sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Depois de 6 anos, cirurgias bariátricas pelo SUS voltam a ser feitas em Itabuna

Suspensas desde 2016, as cirurgias bariátricas voltaram a ser feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O início da retomada dos serviços, ocorre com 15 procedimentos realizados por uma equipe coordenada pelo médico-cirurgião do aparelho digestivo, Fabrício Messias. Serão 10 cirurgias nesta sexta-feira (25) e outras cinco programadas para este sábado (26).

As cirurgias serão custeadas com recursos do Fundo Municipal de Saúde, numa parceria da Prefeitura de Itabuna, Instituto de Cirurgia Bariátrica Metabólica e Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. De acordo com o médico Fabrício Messias, para o mês de março está confirmado o procedimento em outros 15 pacientes e a expectativa é para o mesmo número de beneficiados em abril.

As cirurgias bariátricas serão feitas no Centro Cirúrgico do Hospital Calixto Midlej Filho. “A expectativa é que essa programação, mantida com recursos do Fundo Municipal de Saúde, prossiga até o final do ano, com média de 15 a 25 cirurgias por mês. Essa retomada do serviço foi resultado de um grande esforço da gestão municipal”, explica o médico.


CRITÉRIOS

Os submetidos ao procedimento cirúrgico estão sendo captados pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde de Itabuna. O médico adiantou que “o beneficiado deve enquadrar-se em alguns critérios de saúde, observando a situação em que a obesidade tem causado doenças. Geralmente, os selecionados são pessoas que estão com comorbidades, como hipertensão, diabetes e obesidade grave”.

O médico Fabrício Messias explica que a cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com obesidade moderada, associada a doenças como diabetes, hipertensão, triglicerídeos e colesterol alto. O procedimento deve ser feito ainda em pessoas com obesidade mórbida.

O especialista acrescenta ainda que o atendimento ao paciente não se resume a cirurgia, mas inclui o acompanhamento até a recuperação. “O atendimento e atenção a esses pacientes começam no período de avaliação pré-operatório e prossegue com assistência no pós-operatório. O intuito é oferecer a melhor qualidade de vida possível para essas pessoas”.

O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, fala da importância dessa parceria e da sua satisfação em poder disponibilizar o Hospital Calixto Midlej nessa elogiável empreitada do poder público municipal em prol das pessoas que enfrentam problemas graves de saúde decorrentes da obesidade e não têm condições de fazer um procedimento particular. “Em favor da saúde e qualidade de vida daqueles que lutam pela oportunidade da cirurgia, esperamos que este projeto prossiga e alcance os resultados esperados”, diz o provedor.

11 comentários:

  1. Na foto essa de azul aí toda errada,cadê o roupão cirúrgico? Deve ser alguma enfermeira Júnior cabaça sa Santa Casa,tem enfermeiro que esta como Júnior que era pra ser enfermeiro chefe igual um baixinho que bate pedal já vi ele até no rachão raiz,esse era pra ser enfermeiro chefe,mais tem umas que só servem pra encher linguiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vdd,quem circula sala não precisa estar com roupão,apenas os que participam diretamente da cirurgia,
      Pelo visto vc não entende muita coisa e quer da uma de entendido
      E não,ela nao é enfermeira,é da equipe de Dr Fabrício

      Excluir
    2. Essa vergonha é no crédito ou no débito? A de azul, que você se refere é Dra. Joseane. Médica anestesista(muito competente por sinal). Ela está de scrub. Roupão cirúrgico, que provavelmente é dela. Deixa de comentar besteira... E vai procurar o que fazer.

      Excluir
    3. Ela está de pijama cirúrgico, meu querido. Não precisa ser os relentos do hospital não.... Desde que use.

      Excluir
  2. Vai começar a enganação dinovo parem de engana o povo

    ResponderExcluir
  3. Mais olha eu já estou é com medo disso

    ResponderExcluir
  4. Sai daí . Vc deve ser viúva o de Fernando Gomes ou de mangabeira.fica com raivinha não

    ResponderExcluir
  5. GRAÇAS A DEUS. POR QUE VEIO DINHEIRO PRA ESSE TIPO DE PROCEDIMENTO E O VAGABUNDO DO CUMA. PASSOU A MAO NA GRANA. TÕ ESQUERCIDO Ñ.PARABENS AUGUSTO E A SANTA CASA.

    ResponderExcluir
  6. Comentarista das 09:19 realmente eu não entendo,mas se vc comentou certamente vc deve ser uma enfermeira junior cabaça,pela arrogância na escrita percebe-se logo que é mulher ficou logo nervosa porque elogiei o baixinho que além de enfermeiro é ciclista,não o conheço mas há rumores que é muito competente no que faz,fica puta não viu por conta do elogio ao rapaz,seja competente também pra não precisas babar ovo de médicos ou administradores pra conseguir vaga,porque se vc for enfermeira júnior...até pela sua escrita se ver que vc teve que colocar muito tapete vermelho pros chefões passar viu e lamber muita bota, e não for enfermeira uma dica tente conseguir o cargo pela competência eestudo,porque é até mais digno,e quanto ao elogio ao rapaz fica puta não viuu,quem sabe vc seja elogiada um dia pela sua competência tá bem e vamos deixar de recalque.

    ResponderExcluir
  7. Doutor Leonardo é o melhor

    ResponderExcluir