sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Epidemia de gripe atinge a Bahia e outros 16 estados, diz levantamento

A epidemia do vírus da gripe H3N2 já atinge 17 estados do país, segundo levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo. No entanto, devido a instabilidade nos sistemas de notificação do Ministério da Saúde, não é possível saber o tamanho do problema.

Segundo a pesquisa, além de São Paulo e Rio de Janeiro, os estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rondônia são os de maior avanço da doença, tendo o maior número de infecções.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em boletim divulgado na quinta-feira (23), o estado registrou 395 casos de Síndrome Gripal (SG) com laudo positivo para Influenza A H3N2 e cinco mortes ocasionadas pela doença. 

Desses, 72 casos evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de hospitalização, sendo 01 de Camaçari, 01 de Lauro de Freitas e 69 de Salvador. Os dados são referentes até a semana epidemiológica 51, encerrada na última quarta-feira (22).

No estado já foram registrados 5 óbitos ocasionados pela Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza A H3N2, o que representa uma taxa de letalidade de 6,9% entre os casos de SRAG hospitalizados. A maior letalidade foi observada na faixa etária igual ou maior a 80 anos, com registro de 03 óbitos dentre os 17 casos confirmados nesse grupo (17,6%); seguido da faixa de 60 a 69 anos, com 01 óbito dentre 7 casos (14,3%); e 70 a 79 anos, com 01 óbito dentre 14 casos. Não foram registrados óbitos em menores de 59 anos.

Monitoramento

O monitoramento da circulação de vírus respiratórios é realizado através da notificação dos casos de SRAG no sistema de informação SIVEP-GRIPE. “E também através de amostragem realizada por unidades sentinelas da Síndrome Gripal (SG). Para efeito de notificação, devem ser considerados os casos de SRAG hospitalizados ou os óbitos por SRAG independentemente de hospitalização”, explica o boletim.

Devido à instabilidade no sistema de informação do Ministério da Saúde, o acesso aos dados de notificação de casos tem sido inconsistente e descontínuo, fazendo com que as informações permaneçam sujeitas a revisão.

Casos no país

Ainda segundo o levantamento da Folha, somando os números informados pelas secretarias de saúde dos estados, o país registra ao menos 1.312 casos e 10 mortes por síndrome gripal causada pela cepa H3N2, a principal em circulação. Mais de metade dos casos (772) está no Amazonas, mas o estado não detalhou se em todos eles a variante foi confirmada por análise laboratorial, como nos outros locais.

3 comentários:

  1. Falta informar que esse novo surto de gripe mais agressiva, está atingindo os vacinados contra a covid.

    ResponderExcluir
  2. ISSO É O EFEITO DOS NANO ROBÔ QUE FORAM INJETADOS NA POPULAÇÃO ATRAVÉS DAS VACINAS DO COVID...
    SURTO DE GRIPE DO DIA PARA A NOITE?
    GENTE, SE FOSSE POR CAUSA DA BEBEDEIRA ALHEIA, ESSE SURTO JÁ ESTARIA AÍ A MUITO TEMPO, OU QUE DIZER QUE OS BARES ABRIRAM RECENTEMENTE?

    O MUNDO PRECISA RECUPERAR-SE DOS DESGASTES CAUSADOS PELA POPULAÇÃO... AS REUNIÕES DA ONU, OMS E DO G20 RELATAM SEMPRE QUE O PLANETA NÃO IRÁ AGUENTAR SE A POPULAÇÃO CONTINUAR GERMINANDO IGUAL A RATO.

    A POPULAÇÃO PRECISA SER REDUZIDA...

    ACREDITEM... TODO VÍRUS É CRIADO EM LABORATÓRIO, SE NÃO HOUVER DOENTES, ELES NÃO GANHAM COM A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA!!!

    SE NÃO HOUVER DOENTES, AS PESSOAS DEMORAM A MORRER!!!

    INFELIZMENTE SOMOS MANIPULADOS PELA MÍDIA... EIS O RESULTADO.

    AS PESSOAS ACREDITAM NO QUE QUISER, EU PREFIRO ACREDITAR NO PIOR PARA NAO ME SURPREENDER, AFINAL, A PONTA DA PIRÂMIDE É CAPAZ DE TUDO

    ResponderExcluir
  3. Esse é o resultado das vacinas ....
    Esse mísera dessa gripe é pior que a covid...
    Pelo fato da vacina ter destruído nosso sistema imunologico

    ResponderExcluir