segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Mais de 2 mil aposentados e pensionistas do INSS na BA podem ter benefícios bloqueados por não fazerem prova de vida

Cerca de 2.300 aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter benefícios bloqueados na Bahia, por não fazerem a prova de vida no mês de janeiro. O prazo era válido até o último dia 31 e foi prorrogado até 16 de fevereiro, ainda assim, milhares de pessoas não realizaram o procedimento.

Ao todo, cerca de 12 mil beneficiários foram convocados. Dos que não compareceram, cerca de 1.100 moram em Salvador e Região Metropolitana. Todos podem ter o benefício suspenso a qualquer momento.

Já em fevereiro, quase 11 mil aposentados e pensionistas foram convocados. Até esta segunda-feira (21), de acordo com a Superintendência da Previdência (Suprev), somente 4.400 realizaram a prova de vida. Quem está pendente tem prazo até o dia 28 de fevereiro.

De acordo com a Suprev, os beneficiários devem procurar uma unidade do SAC para regularizar a situação, inclusive os que não fizeram o recadastramento dentro do prazo estipulado pelo órgão.

O exame no SAC é realizado somente por agendamento. Para fazer a marcação, o beneficiário pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Suprev pelos telefones 0800 071 5353 ou 71 4020-5353. Além disso, também é possível marcar pelo aplicativo SAC Digital, disponível para download para telefones com sistema Android ou iOS ou pela página do serviço na internet.

A coordenadora de relacionamento da Superintendência da Previdência (Suprev), Sílvia Machado, explicou que a convocação é feita no mês do aniversário do beneficiário que instituiu a pensão. Uma vez convocado, ele pode fazer a prova de vida presencialmente, após agendamento, ou de forma remota através de videoatendimento.

“A convocação se dá por mês de aniversário do aposentado ou ex-servidor que instituiu a pensão previdenciária. Então é só considerar o mês de aniversário e ficar atento à convocação. Além disso, a gente faz a convocação enviando um e-mail para essa pessoa informando que ele precisa fazer a prova de vida”, disse a gestora.

Desse modo, ela destaca que “os nascidos em março devem ficar atentos e a partir da última semana de fevereiro já podem iniciar o agendamento através do SAC digital ou através da central de atendimento da previdência".

4 comentários:

  1. Que palhaçada era só o faltava agora nesse início de ano as pessoas as pessoas estão indo fazer a prova de vida e os funcionários dos bancos estão falando que só vai começar em maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informação errada, o site tá se equivocando com essa postagem

      Excluir
  2. INSS não tem nada a ver com Suprev. E a prova de vida do INSS não é realizada no SAC e sim nos Bancos.
    A que se refere à Suprev (Estado) são para os pensionistas/aposentados do Estado. Que realmente faz na SAC.
    Conserta essa informação Verdinho.
    Confundindo a população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa prova de vida está direcionado para servidores públicos , esse site está dando informações sem fontes confiável, o governo decretou prova de vida para segurados do INSS só apartir de 2023.

      Excluir