sábado, 29 de janeiro de 2022

Deputada publica montagem enganosa que associa miocardite à vacina

A deputada federal Carla Zambelli (PSL – SP) publicou um post enganoso no Facebook, no qual ela faz uma montagem com títulos de reportagens dando a entender que o jogador canadense Alphonso Davies, do Bayern de Munique (Alemanha), teve miocardite por conta da vacina contra o coronavírus.

O jogador teve este problema após contrair a doença, como mostra a íntegra de uma das notícias destacadas pela parlamentar. A conclusão sobre o diagnóstico do jogador foi divulgada oficialmente pelo Bayern de Munique.

De acordo com a CNN, no post publicado no Facebook, a deputada enfatiza o conteúdo com o comentário “Notícias que falam por si só! Tirem suas conclusões!”. Em contato com o Comprova, a assessoria de Carla Zambelli negou que ela tivesse relacionado este caso de miocardite à vacinação, mas foi esse o entendimento de diversos seguidores que comentaram o post da deputada.

O Comprova classificou o conteúdo como enganoso, porque tira de contexto as informações sobre a miocardite e o diagnóstico feito no jogador do Bayern de Munique, induzindo a conclusões equivocadas.

Como verificamos?

Para realizar a verificação, procuramos as reportagens utilizadas por Carla Zambelli na montagem enganosa para entender o contexto em que foram publicadas e também o que os textos na íntegra diziam.

Na sequência, buscamos dados oficiais de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde, o Food and Drug Administration (FDA – equivalente à Anvisa nos Estados Unidos) e o Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direcção-Geral da Saúde, órgão de saúde do governo de Portugal.

Também foram procurados especialistas, informações no site oficial do Bayern de Munique e a deputada que publicou a montagem.

Títulos tirados de contexto levam a falso entendimento

A montagem publicada pela deputada traz as imagens dos títulos de três textos diferentes. O primeiro é uma reportagem da agência alemã Deutsche Welle, de 22 de novembro de 2021, com a manchete “Bayern de Munique pune jogadores não vacinados”, que discute a possibilidade de o clube multar atletas que escolham não tomar a vacina e percam dias de trabalho caso tenham Covid-19.

O segundo texto é um alerta da Anvisa publicado em seu próprio site no dia 9 de julho de 2021, com o título “Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação”. Ali, a agência informou que o órgão norte-americano FDA relatou a ocorrência de casos raros de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação contra Covid-19 com imunizantes de plataforma RNA mensageiro (RNAm), como as vacinas da Pfizer e da Moderna.

O terceiro texto é uma reportagem do site Globo Esporte, de 14 de janeiro de 2022, com o título “Alphonso Davies é diagnosticado com miocardite e precisa ser afastado no Bayern de Munique”. O texto é claro ao informar que o lateral-esquerdo teve a inflamação no coração como desdobramento da infecção pela Covid-19, e não por conta da vacinação.

A deputada é integrante da bancada de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e, assim como ele, tem uma atuação marcada pela divulgação de conteúdos contrários à vacinação contra Covid-19. Em dezembro de 2021, por exemplo, a Agência Lupa mostrou que a parlamentar usou conteúdo falso para atacar a vacinação de crianças contra a doença.

36 comentários:

  1. A cara da trupe do PresiMente.

    ResponderExcluir
  2. Pergunta nessas cidades menores o que está acontecendo?

    Todo dia morrendo pessoas

    Os idosos estão sendo exterminados

    Após essa vacinação OBRIGATÓRIA, todo o dia é caixão e velas.

    Coincidência?

    Vão desmentir os fatos?

    Porque os Governadores, prefeitos, Deputados, Senadores, desembargadores, ministros do STF não se vacinaram, nem vacinaram seus filhos, netos e seus familiares?

    Essa vacina é um experimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pessoa é totalmente desinformada sobre a vacina, antes de falar asneiras deveria ler um pouco mais,se informar sobre o assunto que quer falar. Todos ignorantes

      Excluir
    2. Retardado você seu gado comentário sem logica

      Excluir
  3. 20:32 - vc é um retardado. Cuidado com a febre aftosa

    ResponderExcluir
  4. Realmente.

    Estou com febre aftosa.

    Fui contaminado por sua GENITORA.

    ResponderExcluir
  5. Eu do tomarei vacina se for da marca RACHADINHAS.

    ResponderExcluir
  6. Essa é a imbecil, fanática, que falou que tinha documentos e provas,contra o outro pilantra rui costas, e até agora não mostrou nada, cara de puta,
    Igual os cornos idiotas sem conhecimento que defendem froxonaro,
    O maluco que inflamou a população em 7 de setembro , depois escreveu uma meia carta pedindo desculpas ao STF.
    Bando de quadrúpedes,..

    ResponderExcluir
  7. Essa vagabunda e todos os canalhas e vagabundos que a acompanham, que ao invés de se preocuparem em como administrar o país, em benefícios dos menos favorecidos, deveriam ser fuzilados. Se ela e os paspalhos que a acompanham, gostam de fazer graça e contarem mentiras, deverão ir para o inferno, lá é que é lugar de palhaços(as) sem graça.

    ResponderExcluir
  8. Dizer a verdade agora é loucura kkkk leiam na página da anvisa:

    https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-alerta-sobre-risco-de-miocardite-e-pericardite-pos-vacinacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.google.com/amp/s/www.cnnbrasil.com.br/saude/deputada-engana-com-montagem-que-associa-miocardite-a-vacina-contra-covid-19/%3famp

      Excluir
  9. Rapaz né mentira nada . Vá pesquisar antes de colocar essa matéria. Vou mandar essa matéria pra deputada Carla pra ela processar vcs

    ResponderExcluir
  10. Ao falar sobre vacinar seus filhos o ladrão Rui Costa disse que não ia vacinar , que era só para os baianos tirando os filhos dele.

    ResponderExcluir
  11. Verdinho vou passar essa reportagem para Carla Zambeli , pra ela mandar investigar esse blog comunista dos inferno.

    ResponderExcluir
  12. Isso tudo e culpa do genocida do presidente Jair bostonario, esse sim tá destruindo o país de tanto cagar pela boca.

    ResponderExcluir
  13. Falando merda igual esse bozo.Vcs tbm relentos de direita.Pobre fudido.Lulinga vai meter a chibata em vcs kkkkk.Lulinha pohaaa

    ResponderExcluir
  14. PUBLICA TAMBÉM VERDINHO QUE RUIM COSTA SE NEGA A VACINAR SUAS FILHAS E OBRIGA O CIDADÃO BAIANO A VACINAREM SEUS FILHOS.

    ResponderExcluir
  15. DA MESMA SERIE , HAVAN É DA DILMA KKKKKKKKK ...OQUE ESPERAR DESSA MAL CARATHER DE DIREITA , TODOS SÃO MAL CARATHER E MENTIROSOS.

    ResponderExcluir
  16. Lamentável!!!! https://youtu.be/RDKpSGDuIqk

    ResponderExcluir
  17. petista mal sabe escrever quem dirá ler , petistas do meu brasil , tomem a vachina , dêem tambem aos seus filhos , netos , irmãos e parentes , assim a gente consegue logo dizimar essa raça de filho da puta que só faz peso na terra

    ResponderExcluir
  18. Canalhas
    Canalhas
    Canalhas



    VOCÊ QUE AINDA MUGE MITO

    MUGE MAIS

    MUGE

    ResponderExcluir
  19. VEREDINHO E PT FECHADO PENA

    ResponderExcluir
  20. Se à Globo,o verdinho os corruptos políticos os jornalistas passa notícias falsa e esses ratos do pt é contra Bolsonaro, então eu tô com Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  21. Bolsonaro neles nos corruptos.

    ResponderExcluir
  22. Eu também acordei e to com o presidente do Brasil

    ResponderExcluir
  23. Eu também acordei e to com o presidente do Brasil.

    ResponderExcluir
  24. Tô pensando se a Globo tá contra um presidente é porque ele não é corrupto e não tá dando dinheiro pra ela.

    ResponderExcluir
  25. Essa deputada é séria tá falando a verdade.

    ResponderExcluir
  26. Oxe! A deputada está certa.

    ResponderExcluir
  27. Esses bolsonaristas lixos,sabem que essa Carla e o seu mito são uma canalhice só, mais esses retardados não tão nem aí, preferem se lascar a mudar de opinião 🤮

    ResponderExcluir
  28. kd o QUEIROZ e COM O ESQUEMA DAS RACHADINHAS ?

    ResponderExcluir