quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Monitor da Violência: Assassinatos na Bahia crescem 11% nos nove primeiros meses de 2021

A Bahia registrou um aumento de 11% no número de assassinatos nos primeiros nove meses de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. A taxa segue na contramão do cenário nacional, que teve queda de 4,7%.

Os dados são do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

De acordo com os dados do índice nacional de homicídios, em 2020, foram registrados pelos órgãos de segurança da Bahia 3.832 assassinatos, entre janeiro e setembro. Já em 2021, foram 4.252 mortes.

O mês que teve mais assassinatos foi abril, com 532, e o que teve menos mortes foi julho, com 430. De abril a julho, a Bahia registrou queda, no entanto, a partir de agosto os números voltaram a subir.

Em todo o país, de janeiro a setembro deste ano, foram registradas 30.954 mortes violentas, contra 32.471 nos mesmos meses de 2020. Ou seja, 1.517 a menos. Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

No Nordeste, a maior parte dos estados apresentou queda nos assassinatos nos primeiros nove meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. A Bahia e outros três estados tiveram altas são eles: Piauí (10,9%), Paraíba (5,8%) e Maranhão (3,7%).

Já o estado que teve a maior queda de assassinatos na região Nordeste foi Sergipe, com - 29,4%. O Monitor da Violência é uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

3 comentários:

  1. SEGURANÇA OU VIOLÊNCIA TAMANHO (G),A NOSSA QUERIDA BAHIA GOVERNADA POR UM PAU MANDADO DE LADRÃO,
    LADRÃO ESSE QUE DISSE QUE NÃO SUPORTA VER UM LADRÃO PRESO PORQUE ROUBOU UM CELULAR DE UM TRABALHADOR,
    ESPERAR O QUE? LADRÃO ESSE QUE PASSOU Dois ANOS PRESO POR ROUBO.
    E AGORA QUER BOTAR NOVAMENTE OUTRO QUÊ ROUBOU 88 MILHÕES DA FONTE NOVA,
    SEGUNDO A POLÍCIA FEDERAL.
    DEVOLVE AO MENOS O DINHEIRO DOS RESPIRADORES.

    ResponderExcluir
  2. Nós já estamos no mês 11 verdinho,me diga o de agora seu pau no cu

    ResponderExcluir
  3. Já era de se esperar. Pelo menos duas vezes por semana vemos uma notícia de alguém que tombou aqui no verdinho.

    ResponderExcluir