provam que as empresas em sua maioria ao contratar funcionário, prefere as de cor Clara!

    A criança vai pra escola é humilhada pelos coleguinhas de cor Branca que chama de MACACA! Chega em casa chorando sem entender o por quê. Ai ela vai crescendo e entendendo que é racismo estrutural.
    Estamos no seculo 21 e o povo não aprendeu que atitudes racistas ofende!
    Aos racistas, preconceituosos não aprende pelo amor, aprende pela dor.
    PROCESSO NELES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa choradeira não resolve nada, temos todos o pé na África, isso é fato. O negro legítimo, é denominado não pela cor da pele, mais pelo cabelo, tem tantos que se dizem brancos e o cabelo é afro...
      Isso é bobagem, vamos nos profissionalizar e trabalhar para ganharmos o pão de cada dia, vamos esquecer as cotas e estudar para provar que somos capazes independente da etnia, vamos nos respeitar independente de residir na favela ou centro da cidade, vamos nos comportar socialmente em qualquer lugar que esteja. Afinal a nossa história não é formada somente por brancos, amarelos e pardos.

      Excluir
    2. mais um fracassado preto

      Excluir
  9. Sou preto e daí?! Não preciso de órgão nenhum pra me defender sempre lutei trabalhei estudei apesar de não ter me formado numa universidade nunca me coloquei como vítima aliás se colocando como esses aí vc ja começa perdendo. Trabalhar ninguém quer, to nem ai pra vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, infeliz, deixe de ser ignorante. A Instituição fez e faz um trabalho de conscientização de um problema que existe e deve ser enfrentado e todas as maneiras que é o racismo. Provavelmente você se acostumou em ser tratado como raça inferior por causa da cor da pele, porque certamente já sofreu com o problema do racismo. Reveja sua opinião, estude mais, e agradeça a Instituição que está ajudando a minorar o sofrimento do povo de pele preta.

      Excluir
    2. O que vejo, é muito negro ousado, esculhambado,sem educação e sem respeito.

      Excluir
    3. esse au das 08:14 deve ser mais um daqueles sindicalistas que nao fazem porra nenhuma a nao ser ficando berrando besteiras, sempre haverá descriminação, ficar ouvindo ou lendo baboseiras de negros fracassado (sou negro e bem resolvido na vida) ai sim voce se sentira um desprestigiado, nao procure cotas para entar em uma faculdade, isto e atestado de falta de conhecimentos, isto foi fruto do legado maldito do PT, procure ser capaz e será reconhecido por todos, porque a visao do comunismo é; "dividir para dominar", e foi o que fizeram pretos contra brancos ricos contra pobres patrões contra funcionários assim foram dominando mentes e ações

      Excluir
  10. O q dizer dessa pataquada toda??!!

    ResponderExcluir
  11. Sou negro, nunca sentir rejeição da parte do branco, ao contrário, tive várias nomoradas brancas na minha vida, inclusive italiana. O que vejo dessas pessoas se individualizando e pregando o ódio entre raças. Tenho amigos brancos e todos me tratam com igualdade. e sou feliz.

    ResponderExcluir
  12. Quem está se separando do branco, são os próprios negros. Infelizmente isso é a verdade.

    ResponderExcluir
  13. meu deus quanta merda... desnecessário demais um dicionário merda...

    ResponderExcluir
  14. Todos tem o direito de lutar para conquistar seu espaço. Para os negros, de fato, as coisas são mais difíceis. Entretanto, tem-se que ter coragem e lutar com garra, pois a vida dos menos favorecidos é uma guerra sem fim. Porém, devemos compreender que não se conquista nada com lamentos e lágrimas. A luta npos faz fortes, as conquistas, os diplomas, as qualificações e especializações que possamos adquirir nos capacitará a olhar todos de frente, sem temor, por que lutamos e conquistamos nosso espaço e o respeito dos demais.
    O RESTO É CHORO INÚTIL E MUITO MIMIMI...

    ResponderExcluir
  15. Só falta dizer que a bosta tem que ser branca porque .

    ResponderExcluir
  16. Besteira da disgraça!!!!

    ResponderExcluir
  17. O próprio estado está complicando a vida social das pessoas,sou branco,todos nós somos iguais,temos que respeitar o outro,eu su cor, religião,e ideologia. Chega do estado ficar intervindo em nossa vida. MP vamos fiscalizar os investimentos em Educação e saúde. O caminho é esse, Educação para todos com qualidade.Viva o preto! Viva o branco, todos somos filhos de Deus 🙏🙏😘😘😘

    ResponderExcluir
  18. O próprio estado está complicando a vida social das pessoas,sou branco,todos nós somos iguais,temos que respeitar o outro, sua cor, religião,e ideologia. Chega do estado ficar intervindo em nossa vida. MP vamos fiscalizar os investimentos em Educação e saúde. O caminho é esse, Educação para todos com qualidade.Viva o preto! Viva o branco, todos somos filhos de Deus 🙏🙏😘😘😘

    ResponderExcluir
  19. será pouco provável acabar o racismo no brasil e no mundo, afinal o povo negro não tem culpa de serem melhores que os brancos ! racismo na verdade deveria ser pena de morte, sem julgamento! paredão e vala!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem capturada os negros na África par ser vendido na Bahia.

      Excluir
  20. Bando de esquerdazinhos de merda , usam a cor das pessoas para fazer auto promoção.

    ResponderExcluir
  21. Vamos fazer dicionário dos, gordos, das loiras, dos deficientes e dos feios.

    ResponderExcluir
  22. Chamo meu marido de neguinho e ele adora, onde está o racismo se sou casada com ele e ele ama ser chamado assim, aliás quando o chamo pelo nome ele já sabe que é alguma bronca. Precisamos é ser útil no planeta, o resto é mimimi.

    ResponderExcluir
  23. Leiam e fiquem mais abismados ainda... nega n pode falar mais e nem dar pau em ninguem kkkk

    ResponderExcluir