domingo, 23 de janeiro de 2022

Prefeitura de Itabuna vai entregar cartões digitais do Auxílio Recomeço a partir de quarta-feira

A Prefeitura de Itabuna programou para quarta-feira, dia 26, o lançamento do primeiro lote do cartão digital do Auxílio Recomeço destinado a assistência às famílias desabrigadas ou desalojadas pelas fortes chuvas e enchentes do Rio Cachoeira em dezembro passado. Ao todo são 3.500 cartões digitais, com a entrega de cerca de 800 unidades nesta primeira fase, que serão distribuídos a partir da quinta-feira, escalonadamente

“Itabuna passou pela maior cheia de sua história, muita gente perdeu seus pertences. O Auxílio Recomeço é um meio de amenizar o sofrimento dessas pessoas. É o maior programa de ajuda do país, nenhum município brasileiro que passou por caso semelhante, implantou um programa arrojado desse porte e de grande alcance social,” afirma o prefeito Augusto Castro (PSD).

Nesta segunda-feira, dia 24, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza vai publicar a lista contendo os nomes dos beneficiários obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Decreto nº 14.780/2021, que  regulamentou a Lei n° 2.576 de 30 de dezembro de 2021, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores.

A lei trata do “Auxílio Recomeço”, bem como a ordem de preferência para recebimento, a situação de abrigamento das famílias; extensão das perdas; a localidade da unidade de moradia e renda familiar, dividindo-se em dois grupos: I –  Unidades familiares que tiveram a moradia completamente destruída, estejam desabrigadas em razão de se encontrem em abrigos de acolhimentos provisórios coordenados e providos pelo Poder Público; ou desalojadas, entendendo-se como tal aquelas que não se encontrem em abrigos de acolhimento provisórios coordenados e providos pelo Poder Público.

O Grupo II  reconhece unidades familiares residentes em imóveis localizados em áreas atingidas pelas chuvas e inundações que não sejam abrangidos nos grupos I, conforme levantamento da Defesa Civil, priorizando aqueles de menor renda.

O cartão será utilizado pelo beneficiário do programa na aquisição de produtos perdidos na enchente, para que as famílias possam recomeçar a vida com mais dignidade. Os produtos serão adquiridos pelos beneficiários no comércio de Itabuna, nas lojas cadastradas pelo programa por meio do Sebrae, ACI, CDL e Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), nos bairros e centro da cidade.

O Auxílio Recomeço, criado pela gestão do prefeito Augusto Castro, é o maior programa social desenvolvido atualmente no país, já que o seu valor é quase sete vezes  concedido pelo “Auxílio Brasil”, que substituiu o Bolsa-Família, atualmente fixado em R$ 400. Além disso, a Prefeitura vai conceder  Aluguel Social em cerca de 40% do salário mínimo, equivalentes a R$ 440.

14 comentários:

  1. Depois de tamanha propaganda com as doações do próprio povo e de um complemento com dinheiro dos mesmos miseráveis, uma corja de canalhas ainda fazem tamanho escarcéu com o objetivo de humilhar os necessitados e fazer campanha política antecipada para a esposa do alcaide tenta se eleger ao cargo de deputada. Será? Até quando povinho de merda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu voto com ela. e quem achar ruin que sente em uma estaca.e que nao quiser esse dinheiro que deixe la nao va buscar e simples.e vc pau no toba vc dou quanto?

      Excluir
  2. FAZENDO POLÍTICA COM DOAÇÕES DO POVO VIA PIX,
    E DO POVO, DÁ AO POVO,. QUEM RECEBER NÃO COMA ESSA DE POLÍTICA NÃO,E DIREITO SEU, QUE POR POLÍTICA TÃO ATRASANDO.

    ResponderExcluir
  3. Já tô vendo gente querendo vender o cartão por preço mais em conta.

    ResponderExcluir
  4. Devemos ter respeito ao dinheiro público,prefeito explica o motivo de ter guarda municipal de Itabuna ganhando 6,7,e até 8 mil reais está no portal da transparência todos estão vendo menos o Sr.??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhando salários maiores que a PM? Somente em Tabocas! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  5. Onde esta esta lista?, até agora 11:00 nada.

    ResponderExcluir
  6. Augusto zumba só presta pra os puxa saco
    a proxima.quem vai eh Pancadinha meu fi
    aqui vc ja era pode crer
    Nois é favela
    tamu.jumto gueto

    ResponderExcluir
  7. so o vereador pancadinha que se recursou a vota ne. esse e o representante que o povo escolheu para representar.ainda bem que ele so e vereador do sao pedro.

    ResponderExcluir
  8. Alguem informa ai onde ta essa lista?quero ver se o nome de pessoas que perderam ate a casa ta nela cade a lista?

    ResponderExcluir
  9. Em itape não se fala nesse cartão receberá um dinheiro esse para comprar colchão produto limpeza e fazer a limpeza restante pois a feira só é dada a militância que deve tá com as dispensa cheias ....

    ResponderExcluir
  10. Sai dai puxa saco
    é pancadinha e fexou

    ResponderExcluir
  11. Fazendo politicagem com dinheiro do povo ou desculpa dinheiro não pix kkkkkkk

    ResponderExcluir