quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Senador volta atrás e desiste de feriado nacional para Santa Dulce; projeto agora prevê criação de Dia Nacional da religiosa

Após a aprovação do projeto no Senado que previa um feriado nacional, o senador baiano Ângelo Coronel voltou atrás e decidiu mudar a proposição.

Com a decisão, o projeto em homenagem à Santa Dulce dos Pobres deixa de propor um feriado nacional e propõe apenas um dia nacional. A data da homenagem também foi modificada.

De acordo com o Senado, o parlamentar decidiu fazer as mudanças no projeto para evitar impactos econômicos de um novo feriado no país, além de minimizar as possíveis dificuldades na aprovação da iniciativa.

Com a mudança, o dia 13 de agosto, e não mais 13 de março, passa a ser o Dia Nacional da Santa Dulce dos Pobres, desde que seja aprovado na Câmara. A data foi escolhida porque já é tradicionalmente o dia de homenagens à Santa Dulce na Bahia.

O projeto foi aprovado no Senado na última quinta-feira (18), e agora será analisado na Câmara de Deputados. Atualmente, os feriados nacionais de origem católica no Brasil são cinco: Paixão de Cristo, Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida, Dia de Finados e Natal. A Bahia ainda conta com o feriado de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do estado.

Celebrada entre os católicos brasileiros, a primeira santa nascida no Brasil reúne diversos motivos para a homenagem. Irmã Dulce nasceu em 1914 em Salvador e dedicou sua vida para ajudar os mais pobres.

"Irmã Dulce construiu o que se tornaria depois o maior hospital da Bahia, a partir de um galinheiro. E em 1959 foi criada a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), seguida pelo Albergue Santo Antônio. Ela foi o anjo bom da Bahia, admirada nacional e mundialmente porque viveu única e exclusivamente para ajudar os mais pobres", defende o senador baiano na justificativa do projeto.

A vida da santa baiana têm vários fatos marcantes com relação com o número 13. Em setembro de 2019, o governo da Bahia já havia decretado 13 de outubro como Dia de Irmã Dulce no estado, porém a data não é um feriado. Já a igreja Católica celebra a Santa Dulce em 13 de agosto, dia em que ela se tornou freira.

3 comentários:

  1. não é feriado que caracteriza o sentimento e o amor de um ser humano verdadeiro! veja por exemplo, um lampião, morto e decapitado, sempre foi herói e os soldados que representa o estado de direito são bandidos, porque ? porque eles eram seres humanos de referências e o povo os amavam , tornaram-se os que eram para ser bandoleiros bandidos e viraram herois, inclusive acertadamente, irmã dulce eu coloco ao lado de jesus cristo em bondade humana, hj se jesus retornasse a terra e a irmã dulce estivesse entre nós, jesus certamente seria abençoada por ela tal como foi com joão batista, lógico se edir macedo, waldemiro santiago, feliciano, r soares, malafaia, e outros evangélicos dos infernos não matasse jesus primeiro, certo ? hoje se jesus fizer sua primeira aparição a milicia evangélica estaria esperando com tanques e metralhadoras para matá-lo !

    ResponderExcluir
  2. Ó paí ó, tamo cansado de trabalhar mesmo meu rei, os caras ainda volta atrás e cancela o feriado oxe aí é barril laele, pega visão vu, ô pae bota mais um feriado aí pá nois vá, com direito a acarajé, vai ser do istopô.

    ResponderExcluir
  3. DEixa o feriado rapaz e arranja mais uns tres ou quatro

    ResponderExcluir