quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Patrulha Guardiã Maria da Penha da GCM de Itabuna comemora dois anos

A Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) vai comemorar neste sábado, dia 11, dois anos de atuação na cidade com uma ação especial de Pit-Stop na Praça Adami, no centro de Itabuna. O objetivo é alertar a população para a importância de prevenir a violência familiar e doméstica.

De acordo com dados da GCM nos dois últimos anos foram expedidas 153 Medidas Protetivas de Urgência para cumprimento pela Patrulha Guardiã Maria da Penha. Atualmente, 98 medidas estão ativas e também estão sendo realizados 27 acompanhamentos e monitoramentos preventivos de casos de violência. 

A coordenadora da Patrulha Guardiã, a GCM Núbia Oliveira, frisa que o trabalho realizado pela unidade da Guarda Civil Municipal tem sido referência na região sul da Bahia. “Somos referência por trabalharmos 24 horas, atendendo pelo telefone 151 às mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, executamos um trabalho preventivo”, comentou. 

Ela cita como exemplo, a realização ações educativas, Pits-Stops e palestras em cidades da região por meio de parcerias com os centros de referência e especialização de assistência social (CRAM e CRAS). Nesta semana houve visita a Almadina para uma palestra, cujo tema foi: ‘O combate à violência contra a mulher’.

“Fizemos um trabalho muito importante quando levamos informações e orientações. Lá, por exemplo, tivemos a oportunidade de identificar entre o público da palestra duas possíveis vítimas”, disse.

A PATRULHA 

A Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Itabuna foi instituída por meio da Lei nº 2.484, de 11 de dezembro de 2019, visando o atendimento às mulheres vítimas de violência que possuam medidas protetivas. Também são feitas patrulhas preventivas, acompanhamento e monitoramento da vítima.

Mas a unidade não age sozinha, pois existe uma rede de enfrentamento integrada por representantes da 1ª e 2ª Varas Criminais, Justiça Restaurativa, Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), CRAM, Ronda Maria da Penha da Polícia Militar,  Casa de Atendimento (Casa Abrigo), Casa de Acolhimento, Tribunal de Justiça, Ministério Público (MP-BA) e Defensoria Pública da Bahia e OAB Mulher.

18 comentários:

  1. Boa tarde não existe este tipo de dever atribuído a guarda municipal o serviço do guarda municipal e proteja o patrimônio municipal e mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maior patrimônio de um município é suas pessoas , acéfalo ,estuda um pouquinho faz bem de mais.

      Excluir
  2. GCM Maria da Penha, GCM guarda ambiental daqui a pouco vão inventar GCM guarda nacional.kkkkkkkkkkkkk me poupe

    ResponderExcluir
  3. Não passam de egocêntricos! Tive um problema com minha esposa, eu os acionei devido termos uma criança e essa questão de com quem fica. Chegaram na minha casa oprimindo, sem nenhuma qualificação de abordagem. Fui obrigado a falar wue do mesmo jeito que eu abri a porta da casa para eles entrarem eu tenho o direito de por eles para fora da minha residência. Acharam ruim, acionei a PM ai sim coloracam eles no lugar devido. Querem agir como policiais, se qualifiquem, estudem e vá para o concurso
    Passa em concurso municipal de mil anos atras e se impoderam...

    ResponderExcluir
  4. Seria tão bom se a atribuição tivesse respaldo jurídico.
    Mas vamos, enfim, tampar o sol com a peneira. Se o Estado não cumpre o seu papel deixa a GCM usurpar da competência. É o jeitinho brasileiro mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Ô amigo comentário,17.43 alguém tem que fazer o serviço de polícia,
    A militar tão preocupada com campanhas, quê é atribuições de entidades filantrópicas e igrejas.

    ResponderExcluir
  6. Acho até nescessário,,mas esses caras são uns capiaus,toscos, igual os do setram,
    Sem formação,com ares vingativos,
    Precisam de mais estudos.formacão psicólogica.
    Enfim tem que polir esses caras

    ResponderExcluir
  7. Guarda,com poder de polícia,vejo muito em mercado fazendo bico. Se acham artoridades,Guarda e guarda, quem come guarda,come duas vezes.kkllll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um que tem a cara de chokito,toda bichada de creca,que dar uma de policia,saca pistola no meio de criancas,pra ameaçar pais e mais de família, é todo tirado a policia,so porque anda com uma pistolinha,com a arma,é uma putinha,sem é uma rapariguinha.

      Excluir
  8. Devido à ignorância e estupidez do povo, os politicos empurram qualquer coisa para tentar simular uma "providência" benéfica, o que, na verdade, se revela ser apenas mais um "puxadinho", ou melhor especificando: uma enganação. O Brasil é a república dos bananas, dos bandidos e do cinismo. Por sua covardia, estupidez, miserabilidade sem fim e estupidez e precisa eterna, o povão merece tudo de ruim que os políticos lhe impõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Pura verdade.
      O país está idiotizado politicamente.

      Excluir
  9. Por isso que nada funciona nesse país muitos criticam o trabalho da guarda civil e proteger o patrimônio,mais vamos lá o que importa primeiramente e a vida e outra infelizmente a nossa polícia está de mais atadas por que quando eles fazem o trabalho certo aparece imprensa, direitos humanos,ministério público, nos países de primeiro mundo os policiais são tratados como heróis pois imagine aí o Brasil sem polícia. Portanto qualquer força armada que ajude no combate à criminalidade é bem vindo por que o crime só aumenta e a impunidade também.

    ResponderExcluir
  10. NÃO OS CONHEÇO, MÁS, DE CORAÇÃO MUITO GRATO, MUITO OBRIGADO PELA A AÇÃO DE DE VCS!

    ResponderExcluir
  11. A mulher que faz falsa acusação e denúncia é presa e sofre as mesmas penas que o homem?

    Lei totalmente inconstitucional, o HOMEM TAMBÉM É SER HUMANO.

    ResponderExcluir
  12. Se portam armas claro que são força armada.com instrução e treinamento claro que é de grande valia pra sociedade no combate ao crime organizado.

    ResponderExcluir
  13. Núbia uma velha dessa fazendo o que na guarda civil
    Palhaçada isso prefeito augusto castro uma merda também

    ResponderExcluir