quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Governo Federal reconhece a situação de emergência em Itabuna e mais mais 85 cidades baianas

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência de 86 municípios baianos afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado. A Portaria com todos os municípios que obtiveram o status foi publicada na edição de terça-feira (28) do Diário Oficial da União.

Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

Até o momento, cerca de R$ 19 milhões já foram disponibilizados pela Defesa Civil Nacional para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada. Toda liberação de recursos ocorre após a apresentação do Plano de Trabalho dos municípios. A ida das equipes da Defesa Civil Nacional para a Bahia tem o propósito de ajudar, também, nesse processo.

Municípios que tiveram o reconhecimento federal de situação de emergência:

Anagé, Angical, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Choça, Barra do Rocha, Belo Campo, Brejões, Brejolândia, Buerarema, Caatiba, Cachoeira, Cetanos, Camacan, Camamu, Canavieiras, Caturama, Coaraci, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Dom Basílio, Esplanada, Feira de Santana, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Governador Mangabeira, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapitanga, Ibirataia, Ibitiara, Igrapiúna, Iguaí, Ipiaú, Itabuna, Itaeté, Itaju do Colônia, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itororó, Ituberá, Jequié, Jitaúna, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Laje, Livramento de Nossa Senhora, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Milagres, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Canaã, Pau Brasil, Piraí do Norte, Poções, Potiraguá, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Maria da Vitória, Santanópolis, São Félix, Sapeaçu, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Taperoá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uruçuca, Valença, Vitória da Conquista, Wanderley e Wenceslau Guimarães.

Cidades que já contavam com reconhecimento federal de situação de emergência:

Alcobaça, Baixa Grande, Belmonte, Boa Vista do Tupim, Camacan, Caravelas, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Ibicuí, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itaberaba, Itacaré, Itagimirim, Itajuípe, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapebi, Itarantim, Jaguaquara, Jiquiriçá, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Mutuípe, Mascote, Medeiros Neto, Mucuri, Mucugê, Mundo Novo, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Teolândia e Vereda.

28 comentários:

  1. O PIOR É ENTREGAR ESSE DINHEIRO NAS MÃOS DESSES PREFEITOS, AÍ JÁ ERA CAMPANHA ELEITORAL AÍ BATENDO NA PORTA, VAI 80% PRO RALO,OBRAS DUVIDO, QUANDO FIZER É MEIA BOCA TIPO O ANEL RODOVIÁRIO, TÁ TODO ESBURACADO,
    A MANOEL CHAVES OUTRA MEIA BOCA MAIS DE UM ANO NÃO TERMINA E JA TA PRECISANDO DE REFORMA.
    ABRE O OLHO ELEITORES.

    ResponderExcluir
  2. Tem que soltar o dinheiro realmente para quem perdeu as coisas e não para prefeitos, vide Gutinho Ligeirinho ou Marãozinho sabido que se sair pobre da prefeitura pode dar uma surra nos dois meninos bestas.

    ResponderExcluir
  3. Uruçuca está com 3 meses sem pagar os servidores da prefeitura.

    ResponderExcluir
  4. O prefeito, o governador e o presidente declararam situação de emergência, quando deveriam declarar CALAMIDADE PÚBLICA, uma vez que a população fora os principais atingidos, sendo assim os trabalhadores que tem direito a FGTS não podem fazer o saque emergencial de calamidade pública, pois não foi declarado tal, sendo assim a situação de emergência só beneficia o poder público, já que dá amplos poderes os mesmos.

    ResponderExcluir
  5. E covid continua matando em Itabuna. A pessoa vai a UPA, não se faz o teste dizendo ser gripe, quando interna no Base já não tem mais jeito. É muito triste perder quem amamos por descaso.
    Santa casa pelo mesmo caminho não realiza teste covid, dizem que só testa os funcionários do hospital.

    ResponderExcluir
  6. Dizem que é a primeira vez que o corpo de bombeiros de Itabuna está trabalhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus, isso significa que não tem casos graves onde os bombeiros hajam.

      Excluir
  7. Quero saber quando essa ajuda vai chegar de verdade.De tanto mi mi mi eu tô é cheio. Quem tá fudido sem nada e ainda tem que esperar. Mas esperar esses ladrões dividirem a parte gorda primeiro.

    ResponderExcluir
  8. Vimos agora no jornal quanto material da saúde perdido, mas o que justifica a falta nos posto, no posto que trabalho e muitos outros, estão sem autoclave faz anos, não podemos fazer curativo, e sou que várias estavam no almoxarifado, muitos computadores também, a secretaria pode explicar porque não foi mandado para os postos, vejo que a saúde está mal administrada, aqui também não tem papel de ofício, viram quanto perdeu, soube que também consultório de dentista TB tinha lá, no Posto que trabalho precisando, quando o povo pede fralda não pode dar, agora perdeu tudo, um horror. Prefeito acorda que a saúde de Itabuna pede socorro. Triste ter tudo e negar para melhorar atendimento nas Unidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era bom ver as autoclaves e o tanto de coisa que perdeu, não justifica, as unidades precisando e tudo lá no galpão, a maioria dos postos não faz curativo, por falta deste aparelho,vá secretaria tem que tirar bunda da cadeira e agilizar as coisas.

      Excluir
  9. Uma vergonha pra uma cidade do porte de Itabuna que em meio a essa desgraça manter ao menos o recolhimento do lixo doméstico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o Rio carregou os caminhões do lixo pq nem o recolhimento do lixo doméstico a prefeitura tá recolhendo. Além da bagaceira causada pela enxurrada aí da tem os lixos espalhados nas portas da gente causando uma fedentina da p..

      Excluir
  10. A administração pública no Brasil é realizada por ladrões da pior espécie e, infelizmente, somente nas catástrofes que algumas pessoas, dentre milhares, conseguem perceber o quanto somos otários explorados e roubados diuturnamente por uma casta de bandidos fantasiados de políticos. Participar da administração pública no Brasil é participar de uma máfia insensível, desapiedada, covarde, cruel e monstruosa. Infelizmente os ignorantes permanecerão eternamente escravos do sistema, por que não percebem que são premeditadamente mantidos na ignorância para jamais rebelarem-se. Um paraiso habitado por miseráveis.

    ResponderExcluir
  11. Quem tá colocando a cara nas ruas e ajudando de verdade, é a própria população, igrejas, ongs e grupos organizados como os de motocross, moto aquática e outros. Pq se depender dos nossos governantes estamos lascados, pessoal da prefeitura recebendo doações e esticando em depósitos, enquanto muitas pessoas estão necessitando prá já. A secretária de assistência social não sabem nem pra onde vai, a gente não vê nem a cara. Parabéns população pelo espírito de solidariedade.

    ResponderExcluir
  12. Pelo menos aqui no bairro a chuva limpou as ruas de tanta bosta de cachorro.

    ResponderExcluir
  13. Prestação de conta já

    ResponderExcluir
  14. Isso mesmo os prefeitos estão recebendo as doações do governo e muitos estão fazendo politicagem ou querendo guardar para as campanhas itape se o governo mandou é pra quem foi atingidos não importa quem não para campanhas política pois sabemos que sua garagem tá lotada é para os atingidos pela água

    ResponderExcluir
  15. Como a secretaria de saúde perdeu tantos remédios se nunca se acha nada nos postos? Estavam guardando pra quê?

    ResponderExcluir
  16. Oo, povo da região é quem será as próximas vítimas das mentiras e enrrolacoes dessa administração, desastrada de Itabuna,. Cuidado vizinhos, o povo sofrido das enchente só tá recebendo ajuda do propio povo e algumas igrejas,
    O resto é mentira, só propaganda,
    A câmara só querem se arrumar.

    ResponderExcluir
  17. Firmino Alves teve ingente não, o prefeito com sua quadrilha esta querendo comer dinheiro, mercenário faça uma vistoria pois o povo esta precisando é de socorro, o prefeito estava em São Paulo com sua família, faça uma visita no município e vcs vão ver que graças a Deus a ingente não fez estrago, esses ladrão do Prefeito e o seu lider político Padre Aguinaldo e o presidente da câmera esta querendo é roubar, FICA DE OLHO GOVERNO FEDERAL E GOVERNADOR

    ResponderExcluir
  18. Em Firmino Alves só as estrada de sinais caíram o barraco, mas o município tem maquinário pra o reparo dessas estradas, o prefeito esta querendo é pagar os agiotas que ele tomou pra sua campanha, fiscalização se libera algum recurso pra Firmino Alves

    ResponderExcluir
  19. O povo tá dormindo nos estábulo com os animais crianças que isso algusto.tanto dinheiro e doação vindo pra população o pessoal esquecido em Itamaracá na progesso o a população pede socorro. O bom e que o povo itabunense e solidário tá agindo ajudando bora algusto ajudar essa pessoa pelo amor de Deus

    ResponderExcluir
  20. O mal elemento prefeito de Ilhéus deu entrevista na jovem pan TV acha que o presidente deve mandar 1 bilhão, mas é muito vagabundo.

    ResponderExcluir
  21. Respostas
    1. Acorda pra realidade, gado! Isso não é nada para uma catástrofe que atingiu milhares de pessoas em nossa região. O dinheiro que daria para fazer alguma coisa, foi entregue aos deputados, principalmente do centrão: Quase 6 bilhões para a campanha 2022. Só Deus sabe onde serão aplicados.

      Excluir
  22. Quero ver se está Câmara de vereadores não vai apurar o ladrão do Erasmo Ávila sobre os desvios das caixas de alimentos que está na garagem da casa da sua irmã zoraide, Rua paulista Califórnia, Rua da upa

    ResponderExcluir
  23. Esta Câmara de vereadores não vão investigar ,está denúncia, contra o ladrão do Erasmo Ávila, desviando as cestas básicas para a garagem na casa da irmã zoraide ,Rua paulista california

    ResponderExcluir
  24. Prefeito de Uruçuca, bora pagar os servidores,seu caloteiro!! 3 meses o povo sem salário

    ResponderExcluir