segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Brasileiro bebeu mais, ganhou peso e fez menos exercício físico na pandemia

Os efeitos da pandemia na saúde dos brasileiros foi arrasador, mesmo entre aqueles que não contraíram a covid-19. Durante o ano de 2020, quando o Brasil passou mais tempo em isolamento social para frear o avanço do coronavírus, houve aumento no consumo abusivo de bebidas alcoólicas e no sedentarismo entre a população brasileira, o que desencadeou a elevação da taxa de pessoas com doenças crônicas, como a obesidade. Isso é que mostra a pesquisa Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção: Tendências Recentes no Vigitel, realizada pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).

Em 2019, a obesidade atingia 20,3% dos adultos nas capitais do País, mas, em 2020, a doença passou a afetar 21,5% deste grupo, com maior prevalência nos Estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Manaus (24,9%), Cuiabá (24,0%) e Rio (23,8%) lideram o ranking de maior incidência da obesidade. Até 2011, nenhuma capital havia ultrapassado 20%.

O índice nacional chega a quase o dobro do que foi registrado 14 anos antes, em 2006, quando só 11,8% da população era portadora desse tipo de comorbidade.

O ano marca a primeira vez que foi feito o levantamento Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) pelo Ministério da Saúde, de onde os dados do IEPS foram extraídos. Foram entrevistadas 27 077 pessoas nesta edição do estudo.

4 comentários:

  1. vei é no minimo engraçado uma materia dessas , primeiro nao podia sair de casa, segundo tudo fechado so faastfood e mercados abertos , e tome auxilio e fique em casa , dai veio as ilves , pq se estamos em casa so rolando lives com o povo bebendo vc vai assistir uma porra dessas e ficar de bico seco ?, ai depois fazem umas pesquisas merdas que todo mundo so de se olhar sab kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Da auxilio pra essas quengas nao fazer nada so filho e mais nada entao tome inchapekkkk

    ResponderExcluir
  3. Q bom. Significa q o povo tem dinheiro... Pq a globo disse q o povo tava comendo lixo o tempo todo. Aí agora, a própria esquerda publica uma matéria dizendo q o povo bebeu mais q o normal kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Nos conte uma novidade. Foi a melhor época

    ResponderExcluir