quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Única mulher na Câmara, Wilma celebra 90 anos do voto feminino

A vereadora Wilma de Oliveira (PCdoB) destacou, na sessão de ontem (23), a proximidade de uma data marcante para o universo feminino: nesta quinta-feira (24), são comemorados 90 anos que o Código Eleitoral brasileiro legitimou à mulher o direito ao voto.

Dois anos depois, em 1934, tal direito passou a ser previsto na Constituição Federal. A edil, destacando ter sido uma conquista fruto de muita luta, apontou a necessidade de mais mulheres ingressarem na política, serem candidatas, ocuparem os espaços a elas assegurados em lei.

“Nós éramos reconhecidas incapazes de dar uma contribuição à sociedade. Poder votar e ser votada é um avanço, mas precisamos avançar mais. Numa Casa com 21 vereadores, eu sou a única mulher. Então, o voto é uma conquista emblemática, que precisamos aprofundar. Porque a política é um instrumento de transformação”, argumentou.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres tornaram-se maioria dos eleitores no pleito de 2010, quando chegaram a 51,82% do público que define nossos representantes. Outra conquista sublinhada pelo órgão é a Lei nº 9.100/1995, que regeu a eleição de 2006. Tal dispositivo legal determinava um mínimo de 20% de candidatas em uma coligação – esse percentual chegou a 30% a partir dos pleitos seguintes e está em vigor até os dias atuais.

40 comentários:

  1. De h ,ou seja agazeiro estamos cheio,o importante que é fiscalozar o executivo nos nunca vimos falar de alguma incursao dela,me deixe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem dela nem dos outros. Todos comprados até uns blogs . Triste Itabuna

      Excluir
  2. Pronto!! Já comemorou, agora só precisa começar a trabalhar.. AÍ tá difícil nessa presente gestão..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela trabalha sim, acompanhe as ações nas redes sociais, Parece que quem não se dá ao trabalho é você. Mais fácil vir aqui soltar frases e jargões prá destilar veneneo e desinformação.

      Excluir
    2. Isso deve ser algum mamador gente!!!! Pq pela fama que tem essa Câmara,eu só defenderia Cosme nóia 😂😂😂😂😂😂aquele sim só bebe aos domingos.eu não me ousaria defender fila da puta nenhum dessa câmara,que engana os besta em rede social.

      Excluir
    3. ESTÁ TÃO DIFICIL QUE ELA FOI NA REINAGURAÇÃO DO POSTO MEDICO DO CONCEIÇÃO E VIL O PESSOAL QUE JÁ TRABALHARAM COM ELA NA AREA DE SAÚDE E TODOS O ABRAÇAVAM ELA COM ALEGRIA.E VIL DA BOCA DO PREFEITO QUE VAI REFORMA TODOS OS POSTOS DE SAÚDE E REABRIR O SÃO LUCAS.

      Excluir
  3. Parabéns vereadora, sempre na luta diária dos trabalhadores(as). A celebração dos 90 anos do voto feminino é de grande relevância para fortalecer nossa democracia.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns vereadora, sempre na luta diária dos trabalhadores(as). A celebração dos 90 anos do voto feminino é de grande relevância para fortalecer nossa democracia.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Siga a redes sociais dela e verá as ações do mandato dela. Já foi a quantas seções na camara? Em menos de 1 ano ela já tinha 23 projetos de lei aprovados então se não conhece ou não sabe das ações do mandato dela siga nas redes sociais e vc vai saber. www.wilmaci.com.br

      Excluir
    2. Wilma tem histórico de luta,atuante e corajosa. Inclusive sugiro aos qu não a conhecem hoje haverá uma Intervista ao meio dia na boa fm 96.1,mande suas perguntas,conheça ela antes de julgar ela pelos os outros vereadores que promovem a verdadeira baixaria naquela casa...

      Excluir
    3. me fale de um projeto aprovado ! que ela correu atrás,pelo partido dela já até sei do que se trata projetos para ajudar as minórias com certeza kkkkkkkk !

      Excluir
    4. Graças a Deus temos uma vereadora que luta pelas minorias...

      Excluir
  6. Parabéns a todas as Mulheres que ao logo dos anos vêm lutando pôr melhoras nas suas condições humanas.
    Parabéns pôr todas as duas vitórias, e pôr não desistirem diante das derrotas.
    Continuem sempre em frente, apesar das que dizem,e que vivem dizendo que antigamente é que era bom.
    Força! 💪⚒️💪👏👏

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de tecer um comentário fora do contexto deste post.
    Prefeito de Canavieiras está barbarizando. Calunias e difamação
    contra o Padre da Cidade. O concurso público também não tem Lisura.
    Espero que o povo de Canavieiras reconheça a quebra da Ética deste prefeito.
    Já deu.

    ResponderExcluir
  8. Sou taxista, até bem pouco tempo tinha o adesivo dela no meu carro, mas foi uma decepção. Vereador de verdade é só Pancadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o vulgo desse vereador é Pancadinha ?

      Excluir
    2. Pancadinha é do oba obá e da baixaria ela tem tem mais de 20 projetos de lei,inclusive um dos grandes projetos foi a redução da taxa do iptu pra 46 famílias carentes que pancadinha votou contra a redução pra favorecer os empresários que financiam o projeto dele de pintar os bairros...

      Excluir
    3. AO MENOS VILMACI TEM PROJETOS PRONTOS.CAD~E O DE PANCABUNDINHA. MOSTRA AÍ SÓ FICA LÁ MO SÃO PEDRO. COM OS TRAFICANTES EM FESTA DE PAREDÕES.

      Excluir
  9. O nome da moça é Wilmacy cambada de burro

    ResponderExcluir
  10. De um tempo pra cá, só voto em mulher, pra vê se muda esse código penal
    Estou falando para deputada, senadora e presidenta ,se tiver
    Chega de tanta violência contra a mulher

    ResponderExcluir
  11. É existe Vereador(a) em Itabuna ???? TODOS COMEM NA MÃO DO PREFEITO APROVAM TODAS MAZELAS DE OLHO FECHADO , PORQUE SERÁ? QUAL A MÁGICA AI RESPONDAM MEU POVO DE ITABUNA , PRÓXIMA ELEIÇÃO VAMOS VARRER ELES DA POLÍTICA. A começar por esse ANO OS CANDIDATOS QUE ELES APOIAREM NÃO VOTEM ENGANEM ELES COMO ELES TEM NOS ENGANADO, quando eles pedirem o voto diga que vota agora na urna PAU NELES NESSES MERCENÁRIOS

    ResponderExcluir
  12. Prefeito de Canavieiras falta com
    Respeito ao Padre de Canavieiras.
    O concurso público não tem lisura.
    Faltou com a Ética e causou avarias
    Sérias a honra do Padre, perante à comunidade. Ele precisa colocar
    a viola no saco e ir embora. Já deu.

    ResponderExcluir
  13. VCS DEVERIAM FISCALIZAR OS CARGOS DE VEREADORES NESSA GESTÃO,PESSOAS INCOPETENTES E SEM ESCRUPULOS,QUE ACHAM QUE TODO MUNDO ÉLADRAO,NO HOSPITAL DE BASE TA CHEGANDO UMA RUMA DE PESO MORTO INDICAÇÃO DE VEREADOR QUE SO QUEREM GANHAR E NAO TRABALHAR,E AINDA SAIR ESPALHANDO QUE NÃO FAZ NADA.FISCALIZA AI WILMA

    ResponderExcluir
  14. Até que enfim essa Dilma apareceu em alguma coisa.pesso morto comunista.

    ResponderExcluir
  15. E tem vereadores aqui em Itabuna?Sei não viu que nível chegou a política, já não prestava e com esses que estão aí.

    ResponderExcluir
  16. LEMBRA QUE BOLZONARO ODEIA, DETESTA MULHERES ??????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  17. Muito triste em vê minha vereadora vendida para Augusto, apoia a esposa do prefeito e não apoia Charliane que do mesmo partido. Deveria seguir o exemplo de Charliane e ser combativa contra os maus feitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMBATIVA AONDE. QUANDO VEREADORA SE VENDEU LOGO A CUMA. E OUTRA VIVE DE PASSADO. Ñ GANHA MAIS PRA NADA.

      Excluir
    2. Acho que se de fato fosse sua vereadora e acompanhasse o mandato dela saberia bem que essa historinha aí sua é mentirosa pra não dizer maldosa...essa vereadora é correta e comprometida com a verdade, conheço e confio

      Excluir
  18. Mais um peso morto da política itabunense.

    ResponderExcluir
  19. que o Prefeito de Canavieiras tenha respeito ao mesma. "Chega de Hostilidade !!!!!" A fala do prefeito de Canavieiras, não só causa avarias na honra do religioso. É uma hostilidade muito cruel a sociedade de Canavieiras

    ResponderExcluir
  20. Enquanto vcs trouxas brigam entre si, os mais de R$ 12.000,00 estão batendo certinho na conta dela todo mês kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pancadinha foi o único que votou contra, não votei nele mas não posso negar que tem feito o papel de defensor do povo.

      Excluir
    2. Ela deve aproveitar porque e só um mandato. PCdoB semple viveu na sombra do PT. porém agora O Par está se desintegrando rapidamente.

      Excluir
  21. Por mais mulheres como Wilma na política, guerreira sempre lutou pelos servidores de Itabuna antes mesmo de ser vereadora já trabalhava por isso no sindicato, junto com o ex-vereador Jairo Araújo. Parabéns Wilma!

    ResponderExcluir
  22. Antes de entrar na camara essa senhora era um Pitbull pra cima dos outros,e dizia eu eleita irei lutar kkkkk parece até piada,o prefeito diz ok ela diz amém 🙏 kkkkk virou uma lesse no governo augusto Castro kkkkk vereadora de um mandato só

    ResponderExcluir