segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Direito Animal: livro denuncia crueldade por trás da indústria de ovos de galinha

Direito Animal: livro denuncia crueldade por trás da indústria de ovos de galinha

O consumo de ovos no Brasil atingiu níveis recordes nos últimos anos, superando a média global. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) projeta para 2021 um consumo de 255 unidades per capita, com produção anual superior a 54,5 bilhões (o equivalente a 1.728 ovos por segundo).

A questão é, de onde vem esses produtos? De que forma é realizada e em quais condições são tratadas as galinhas poedeiras?

O advogado Yuri Fernandes Lima, que é Mestre em Direito Animal pela Universidade Federal da Bahia, iniciou em 2016 uma pesquisa minuciosa sobre o assunto que resultou na publicação do livro “Direito Animal e a Indústria dos Ovos de Galinhas – Crueldade, Crime de Maus-tratos e a Necessidade de uma Solução”, publicado pela Juruá Editora, e que será lançado no próximo dia 4 de dezembro, em evento na Vila Olímpia. O livro também ganhou uma versão especial, sendo lançado em Portugal.

A obra mostra a realidade atual da produção de ovos, o confinamento maciço, em gaiolas amontoadas, a eliminação de pintinhos machos, o curto tempo de vida desses animais (dois anos) e explica como garantir a efetividade da legislação internacional e nacional que veda práticas cruéis e maus-tratos às galinhas poedeiras na indústria de ovos. “Em nenhum momento os animais podem ser utilizados como objetos, mercadorias ou instrumentos”, enfatiza o autor.

O autor explica a existência da proteção jurídica desses animais e realiza uma análise de movimentos (como ONGs) que defendem a abolição dessas gaiolas em baterias. E ainda propõe, entre as soluções para eliminar os maus-tratos, a certificação de bem-estar como solução possível à esses problemas na indústria de ovos. O livro ainda alerta a importância do consumidor ter acesso à informações sobre o tema e estar ciente da realidade dessa indústria.

A obra defende a obrigatoriedade da certificação de bem-estar, critérios para tais certificações, fiscalização por meio de agência reguladora e a implantação de política informativa, incluindo a liberação do acesso de consumidores às granjas. “Isso, por um lado, obrigará os produtores a adequarem-se às normas mínimas de bem-estar das galinhas poedeiras, sob pena de serem responsabilizados criminalmente, e, por outro lado, possibilitará que o consumidor faça escolhas conscientes, boicotando os produtores que insistirem em maus-tratos, o que os fará desaparecer, e estimulando os produtores que observarem o bem-estar, que se proliferarão”, explica.

16 comentários:

  1. A solução deve ser chamar a mãe dele pra botar ovo.

    ResponderExcluir
  2. Daqui a pouco não poderemos nem comer ovos . Cada besteira que vejo. O mundo da cada dia pior por causa desses almofadinhas

    ResponderExcluir
  3. Esses ecoterroristas daqui a pouco vão falar que comer ovos é CRIME.

    ResponderExcluir
  4. Problema é que o pequeno criador, se dedica a produção de ovos, atendendo o bem estar animal na hora de vender o povo quer pagar mixaria!

    ResponderExcluir
  5. só existe eese alimento para uma parte da população brasileira, a que ainda está resistindo por curtissimo tempo o desgoverno de bosta-naro, se algo não for feito e urgente, ovos não será vendido mais a duzia e sim a unidade como a maioria das conhecidas vendas e padarias ! vc ja compra ovos a granel! como o genocida previu o mpçovo brtasileiro , já está comendo capim ! ohhh glóriaaa ! amém ! meu m,ito que que agente coma capim mesmo, oh glória, amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palhaço esse alimento está inserido em todas as classes sociais, podendo ser na forma de bolos, sobremesa ou mesmo por adeptos de ovos fritos ou cozido.
      Não sei se tú idiota tem algum conhecimento de produção, porque de política já vi que você não entende, para de falar merda, pois se os bolsominios resolverem mostrar como foi de verdade o governo do nosso ex presidente o povo vai se lembrar que toda a nossa base de governo passou um período presa.
      Nós com nosso telhado de vidro não podemos sair jogando pedras e nem falando merda

      Excluir
  6. O Cara inves de ir estudar Direito de VERDADE, vai estudar direito de animal, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa porra nem dinheiro dá

    ResponderExcluir
  7. É mais um hipócrita falando besteira,ele fala isso,mas será que ele não come ovos?
    Um cara desse passa a vida toda pra se formar em direito animal?
    É de se esperar,pois a justiça brasileira solta bandidos,enquanto pessoas de bem são perseguidas pelo STF!

    ResponderExcluir
  8. tem 10 anos q so como ovos caipiras..

    ResponderExcluir
  9. Vai chegar um dia, que não poderemos comer carne alguma, pois estaremos matando os bichos. Esse povo vem se preocupado com os bichos e esquecem das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo é REDUÇÃO POPULACIONAL, ó não vê quem não quer...

      Os agrotóxicos nas lavouras, alimentos transgênicos, alimentos industrializados cheios de produtos nocivos à saúde humana, água com flúor e cloro, vacinas e etc...

      Excluir
  10. Desgraaaaaaça foda-se fdp! Vai fazer algo construtivo da sua vida mediocre!

    ResponderExcluir
  11. manda esse sem o que fazer escrever um livro sobre o pau do jegue ele comi bolo,pão,pudim etc........esses caras é assim tinha uma fazendo manifestação contra frigorificos de abate bovino kkkkkk depois foi fragada em uma churrascaria comendo churrasco

    ResponderExcluir
  12. Quero ver quem vai botar o Ovo!

    ResponderExcluir
  13. Começou o estudo em 2016, agora que ele decobriu que as galinhas botam ovo pelo CÚ? O estudo continua pra saber se dói. É o doído é Bolsonaro. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir