quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Tribunal Regional Federal anula condenação contra Eduardo Cunha

A 3ª Turma do TRF-1 (Tribunal Regional Federal) anulou uma condenação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha nesta terça-feira (07). O ex-deputado é acusado de corrupção passiva, prevaricação, violação do sigilo funcional e lavagem de dinheiro. A denúncia contra ele foi realizada pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot no âmbito da operação Lava Jato.

A decisão ocorreu em sessão secreta realizada pela corte. Cunha foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal e posteriormente, assim que ele deixou o cargo de parlamentar, o processo foi encaminhado à Justiça Federal de Brasília. 

O TRF-1 entendeu que a tramitação do caso é de competência da Justiça Eleitoral. Com isso, o processo volta à estaca zero. Além dele, o ex-deputado Henrique Eduardo Alves teve a condenação revogada.

“A defesa de Eduardo Cunha, a cargo dos Advogados Aury Lopes Jr e Délio Lins e Silva Jr, comemora a decisão que reconhece, mais uma vez, as gravíssimas ilegalidades praticadas no âmbito da Operação Lava Jato”, informaram os advogados de Cunha, em nota. O advogado Marcelo Leal, que defende Alves, afirmou que o cliente é inocente e que suas ações devem ser julgadas pelo povo do Rio Grande do Norte, estado pelo qual ele pretende concorrer à eleição.

Cunha havia sido condenado em 2018 a 24 anos e dez meses de prisão pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara em Brasília, que o havia considerado culpado pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional.

A acusação era de que houve desvios na Caixa Econômica Federal. A denúncia do Ministério Público Federal, baseada na Operação Sépsis, apontava um suposto esquema de pagamento de propinas milionárias ao grupo de Cunha, por parte de grupos empresariais, em troca da liberação de aportes do Fundo de Investimentos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), gerido pela Caixa.

14 comentários:

  1. A justiça do país está totalmente desacreditada..Depois de tantos anos e julgamentos,agora que decidiram que o processo cabe a justiça federal.Na verdade estão empurrando goela abaixo da população que esses bandidos voltem a vida comum e que na verdade são velhas raposas soltas para trabalharem contra o governo maravilhoso de Bolsonaro.Somente jogada política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para tudo, vc disse governo maravilhoso do maior idiota do país?
      Vc tá com ironia ou de sacanagem mesmo?
      Já sei fumou bosta seca achando que era a marijuana né? kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. ou, se familicia est´[a em brasília ! cunha em relação a eles é santo !!

    ResponderExcluir
  3. Continuem confiando em políticos, deficientes cognitivos.

    ResponderExcluir
  4. NÓS BRASILEIROS TEMOS QUE DAR UM BASTA NESSA CORJA RUIM VOTANDO CERTO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO,PORQUE JÁ ESTA DEMAIS E ISSO SÓ ME TRAZ VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  5. uma vergonha só podia ser Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUANDO TEM $$$$$$$ e AMIZADE, TUDO SE RESOLVE, O POVO RECLAMA, MAIS NÓS VOTAMOS NELES DE NOVO.

      Excluir
  6. Que país é esse onde os políticos ladrões safados e mentirosos ficam todos impunes. Este País só tem leis para os pobres e analfabetos. #stfacaradacorrupcao #STFACARADOSBANDIDOS #TSEADACORRUPCAO

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKKKKKKKKKK! Esta é a "justiça" de uma república de bandidos! Os bandidos que saquearam o erário público e quebraram a economia do país, estão sendo perdoados e santificados pelas "autoridades judiciárias". Mas, atentem para a realidade: um cidadão desempregado que, num desespero de causa e para aplacar a fome de um filho, se adentrar em um mercado e furtar uma lata de leite ou um quilo de arroz, aí SERÁ PRESO INAPELAVELMENTE E SEM DIREITO A QUALQUER BENEFÍCIO.

    ResponderExcluir
  8. Como acreditar na justiça ....pequenos pagam pelos grandes políticos absurdo

    ResponderExcluir
  9. Lixos lula na cadeia já👺 ou no inferno kkkk

    ResponderExcluir
  10. Ta bom de soltar Marcola também

    ResponderExcluir
  11. Ainda tem muita gente pedido o discarado do lula ladrão safado que foi preso ele e a quadrilha dele todos tem gente que pede essas miséria

    ResponderExcluir