terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Secretário de Administração Penitenciária é exonerado após rebelião com 6 mortos em presídio de Salvador

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, Nestor Duarte, foi exonerado após a rebelião que deixou seis mortos e 38 feridos na Penitenciária Lemos Brito, que fica no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador.

A saída dele foi publicada nesta terça-feira (22), no Diário Oficial. Nestor já havia pedido a saída da secretaria no dia 8 de fevereiro, antes mesmo do motim entre os detentos. Além dele, também foi exonerado, a pedido, o chefe de gabinete da pasta, Carlos Eduardo Sodré.

Com isso, Luís Antônio Nascimento Fonseca, que é o atual superintendente de Ressocialização Sustentável vai assumir a pasta interinamente.

A rebelião na Lemos Brito aconteceu no domingo (20). A Seap contabiliza seis mortes e outros 16 feridos. No entanto, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) fez um levantamento que registrou 38 detentos feridos na rebelião.

O número contabilizado pelos órgãos é diferente porque o MP-BA considerou todo os feridos, de alta e baixa gravidade, enquanto a Seap só registrou os feridos graves. Com base nessas informações, o órgão vai instaurar um inquérito para investigar as causas que levaram o conflito na unidade prisional.

Quatro homens morreram ainda no local e o quinto morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), para onde foi socorrido, ainda no domingo. A sexta morte foi registrada na segunda-feira (21), na mesma unidade médica. Ele havia sido baleado no rosto. //g1

4 comentários:

  1. O presidente BOUZO não toma uma providência sequer com qualquer desastre no Brasil, sendo assim a violência aumentará em todos os lugares brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bahia não quer ser autônoma sem precisar de Bolso o governador da Bahia que se vire ele não quer assim que o governo federal dê Piteco.

      Excluir
  2. É o país da banana mesmo. Estado unidos pena de morte nesses bostas, lugar governado por bandidos de gravata.

    ResponderExcluir
  3. Não devem se preocupar com esse tipo de gente, deixa eles se matarem um aos outros não vai fazer falta a sociedade, eles se entende quem tiver a unha maior sobe na parede.

    ResponderExcluir