terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Quatro cidades baianas têm risco de enchente após barragem aberta em Minas Gerais

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) divulgou um comunicado na tarde desta terça-feira (28) falando da abertura das comportas da barragem Machado Mineiro, no Rio Pardo, na região de Águas Vermelhas (MG). Com isso, o fluxo de águas vindo em direção à Bahia deve aumentar. Há risco iminente de enchentes nas cidades de Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sales, segundo informou o Corpo de Bombeiros.

“A orientação às prefeituras é para que a população deixe as áreas de risco”, alerta o comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Adson Marchesini. Ele diz que a vazão será triplicada até o fim do dia.

As chuvas nesse fim de ano na Bahia afetaram 116 municípios, sendo que 100 decretaram situação de emergência. Essas cidades, somadas, contabilizam, até esta segunda-feira (27), 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Foram registrados ainda 358 feridos e 20 mortos. Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna: uma mulher de 33 anos, vítima de desabamento, e um homem, de 21 anos, levado pela correnteza. O total de pessoas afetadas é superior a 470 mil (471.009).

Um comentário:

  1. Mas tem um detalhe em relação a água de Minas gerais se passa no município de Itambé com toda a certeza passará no rio Almada e o risco de novas enchentes São maior de novo mas Deus está no controle de todas as coisas vale ressaltar que eles esqueceram de colocar a Bahia também como o rio Almada que corta os trechos de Itajuípe Itabuna Ilhéus entre outros municípios provavelmente a água pode chegar em Itajuípe bem fraca e não corre risco de alagamentos

    ResponderExcluir