quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Janeiro Branco: foco na prevenção e cuidados com a saúde mental de reeducandos do Conjunto Penal de Itabuna

 

O primeiro mês de do ano foi marcado por diversas ações de prevenção e cuidados com a saúde mental de reeducandos do Conjunto Penal de Itabuna (CPI). As ações fizeram parte da campanha do Janeiro Branco, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

A equipe de Psicologia da unidade prisional promoveu ações ligados a esta temática para os reeducandos com roda de conversa sobre saúde mental, com a exibição do filme Soul – Disney Pixar. “Foi uma oportunidade para os reeducandos refletirem sobre propósito e consequências emocionais de suas escolhas”, observa a psicóloga Juliana Pinheiro, que conduziu o projeto Re-Significar, de escrita terapêutica para as reeducandas do CPI.

De acordo a psicóloga, o Janeiro Branco existe não para cuidar da saúde mental apenas no primeiro mês do ano, mas para ser uma forma de evidenciar o quão estratégico é o papel das emoções na rotina de qualquer pessoa.

“Muitas pessoas associam o cuidado com a saúde mental ao ‘ter algum problema’. Ou só inicia os cuidados quando algum problema surge. Mas, na verdade, o foco é na prevenção. Ainda mais nas unidades prisionais onde o isolamento do cárcere aflora transtornos emocionais que poderiam não emergir durante a liberdade”, diz.

Para o diretor interino Bernardo Dutra, estas ações são de extrema importância para o zelo com o bem-estar emocional, sendo uma necessidade de todas as pessoas ao redor do mundo.

“E, como a unidade prisional faz parte desse mesmo mundo, é natural que as pessoas privadas de liberdade tenham os mesmos cuidados com a saúde mental. Um dia cada um vai sair e a sociedade precisa que saiam melhores do que entraram”, descreve o diretor.

11 comentários:

  1. Eu acordando as 6h pra trabalhar e os caras vendo filminho da Disney, comendo de graca e jogando bola

    ResponderExcluir
  2. Saúde mental pra esses safados rapaz um monte aí é safados do raio A,ficam dando uma de santos,mais quando saírem irão tocar o terror na população e matar um monte esses miseráveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rpz faccao ai no presidio so existe do A é ou vc da sua bunda pro 3 e pro B ou quer da pro A pq que eu saiba ai no presidio existe A , B e 3 e ainda tem aqueles que nao tem faccao esttupadores e etc quando for falar de uma faccao fala de todas filho

      Excluir
  3. E para as famílias das vítimas?
    Haverá uma equipe de psicólogos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta. Quem perdeu seu amigo ou familiar por esses trastes, não tem psicólogo. Precisam de trabalhar pesado na construção de estradas e pontes...

      Excluir
  4. Quem vê assim até parece que eles realmente cuidam dos reeducandos, tudo fachadas, eles deixam muitos e passando mal, quase morrendo a míngua, comida na maioria estragada, e/ou mal feita, em algumas situações com vermes e tudo mais.
    Atendimento médico?!?! Kkkkk é nome de bicho! Por esse pessoal da socializa, deixava era todos morrerem!!!
    Tem pessoas perigosas e quem merecem estar lá?! Sim tem , mas também levando em conta a justiça brasileira em se tratando dos menos favorecidos, muitos estão inocentes e /ou erroneamente!!!
    Muitos são adeptos do " bandido bom é bandido morto " mas nunca vi ninguém matar um únicos desses vários corruptos, que com suas roubalheiras, impedem o crescimento econômico do pais. Faltando empregos, segurança, saúde e etc. Mas quando desses " bandidos " foram mortos Por suas roubalheiras?!?!? Então não generalizem, erraram, mas o maior culpado são bandidos de colarinho branco que desviam milhões, mas nunca vi ninguém dizer bandido de colarinho branco bom, era bandido de colarinho branco morto! O sistema que não contribuem para que pessoas tenham vidas dignas, pra não precisarem entrar ou serem obrigados a participar da criminalidade!
    O nosso sistema judiciário que é uma vergonha, lenta demorada, injusta e parcial!!!
    Pior ainda, demoram mais ainda para corrigirem seus erros.
    ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou muito mais falou merda! e as famílias das vitimas que a maioria desses vermes tiraram a vida, ninguém procura ajudar com psicólogo!.
      o quanto de vitimas fizeram sofrer e maltratara. o cpi estar certissimos em tratar esses vermes desse jeito se fosse eu a diretora faria pior. eles estao pagando pelo que fizeram e nao tem colinia de ferias, hospedados em hoteis para comer bem. se estar com pena leve pra sua casa.

      Excluir
  5. Rapaz,essa psicóloga poderia fazer melhor.. rodízio com os detentos levando os mesmos para sua casa ...pra cuidar melhor dos coitados ... é tapa na cara da sociedade..viu . Brasil.. minha gente..

    ResponderExcluir
  6. Eu só queria entender o pq da nomenclatura Janeiro "BRANCO".

    ResponderExcluir
  7. REEDUCANDOS UM c$#@*&. BANDIDOS PRESOS. MUDAR O NOME NÃO APAGA AS MORTES, ROUBOS, TRÁFICO ETC. ô PAÍS QUE GOSTA DE BANDIDO. ATÉ O NOME MUDA PARA NÃO OFENDER. PQP

    ResponderExcluir