quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Anvisa confirma terceiro caso do superfungo Candida auris

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que foi notificada sobre a terceira infecção pelo fungo Candida auris. O caso foi diagnosticado em um hospital da cidade do Recife, em Pernambuco. O fungo foi identificado por análise do laboratório central Gonçalo Moniz, da Bahia.

Segundo a Anvisa, foram adotadas ações pelas autoridades de saúde para prevenção e combate à disseminação do organismo, como protocolos de segurança no hospital onde estava internado o paciente infectado.

A Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecção de Pernambuco realizou uma visita técnica ao hospital e conforme a Anvisa está monitorando o caso e as ações para controle de novas infecções.

Candida Auris 

O organismo é chamado de superfungo pela resistência que possui a antibióticos e outras formas de tratamento. De acordo com a Anvisa, o fungo também permanece no ambiente por longos períodos, que podem chegar a meses, e resiste a diversos tipos de desinfetantes.

Por essas razões, casos de infecções pelo fungo trazem risco de surto e demandam monitoramento e medidas de prevenção e controle para impedir a disseminação em outros pacientes.

Conforme nota de alerta da agência, o Candida auris “pode causar infecção na corrente sanguínea e outras infecções invasivas, podendo ser fatal, principalmente em pacientes imunodeprimidos ou com comorbidades.”

O primeiro caso foi registrado em dezembro de 2020, da Bahia. Após ser notificada, a Anvisa emitiu uma nota de alerta destacando que o fungo significa uma ameaça à saúde global.

9 comentários:

  1. Vamos aguardar o proximo virus,variante ou fungo,Deus é mais

    ResponderExcluir
  2. Boa matéria, só esqueceu de dizer as formas de transmissão do fungo para que a população possa se prevenir e combater!

    ResponderExcluir
  3. Só uma questão de norma. Nomes científicos de seres vivos são escritos em ITÁLICO. As oitivas (resposta de quem está sendo interrogado é ITÁLICO). Marca fantasia é escrito em ITÁLICO (Ex: Coca-Cola é ITÁLICO). Nomes estrangeiros são ITÁLICO (Ex: update).

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Kkkkkkkkk, esse é pior do que um câncer!

      Excluir
  5. Mais um vírus inventado, é mais uma forma do governo tirar dinheiro em cima disso, e no final quem paga somos nós trabalhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderias esclarecer por que motivo os chineses criaram o coronavírus? Será que o governo está criando vírus para liquidar bandidos petralhas? Seria a maior invenção do Universo! Você além de acéfalo come merda para preencher o tanque de bosta sobre o pescoço. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  6. As igrejas evangélicas parou de curar foi

    ResponderExcluir