sábado, 8 de janeiro de 2022

Bombeiros de MG confirmam 7 mortos em queda de paredão em Capitólio

Do G1 - Um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), a cerca de 300 km de Belo Horizonte, atingiu quatro embarcações, com pelo menos 34 pessoas, neste sábado (8), e causou sete mortes.

Um vídeo cuja veracidade foi confirmada pelos bombeiros mostra o momento em que um dos cânions atinge as lanchas (veja acima).

Veja o que se sabe até agora:

  • O deslizamento ocorreu por volta de 12h30. Ainda não se sabe o que causou o acidente
  • Quatro embarcações foram atingidas, segundo os bombeiros
  • Sete pessoas morreram. Ao menos 4 seguem internadas
  • Uma equipe de mergulhadores está no local e não há previsão de término das buscas (elas foram suspensas durante a noite e serão retomadas no domingo)
  • 27 pessoas foram atendidas e liberadas
  • A primeira informação dos bombeiros dava conta de 20 desaparecidos, mas o número foi atualizado para 4
  • Bombeiros e Polícia Civil estão no local; a Marinha foi acionada e vai investigar a causa
Mortes
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou 7 mortes pelo deslizamento.

As vítimas são 3 mulheres e 4 homens, informou o delegado de Capitólio; ninguém foi identificado ainda.

Desaparecidos
O coronel dos bombeiros Edgard Estevo, disse primeiramente que a estimativa é que 20 pessoas estivessem desaparecidas. Entretanto, em entrevista para a EPTV, afiliada Globo, o tenente Pedro Aihara afirmou que atualmente são quatro pessoas desaparecidas e que eles conseguiram contato com as outras vítimas.De acordo com o coronel, 40 bombeiros e mergulhadores estão no local do acidente, mas as buscas estão suspensas durante a noite.

Feridos
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 32 pessoas foram atendidas por causa do acidente, a maioria com ferimentos leves.

Dessas, 27 foram atendidas e liberadas: 23 delas da Santa Casa de Capitólio e outras 4 da Santa Casa de São José da Barra, a 46 km de Capitólio.

Outras 4 pessoas, ao menos, seguem internadas:

  • 2 pessoas com fraturas expostas foram para a Santa Casa de Piumhi, a cerca de 23 km de Capitólio;

  • 2 pessoas seguem internadas na Santa Casa de Passos, a 74 km de Capitólio; a terceira pessoa que estava internada em Passos foi para um hospital particular – por isso, os bombeiros não têm informações sobre o estado de saúde dela.
Ninguém foi identificado até agora. Guarnições de Passos e Piumhi foram deslocadas para a região para prestar atendimento às vítimas.

Lugar turístico
A região de Capitólio e outras cidades banhadas pelo Lago de Furnas, no Centro-Oeste de Minas, é bastante procurada por turistas por sua beleza natural.

Assim como outras partes do estado, a região tem sido atingida pelas chuvas recentes: na sexta-feira (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta de chuvas intensas, que durariam até a manhã deste sábado.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas, Pedro Aihara, explicou que a formação rochosa do local é do tipo sedimentar, o que torna as estruturas dos paredões frágeis, e a quantidade de chuvas agravou a situação por acelerar a erosão. Veja a explicação sobre a situação do solo:


"A gente tem uma formação rochosa que é basicamente composta por rochas sedimentares, então são rochas que naturalmente têm uma resistência muito menor à atuação dos ventos, da água, dos elementos naturais que atuam sobre a região", explicou Aihara.

"Uma outra situação que acabou infelizmente agravando foi porque a rocha cai numa trajetória perpendicular. Geralmente, quando a gente tem ruptura por tombamento, a rocha sai de uma forma mais fatiada, ela escorre por aquela estrutura e cai de uma forma ou diagonal ou então mesmo em pé. Nesse caso, como a gente teve esse tombamento perpendicular, e pelo tamanho da rocha, a gente acabou tendo essas pessoas diretamente afetadas", explicou o bombeiro.

Para o especialista em gerenciamento de risco, Gustavo Cunha Melo, uma tromba d'água – inicialmente citada pelos bombeiros como motivo do deslizamento – pode ter agido como um gatilho para o deslizamento, mas não foi necessariamente a causa do problema.

Para Melo, a rocha se desprenderia de qualquer jeito, por causa da erosão:

12 comentários:

  1. vai soltar a matéria do homicídio no bairro São Pedro não?

    ResponderExcluir
  2. Cabeça branca perdeu uma lancha

    ResponderExcluir
  3. Vulgo vida alheia ...tenha calma!

    ResponderExcluir
  4. A água tem um papel crucial no intemperismo (degradação das rochas sedimentares ou não). Existem agentes que cimentam e dão maior estabilidade a estes agregados. É o caso de óxidos de ferro e óxidos de alumínio; silicatos, sulfatos e carbonatos. Existem também a matéria orgânica decomposta e ácidos cítricos. Quando temos o solo apenas úmido esta estabilidade é significativa, porém com o aumento de chuva, aumenta a quantidade de fluidez e assim há uma significativa vulnerabilidade de desmoronamento. A água diminui a coesão entre as partículas deste material.

    ResponderExcluir
  5. Óxidos de Ferro e Óxidos de Alumínio (1), Matéria orgânica (2), Silicatos (3), Carbonatos (4), Sulfatos (5) e Ácidos Cítricos (6) são responsáveis pela agregação e estabilidade da estrutura destes regolitos (não me parece rochas). Quando chove muito diminui-se esta agregação e estabilização. A água diminui muito a coesão entres estas estrutura. Chove muito lá e a água é um elemento desagregador.

    ResponderExcluir
  6. 20 desaparecidos. já são 6 mortes.

    ResponderExcluir
  7. Uma movimentação natural em paredões, falésias, escarpas, etc. Tais movimentos ocorrem diariamente em várias partes do planeta, contudo, quase nunca são filmados e dificilmente com a ocorrência de vítimas humanas, daí a "surpresa".

    ResponderExcluir
  8. O rapaz da outra embarcação estava orientando eles que saísse e próximo do local mas eles permaneceram no local e a tragédia aconteceu nesse fato era para todo mundo sair bem mas as pessoas continuaram próximo da Rocha que acabou sendo atingido pela avalanche de Pedras não tinha como dar pessoas escapar a não ser se fosse a mão de Deus mas infelizmente as pessoas só dá para o fé quando acontece porque o rapaz da outra embarcação tava falando que era para eles sair de perto e eles continuaram como o vídeo mostra aí eles não saiu do local e a tragédia ocorreu infelizmente falta de aviso não foi é complicado o ser humano velho

    ResponderExcluir
  9. Agora que povo mongol véi, segundos antes da poha desmoronar em vez de sair de perto com a lancha ou se não nadar para o mais longe possível aos que sabe, é ajudar os que não sabem a morte só esperando eles é eles parada esperando ela vim. Mais em fim que eles descansem em paz

    ResponderExcluir
  10. Ultimamente a precipitação pluviométrica, em quantidade significativa, vem provocando consequências graves para a população. Ilhéus e Itabuna possuem solos mais jovens que Eunápolis-BA, Campos dos Goitacazes-RJ(exceto nas margens do rio Paraíba do Sul) e Linhares-ES (exceto nas margens do rio Doce), por exemplo. Nestes locais a agregação e estabilização das partículas do solo (argila, areia e matéria orgânica) torna o solo menos propício a desmoronamento. São solos bem estruturados. Por Itabuna e Ilhéus apresentarem solos mais jovens em termos de estruturação (não tão bem estruturados como os dos 3 municípios mencionados), associados ao relevo acidentado de Ilhéus e Itabuna), torna o solo mais vulnerável à desmoronamento. O correto é manter as matas ciliares e efetuar o plantio de leguminosas arbóreas de rápido crescimento nas encostas de Ilhéus e Itabuna. Este trabalho é para ontem. Se deixar estes solos sem vegetação leguminosa (ela favorece a agregação destes solos), teremos mais problemas com chuva.

    ResponderExcluir
  11. É incompreensível. Temos muitos bons profissionais de Agronomia no eixo Ilhéus-Itabuna, mas poucos projetos de contensão de encostas são realizados. Em Angra dos Reis e na Rodovia Rio - Santos a utilização de leguminosas de rápido crescimento apresenta boa resposta na contensão de encostas. Ilhéus e Itabuna se encontra sobre um solo que a estruturação das suas partículas é vulnerável sobre à presença de chuva acima da média. Precisamos não ver aquelas cenas de final de dezembro de 2021 novamente. A CEPLAC, a UESC e as Faculdades da região, conjuntamente com as prefeituras precisam se reunir e formar um colegiado para tomar providências para prevenção de acidentes com este tipo de solo que temos. É melhor prevenir do que assistir a cenas horríveis.

    ResponderExcluir
  12. Irresponsabilidade virou tragédia agora?Tragédia foi em brumadinho,mariana enchentes na Bahia,ai foi um monte de riquinhos que foram fazer merda com o rabo cheio de cachaça,e também tem a falta de responsabilidade do condutor da lancha.

    ResponderExcluir