quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Em 11 meses, mais de 300 celulares são retirados de presídios baianos

Mais de trezentos aparelhos celulares foram retirados dos presídios de Salvador e Região Metropolitana, entre o período de janeiro e novembro de 2021, durante ações preventivas e repressivas realizadas pelo Batalhão de Guardas (BG) da Polícia Militar e pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os aparelhos foram encontrados em celas durante revistas realizadas de forma conjunta entre a Polícia Militar, por meio da Companhia de Intervenção Prisional (Cirp) – responsável por atuar em ações que envolvam contato direto com os internos e os policiais penais. Os aparelhos lideram a lista de itens ilícitos localizados nos presídios.

O Complexo Penitenciário Lemos Brito, no bairro de Mata Escura, em Salvador, é a unidade que mais computa apreensões. Em seguida, vem o presídio de Lauro de Freitas.

Objetos cortantes como facas são o segundo tipo de materiais ilegais mais encontrados. Neste mesmo período, as equipes retiraram das celas 225 itens dessa categoria.

O esquema de policiamento realizado pelo efetivo do BG em guaritas e arredores do Complexo Lemos Brito impediu, também entre janeiro e novembro, as tentativas de 42 arremessos de materiais ilícitos feitos por comparsas de detentos. Nessas ocorrências, 100 kg de maconha foram apreendidas.

A unidade da PM mantém estratégias preventivas com a finalidade de impedir que esses materiais cheguem até os internos. Dentre as principais iniciativas está o reforço do policiamento em toda área de responsabilidade da unidade especializada.

“É durante as rondas no entorno dos presídio – incluindo áreas de matas – que a Cirp e as 1ª e 2ª Companhias de Guarda flagram e evitam a concretização dessas ações criminosas. Então, por sabermos dessas práticas utilizamos nossas equipes em pontos internos e externos, que normalmente são utilizados para realizar esses delitos ”, pontuou o comandante do BG, tenente-coronel Flávio Farias.

11 comentários:

  1. Tem que punir os diretores dos presídios.

    ResponderExcluir
  2. A justiça do Brasil é casa de puta, sabe que não adianta retirar celulares do presídio, amanhã entrará vários novamente. Tem que pôr bloqueadores de em cada ponto do presídio,proibir televisão, ventiladores, os presídios parece mais hotel fique verdadeiramente presídios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara como vc é tão cruel.
      Sem ventilador os caras morrem.
      Se é pra matarem a todos pq então levou para cadeia, consumindo parte das reservas da economia do país.
      Vc tá parecendo bolsonarista.

      Excluir
    2. Segurança estatal é Utopia.
      O nosso $$$ é ROUBADO pelo estado pra financiar um setor que não funciona, em troca o estado estrega um PÉSSIMO serviço.

      Excluir
  3. Na vdd os mesmos que sai das celas, voltam pra lá por pagamentos de altas propinas e isso é um ciclo vicioso em todos os presídios do Brasil. Pq os agentes são obrigados enfiar as mãos até nas fezes pra retirar esses aparelhos escondidos depois a imprensa faz o papel de divulgar e com isso promover ainda mais os corruptos que por sua vez sairão nas reportagens como bons,como que se estivessem fazendo um belíssimo trabalho kkkkk mas pq não chamam a mesma imprensa pra divulgarem a incineração desses materiais retirados das celas??? Hummm...O CRIME É MAIS RENTÁVEL PARA AQUELES QUE ESTAO TRABALHANDO NOS ÓRGÃOS DE REPREENSÃO.

    ResponderExcluir
  4. Além da corrupção de diretores de presídios ainda tem a a roubalheira de empresas terceirizadas que administram os presídios que roubam absurdos do Estado

    ResponderExcluir
  5. Concordo.plenamente tira trezentos entra 3 mil tem que ter e bloqueadores funcionários tinham que usar radio comunicadores todos grampeados para ouvir toda conversa deles pois estão ali é a serviço do Estado e por isso devem explicação a sociedade.mais aí vem a turma dos direitos pra atrasar o trabalho aí nós cidadãos temos que ficar a mercê do sistema,e cada os direitos do cidadão de bem que não temos.E uma palhaçada essa justiça e o pior que a culpa é nossa enquanto , ficarmos de braços cruzados esperando por governantes que só querem lascar com o pobre é nós unirmos pra da um basta nisso tudo,nunca vai mudar e a herança que vai ficar para futuras gerações e essa.Portanto temos que usar as redes sociais não é pra cancelar pessoas comuns e sim e pra cancelar e deputados e senadores ,vereadores,ministros do STF porque todos juntos temos poder temos que ir nas plenárias quando tiver votação, criar comissões em cada estado para que possam unir ideias e levar para os representantes do legislativo,executivo,e judiciário eles tem que ser cobrados constantemente só assim talvez um dia podemos ver algum futuro.
    Portanto temos que nos mobilizar toda sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Falando em cadeia,a polícia pegou o tal do Diego cabeludo e o juiz soltou de uma hora pra outra e nem passou no verdinho,agora me diga o por que... Ahhh justiça medíocre

    ResponderExcluir
  7. Tem que prender os agentes que tão botando os celulares no presídio.

    ResponderExcluir
  8. Tinha era que não ter era nenhum lá dentro, seus hipócritas 👺👹

    ResponderExcluir
  9. 300 OU 300 MIL .....KKKKKKKKKKKKK...300 ??? KKKKKKKKKKKK... É PRA RIR É ? OS CARAS FALAM LA DE DENTRO MAIS Q A GENTE AQUI FORA

    ResponderExcluir