segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Sobe para 51 número de cidades em situação de emergência por causa das fortes chuvas na Bahia

Subiu para 51 o número de municípios em situação de emergência por causa das fortes chuvas na Bahia, nesta segunda-feira (13). As informações são da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

Dez pessoas morreram em decorrência de danos provocados pela chuva. Além disso, 6.371 ficaram desabrigadas e precisaram do apoio das prefeituras, e outras 15.199 pessoas ficaram desalojadas, o que significa dizer que também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo do município.

O número de feridos chegou a 267 e 220.297 pessoas foram afetadas pela chuva de alguma forma. Entre as cidades que estão em situação crítica estão Jucuruçu, Itagimirim, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Veja lista completa dos municípios em situação de emergência abaixo.

Alcobaça

Amélia Rodrigues

Anagé

Baixa Grande

Belmonte

Boa Vista do Tupim

Camacan

Canavieiras

Caravelas

Cocos

Encruzilhada

Eunápolis

Guaratinga

Iaçu

Ibicoara

Ibicuí

Ibirapuã

Ilhéus

Itabela

Itapebi

Itaberaba

Itacaré

Itagimirim

Itamaraju

Itambé

Itanhém

Itapetinga

Itaquara

Itarantim

Jaguaquara

Jiquiriçá

Jucuruçu

Lajedão

Macarani

Maragogipe

Marcionílio Souza

Mascote

Medeiros Neto

Mucugê

Mucuri

Mutuípe

Nova Viçosa

Porto Seguro

Prado

Ribeira do Pombal

Ruy Barbosa

Santa Cruz Cabrália

Santanópolis

Teixeira de Freitas

Teolândia

Vereda

Visitas a cidades atingidas

O governador Rui Costa (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoaram as áreas atingidas no domingo (12). As visitas aconteceram em pontos diferentes, os gestores analisaram a situação e falaram sobre o que tem sido feito para minimizar os problemas.


EXTREMO SUL: Governador sobrevoa cidades atingidas por enchentes

'PUDEMOS VER ESTRAGOS': Bolsonaro sobrevoa cidades atingidas por temporal na Bahia

Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou R$ 5,8 milhões para os municípios de Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba.



O Governo Federal também autorizou o emprego de tropas do Exército no resgate e realocação de pessoas desabrigadas pelas enchentes e inundações.


Já o governador da Bahia disse que a partir desta segunda-feira (13), o governo inicia o planejamento para recuperação das cidades afetadas.


“Vamos iniciar a recuperação e reconstrução de muitas casas que foram perdidas. Vamos iniciar essa reconstrução em um local mais adequado, mais alto, fora do alcance das águas dos rios. Nesta segunda, vamos fazer uma grande reunião com as secretarias e prefeitos para decidir novas ações”, disse Rui Costa.


Além disso, Rui destacou algumas intervenções que já começaram a ser realizadas nos municípios afetados, sobretudo nas vias de acesso. "Em Jucuruçu só faltamos agora recuperar um ponto. Evidente que a recuperação é provisória, só para permitir a passagem de veículos, a recuperação definitiva vai acontecer nos próximos dias, mas já estamos atuando", garantiu.

Um comentário:

  1. Põem a culpa na natureza, mas sabemos que sempre houveram chuvas e sabemos também, que quanto mais ampliamos o desenvolvimento, mais vazões temos que dar às cidades, etc. Porém, a ganância dessa ruma de satanás, os faz jogar a responsabilidade na mãe natureza. Monte de filhos do cão. O povo humildade é que paga a desgraça da conta desses vermes gananciosos de décadas ou séculos.

    ResponderExcluir