quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Operação Faroeste: STJ prorroga afastamento da promotora Ediene Lousado

A corte especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu nesta quarta (15) prorrogar por um ano o afastamento da promotora de Justiça Edilene Santos Lousado, denunciada na Operação Faroeste, que apura um esquema de venda de decisões judiciais para a grilagem de terras no oeste da Bahia. A promotora está afastada do cargo desde dezembro de 2020, após ser denunciada por vazar informações sigilosas do Ministério Público da Bahia sobre as investigações.

O ministro Og Fernandes, relator do caso, destacou que os fatos criminosos ainda não foram julgados pela corte especial e, por isso, não é recomendável que a promotora retome as atividades. Além disso, o relator apontou que os acordos de colaboração premiada firmados na operação resultaram em novos inquéritos e podem originar novas ações penais.

“Esse panorama demonstra que, nada obstante as investigações estejam avançando, não é possível afirmar que a apuração dos graves fatos investigados foi concluída. Logo, não é recomendável permitir que a denunciada reassuma suas atividades no Ministério Público do Estado da Bahia neste momento”, afirmou o magistrado.

O ministro ainda destacou que na decisão inicial de afastamento da promotora afirmou que os delitos investigados estão diretamente ligados ao exercício funcional e teriam sido praticados no desempenho abusivo da função, com graves consequências para a imagem e a credibilidade do Judiciário e do Ministério Público.

A promotora chegou a chefiar o MP baiano entre 2016 e 2020. Ela foi a primeira mulher a comandar o Ministério Público estadual da Bahia.

5 comentários:

  1. Ora, se o "poder judiciário" que aplica a lei e deveria por obrigação ser o espelho da retidão, está juncado de bandidos, como ter esperanças de que, em algum século antes do ocaso da humanidade, esta república de bandidos e bananas possa elevar-se acima do esgoto e erguer-se como Nação? Um poder que perdoa os crimes do maior ladrão do planeta Terra e o declara "ladrão santo", pode ter alguma credibilidade?

    ResponderExcluir
  2. O MP de Itabuna,não funciona, deveria exonerar todos. Alugaram 12 salas no prédio jequitiba. KD o procurador geral de justiça-Ba. Precisamos de uma nota. E um absurdo!

    ResponderExcluir
  3. Aí te pergunto tenho certeza que o salário dela de 40,50 mil todo mês tá na conta,tá ruim pra ela é? Isso é justiça Brasileira só é justa para pretos,pobres e analfabetos.

    ResponderExcluir
  4. Essa daí fez campanha para Bolsonaro e para Sérgio moro.

    ResponderExcluir
  5. Eu quero meu pedaço de quatro queijos.

    ResponderExcluir