quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Operação de Guerra retirada de baronesas e lama da área central e bairros de Itabuna

Desde a noite de domingo, dia 26, a Prefeitura de Itabuna montou verdadeira Operação de Guerra para a retirada de toneladas de baronesas das avenidas Fernando Cordier, Firmino Alves, Cinquentenário e Rua Paulino Vieira e transversais e área das praças Otávio Mangabeira e Adami atingidas pela cheia do Rio Cachoeira. Gradualmente, a área comercial está sendo limpa por máquinas pesadas e operários do município e voluntários

O superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco de Sousa Lino Filho, conta que logo após o primeiro sinal de recuo das águas. Uma equipe com 150 homens foi para as ruas com o auxílio de 14 máquinas pesadas, tipo Patrol, Retroescavadeira e Caçamba fazendo a retirada de baronesas e outros detritos.

“Não temos como mensurar a quantidade. Mas são toneladas de plantas aquáticas no centro e em grande parte das áreas ribeirinhas que sofreram em 100%. É um trabalho que não tem previsão de quando vamos terminar. Estamos limpando as duas margens do rio e toda área que foi inundada pelas águas do Rio Cachoeira”, informa o superintendente Souza Lino.

Os trabalhos de limpeza foram iniciados em paralelo ao que já vem sendo realizado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza para assistência às centenas de desabrigados e desalojados das chuvas e estragos em decorrência da cheia do Cachoeira. As bases operacionais permanecem recebendo donativos e voluntários para alimentar e distribuir remédios, colchões e cobertores.

Algumas empresas que recolhem entulhos, estão cooperando com os esforços da Prefeitura fazendo a remoção de móveis, eletrodomésticos, colchões e outros equipamentos domésticos deixados nas vias públicas e calçadas por pessoas que perderam tudo com a enchente no centro e bairros. Neste momento, a solidariedade das pessoas tem sido fundamental.  

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para que evite águas contaminadas. Ninguém deve pisar no lamaçal deixado para trás pelas cheias, nem consumir água de poços artesianos. Um protocolo de profilaxia para evitar contaminação pela leptospirose, doença causada por urina de ratos em águas poluídas, está sendo elaborado para distribuição entre médicos e profissionais de saúde.

As pessoas cujas casas não foram afetadas pela cheia só devem ir para as ruas quando for realmente necessário. A intenção é evitar acidentes como choques elétricos, queda em bueiros, além de contato com a água contaminada. A medida objetiva evitar a proliferação de doenças.

7 comentários:

  1. Cadê a coleta de lixo nos bairros que voltaria o normal ontem?

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso ,, hoje faz dois dias que não tem coleta de lixo no são Caetano,
    Água nem se fala,
    Agora aguardem pra ver se não farão festas depois disso.

    ResponderExcluir
  3. Pela primeira vez vejo um monte de funcionários da emasa pegando nas ferramentas e trabalhando normalmente é 10 olhando e um trabalhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc a primeira oportunidade que tiver quê ser um desses.

      Excluir
    2. Comentarista das 13:24 eu não quero serr não nego véi,eu estudei sou fisioterapeuta,e não tenho saco nem cacife pra ficar babando ovo de político nenhum principalmente do prefeito,nem de babar ovo de chefe e secretário da emasa que deve ser seu caso,porque nem concursado vc deve ser,fazer concurso pra bater picareta🤔 só sendo um lesado.

      Excluir
  4. Quando chegar os milhões do Governo Federal para o auxílio às vítimas das enchentes, vocês sabem informar qual será o destino desta grana?

    ResponderExcluir
  5. Vcs devem é cuidar da população dos bairros carentes, quem quiser andar pelo Centro que vá a pé!!!

    ResponderExcluir