terça-feira, 28 de dezembro de 2021

'Está um caos por aqui', diz coordenador da Defesa Civil de Itabuna; criança está desaparecida

Mais duas pessoas morreram nesta segunda-feira (27) em decorrência da chuva intensa que castiga a Bahia. Dessa vez, os óbitos ocorreram em Itabuna, no Sul do estado. A cidade enfrenta uma situação crítica após a cheia do rio Cachoeira. Os corpos foram encontrados no bairro Urbis IV - um homem de 21 anos, levado pela correnteza - e na rua Bananeira, às margens do rio Cachoeira – uma mulher de 33 anos, vítima de desabamento. 

Os temporais de dezembro já causaram 20 mortes em 11 cidades baianas: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (1), Aurelino Leal (1) e as duas vítimas de Itabuna, que foram identificadas como Felipe Duarte Garcia e Maria das Neves Souza dos Santos. 

O coordenador da Defesa Civil de Itabuna, Yuri Bandeira, diz que ainda há uma criança desaparecida na cidade. “Estamos pedindo reconhecimento federal de situação, para podermos fazer as ações. É muita miséria, muita gente passando fome. Está um caos por aqui. Das 47 áreas de risco da cidade, 40 foram afetadas pelas chuvas nas últimas horas”, disse Bandeira.

Além da situação de emergência, Itabuna decretou também situação de calamidade pública, em decreto do último domingo (26). A chuva começou na cidade na véspera do Natal e, no acumulado do mês, já são 301,84 mm. Mais de um terço disso, 107 mm, em apenas 24 horas. Da última vez que o coordenador contou, eram 1.247 pessoas desalojadas.  

“Estamos ainda fazendo o levantamento para ver a quem daremos aluguel social. Por enquanto, estamos dando todo o suporte, com alimentação, remédio, porque tem muita gente gripada, e estamos fazendo o acolhimento nas 12 escolas municipais. Todas estão cheias”, acrescenta Yuri Bandeira. Segundo ele, 137 casas desabaram e há um condomínio de luxo, o Cidadelle, que está ilhado há dois dias. As pessoas estão sendo resgatadas pelo corpo de bombeiros. As informações são do Correio24h.

Pelo último decreto, a prefeitura relata ainda a destruição de pavimentos, calçamentos, entupimento de canais, bueiros, saídas de água, alagamento de ruas, queda de encostas, quedas de água, destruição de cultivos em pequenas propriedades de famílias da zona rural, destruição parcial de estradas vicinais, oferecendo perigo aos veículos de transporte escolar, além da interrupção de fornecimento de água em alguns bairros.

15 comentários:

  1. Eu ouvi dizer que pela primeira vez o corpo de bombeiros de Itabuna está trabalhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu preferia q eles ficassem de férias todo o tempo. Sem ter q prescisar trabalhar. É o mesmo q vc pagar o seguro do seu carro. Se paga mais reza para nunca ser utilizado.

      Excluir
  2. Não está mentindo o corpo de bombeiros de Itabuna,não está trabalhando,o que houve Cel. Manfredo,querendo ainda ser prefeito de Itabuna. Toma vergonha Cel.

    ResponderExcluir
  3. Não esperem nada desses governos, só falatório,
    Quem tá ajudando são os moradores,as igrejas e ongs,
    Prefeitura, Estado e federal e só oba oba,
    Só mentira nas televisão
    Politicagem com as misérias do povo,
    O povo precisa pra ontem.

    ResponderExcluir
  4. Seu burro o governo federal destinou 80 milhões para o estado da Bahia logo de início , mas o governador da Bahia é ladrão.

    ResponderExcluir
  5. Verdinho ouve uma noticia agora próximo ao Banco do Brasil e se espalhou que a barragem de Itapé explodiu, é fake news ou não? Esclareça Verdinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve se escreve com H seu pau no cu. Verbo haver seu besta fera.

      Excluir
    2. Verbo haver... assim, não se escreve "...ouve uma notícia..." cagao do filho de mutuns, se escreve "HOUVE".

      SEU ANALFA.

      Excluir
    3. Volta pro mobral seu CUZÃO do FILHO DE MUTUNS. HOUVE se escreve com H, do verbo haver. Pare de comentar seu imbecil.

      Excluir
  6. Mas o povo é descarado, gosta dessas carniça.

    ResponderExcluir
  7. Aqui no baixo sul, mas precisamente na cidade de Valença ba. O negócio tá feio. Nossa praia, que se chama Guaibim, tá parecendo que passou um tsunami. As águas estão demorando a baixar. Muitas foram as perdas materiais. Felizmente não existem, vítimas fatais.🤭

    ResponderExcluir
  8. Sim vamos lá como que está criança está desaparecida?

    ResponderExcluir
  9. E de onde qual bairro está criança desapareceu?

    ResponderExcluir
  10. "Os eleitores do PT só faz (O) quando senta na areia e esta casta social estão na Bahia e nordeste" Folha de São Paulo.
    O grande escritor Carlinho Brawn disse que" deve escrever sem virgula e no lugar do H deve se colar o (O), você é branco quer montar e explorar a negrada na Bahia não é PT, sua ora vai chegar branco nojento do PT, ou raça desgraçada, PT vive das desgraças alheias veja o maior ladrão nojento do PT, ou raça desgraçada PT na Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para FILHO DE MUTUNS... Mas essa besta escreve errado demasiado. Fico imaginando uma porra dessa discutindo em sala de aula. Isso deve encher o saco de todo mundo. Esse FILHO DE MUTUNS é nojento, asqueroso, antipático, pau no cu, literalmente.

      Excluir