segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Juíz concede liminar para exumação do corpo de bebê trocado no necrotério do Manoel Novaes

Na tarde de hoje (17), o juiz Gláucio Rogério Lopes Klipel, da 4ª Vara dos Feitos Relativos às Relações Institucionais Cíveis, concedeu a liminar ao Cemitério Campo Santo autorizando a exumação do corpo do menor J.R.P, enterrado no último sábado (15), após troca involuntária no necrotério do Hospital Manoel Novaes. A provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna recebeu os pais dos bebês, acompanhados dos seus respectivos advogados, dr. Eric Junio de Melo Lima e dr. Vinícius Ferreira de Almeida. As famílias já estavam sendo assistidas pelos departamentos Jurídico e de Assistência Social da instituição desde o ocorrido.

Durante reunião na manhã de hoje, foi assegurado apoio e assistência as famílias envolvidas, a exemplo do custeio das despesas da exumação, translado e serviço funerário. O encontro teve ainda como objetivo deixar claro a transparência nos processos institucionais. “Lamentamos profundamente o acontecido e pedimos desculpas pelos transtornos causados às famílias. Houve falha no protocolo de liberação do corpo, o que contribuiu para a ocorrência constrangedora e inaceitável. Por isso, abrimos um inquérito administrativo para uma investigação preliminar do corrido”, pontuou o provedor Francisco Valdece.

O CASO

Na manhã de sábado (15), ocorreram dois óbitos nas UTI´S do Hospital Manoel Novaes. Jociel da Paixão e Vanúzia Reis são moradores da cidade de Ipiaú e são pais de uma das crianças que veio a óbito. Eles estavam com o filho internado há 45 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital. Ao chegar a unidade hospitalar, a mãe da criança não reconheceu o corpo como sendo do filho.

O departamento jurídico da Santa Casa de Itabuna foi acionando pelo serviço social do hospital e passou a acompanhar o caso. O jurídico identificou os pais da criança de iniciais J.M.H.D, de 1 mês e 28 dias, que havia falecido no mesmo dia com suspeita de Covid-19. A identificação foi realizada pelas genitoras dos dois recém-nascidos, onde a sra. Josélia da Hora Pereira reconheceu o corpo de João Miguel da Hora Dias, como sendo o corpo do seu filho, momento em que a sra. Vanusa Reis dos Santos, expressou verbalmente que não se tratava do corpo do seu filho.

Considerando que já houve o sepultamento de um dos menores, com os dados trocados, o corpo aqui identificado pelas iniciais J.MH.D, não foi liberado para sepultamento, diante da necessidade de autorização judicial para exumação do corpo do menor J.R.P e respectiva correção de dados, o que será levado a efeito em conjunto pelo jurídico da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e os advogados que assistem as famílias.

O Hospital Manoel Novaes reforça que possui um procedimento operacional padrão, que determina e orienta como se dão a identificação dos corpos e a liberação para os serviços de verificação de óbito. A unidade ainda ressalta que não medirá esforços para continuar a dar assistência aos familiares, prestar todos os esclarecimentos necessários e ainda verificar a necessidade de adequação dos processos internos adotados no hospital.

Links relacionados:

8 comentários:

  1. Basta saber que o fato absurdamente escandaloso e irresponsável, como sempre, ocorreu com famílias pobre e ignorantes. Fica claro que, as entidades envolvidas não possuem o menro respeito pelos seres humanos desfavorecidos pela sorte.
    Santa Casa de Misericórdia (?), cruz credo, salve-se que conseguir!

    ResponderExcluir
  2. BAGUNÇARAM A SANTA CASA, QUE DE SANTA HOJE NÃO TEM MAIS NADA.

    ResponderExcluir
  3. MEU DEUS..PRA QUE...SEPULTOU......PRA QUE TANTA CONFUSÃO...AS FAMILIAS DEVIAM ÓRAR PELAS CRIANÇAS...INDEPENDENTES DE TEREM SIDO SEPULTADAS POPR FAMILIAS DIFERENTES...2 ANJINHOS...JA ESTAÕ COM JESUS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz então, quando sua mãe morrer tem que te entregar outra véia e você orar pelas duas senhoras...

      Excluir
  4. Eu espero que verdadeiramente os culpados venham pagar pelo crime que cometeu

    ResponderExcluir
  5. Dá medo essa equipe da santa casa, Silvio Roberto é funcionário da CEPLAC. Não faz nada para a comunidade, só ganância

    ResponderExcluir
  6. Só resolveram porque o Verdinho tava fazendo a reportagem, se não tivesse nem teriam conseguido resolver. Parabéns Verdinho!👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de ser besta rapaz só resolveu porque entrou logo 2 advogados no caso lógico atrás de dinheiro pois aí a indenização vai ser altíssima

      Excluir