quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Casos de chikungunya disparam e acendem alerta de nova epidemia no Brasil

De acordo com o último boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde, os casos de chikungunya aumentaram 31% no Brasil na comparação entre 2020 e 2021. Até o dia 4 de dezembro deste ano, foram registrados 93,4 mil casos prováveis da doença, causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

A região Nordeste segue como a mais afetada, com uma incidência de 111,7 casos a cada 100 mil habitantes. Mas chama a atenção também o aumento de afetados em outras partes do país, como o Sudeste, que reportou 29,1 casos por 100 mil indivíduos. Só em São Paulo, o número de afetados por chikungunya saltou de 281 em 2020 para 18,2 mil em 2021, o que representa um aumento de mais de 6.000%.

A título de comparação, as outras duas enfermidades que também dependem da ação deste mesmo mosquito tiveram uma queda: o número de pacientes com dengue caiu 45,7%, enquanto o de zika se reduziu em 15,4% no mesmo período analisado.

4 comentários:

  1. OSHI.. não é só Covid ?

    ResponderExcluir
  2. Mas o povo não estava só pensando no covid-19 esqueceram da dengue e das outras doenças olha aí agora o resultado

    ResponderExcluir
  3. Criem vacinas para Chico

    ResponderExcluir
  4. Essas doenças estão surgindo porque estão despejando produtos tóxicos no ar através dos aviões, pesquisem sobre CHEMTRAIL.

    Já vi vários aviões desses fazendo isso em Itabuna.

    Nossa liberdade está correndo risco, bora lutar povo brasileiro.

    ResponderExcluir