terça-feira, 26 de abril de 2022

‘Alerta vermelho’ para a dengue em Itabuna

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, adverte a população de Itabuna sobre o alerta vermelho para a dengue no município. Há quatro semanas consecutivas, as notificações de casos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) têm aumentado consideravelmente, o que tem preocupado quanto a iminência de um quadro de epidemia na cidade.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, de janeiro até a quarta-feira passada, dia 20, foram notificados 449 casos para dengue, 60 para chikungunya e 8 para zika. No mesmo período do ano passado eram 154 casos. O aumento das notificações reflete a elevada procura e de casos novos com sintomas para essas doenças.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes,  a equipe têm se preparado para evitar uma epidemia em Itabuna, realizando reuniões com os demais departamentos a fim de montar um plano de contingência para enfrentar as arboviroses.

“Nos reunimos com todos setores da Vigilância em Saúde, bem como com demais departamentos, a exemplo da Atenção Primária, Regulação, Média e Alta Complexidade, para traçar uma força-tarefa na execução do plano de contingência. Os agentes de endemias têm atuado diariamente, mas é preciso que a população contribua nesse processo” alertou.

Atualmente, o índice predial na cidade é de 6,64%. Em 2021, a Secretaria Municipal de Saúde encontrou o cenário de 8,2% de índice, baixando esse resultado para 3,4% no final do ano. Alguns bairros se encontram com índices alarmantes, a exemplo do Novo São Caetano ondde 74% dos imóveis vistoriados, 16% estão com foco do mosquito.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, orienta a população a buscar por uma unidade de saúde em casos de sintomas. “Em caso de febre alta, dores musculares e nas articulações, náusea e coceira, o paciente deve procurar uma unidade para atendimento médico, na qual, o profissional solicitará o exame para constatação da dengue.” afirmou.

O exame é coletado no laboratório da Vigilância Epidemiológica, no anexo ao antigo SESP. O material é enviado ao Laboratório Central de Saúde  Pública (LACEN), em Salvador,  para confirmação.

A Divisão de Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde ressalta a importância da sensibilização da população e acolhimento aos agentes de endemias para que os profissionais possam atuar na contingência da proliferação do mosquito.

Para contribuir, a população deve tampar e limpar ralos, caixas d’água e lixeiras, bem como não permitir o acúmulo de água em vasos de planta, lixos e calhas. Também deve cobrir piscinas, cisternas e reservatórios de água, além de outros cuidados. O Disk Dengue para denúncias é o (73)  3612-8324 ou ainda no instagram: @endemiasemfoco.

17 comentários:

  1. Oxe e começou a aparecer dengue no Brasil!!! Depois de dois anos quase extinta essa doença volta a reaparecer pq será?! Nunca mais ninguém tinha morrido dessa doença !

    ResponderExcluir
  2. QUANTOS ANOS TEM QUE O AGENTES DE ENDEMIAS NAO VISITAS AS CASAS? QUANTOS ANOS TEM QUE OS AGENTES NAO TEM UM MEDIDA EFETIVA DE COMBATE AO MOSQUITO? CABE INVESTIGAÇÃO DO MINISTERIO PUBLICO, SAO VARIOS AGENTES QUE NAO TRABALHAM OU ESTÃO EM DESVIO DE FUNÇÃO. UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
  3. Covid sumiu, agora a Dengue reapareceu... Me poupe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo. Putaria da pôrra.

      Excluir
  4. Sim estamos a beira de um tsuname de covid em Itabuna,tudo isso por culpa da secretaria de saúde e a coordenadora Lucimar,ela desleixou nos tratamentos deixando de tratar os depósitos acima de 2000 litros de água e mandava tratar só os focados,sou um agente e sou testemunha disso,os bairros menos focados ela mandava fazer por último e sem tratamento,,sem falar no quantitativo de agentes que é insuficiente,tem quase 300 agentes registrados porém,no campo só tem 79, o restante estão desfrutando de regalias no PA cantar,ou em outras repartições,alguns por motivos de doenças,mais grande maioria é por ser queridinhos da coordenação,os agentes de campo trabalham arduamente enquanto eles estão de boa no PA ,ainda pra piorar mudaram o horário que era de um turno para dois turnos pra cansar ainda mais os pobres 79 agentes que se desdobram pra cumprir a jornada,agora todos insatisfeitos pois dois turnos é pesado pra eles,sendo que em 1 turno nossa jornada era cumprida de 07:30 as 13:30 e trabalho de 28 a 35 casas ao dia,ela acha que com o aumento da jornada agente vai se acabar por q o motivo do aumento dos casos é por causa da própria Lucimar,pois até no augi da pandemia só com msgens educativas os casos não subiram,só a partir do momento em que ela mandou tratar os depósitos de até 2000 ltrs,os vereadores deveriam criar uma lei pra que o turno volte a ser o anterior das 07:30 as 13:30 e contrata ou trazer o bando de agentes que estão no PA central,na educação sem fazer nada,quem se lasca são os 79 agentes que estão no campo,fora Lucimar que seu trabalho só valoriza os seus protegidos que puxam seu saco no PA.Estamos insatisfeitos com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALOU TUDO, A COORDENADORA LUCIMAR É UMA VERGONHA PARA NOSSA CATEGORIA. NÃO NOS REPRESENTA!

      MAS NÃO PODEMOS ESQUECER, COMO CITADO ACIMA, QUE NOSSA CATEGORIA NÃO COBRE TODA A CIDADE, TEMOS QUASE QUE A METADE DA CIDADE FALTANDO AGENTE DE ENDEMIAS...

      E QUERO APROVEITAR E PERGUNTAR A SECRETÁRIA DE SAÚDE PORQUE OS GESTORES DOS POSTOS DE SAÚDE NÃO NOS RECEBE COMO DEVERÍAMOS?

      Excluir
    2. Sem falar que com um turno só os agentes visitavam cerca de 40 residências. Isso cobria a falta de agentes no campo e livrava a população da DENGUE. Mas agora estão unidos para atender apenas 18 imóveis por dia, como determinam as normas federais. Uma perda de mais de 50% de imóveis visitados. O problema de elegermos o candidato é justamente a bagagem que ele trás. Muita gente despreparada.

      Excluir
  5. MAS TAMBÉM A POPULAÇÃO NÃO AJUDA.... DEIXA ÁGUA EXPOSTA E PRA COMPLETAR JOGA LIXO EM QUALQUER LUGAR... POVO TEM O Q MERECE.

    ResponderExcluir
  6. OS AGENTES DE ENDEMIAS FAZEM RELATÓRIO A DISTÂNCIA, NÃO VISITAM CASAS NENHUMA. NO FIM DE LINHA DO SÃO CAETANO ELES SE JUNTAM PASSAM A MANHÃ TODA PAPEANDO E OUVINDO MÚSICAS EVANGÉLICA, QUANDO DA UMA DA TARDE PEGAM A MOTO E SE PICAM,
    NUMA RUA PERTO DA PRAÇA NUMA CASA ABANDONADA, TRABALHEI AÍ E VI TODOS OS DIAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa mentira nem cola. É tanto supervisor no pé dos agentes que eles não podem nem cagar.
      Eu trabalhei e sei como é.

      Excluir
  7. Sou agente de endemias e digo Lucimar é incompetente ficou tanto tempo na prefeitura sem fazer nada e nao sabe nada de arbovirose. O nome certo para essa coordenação é goes. Fora Lucimar.

    ResponderExcluir
  8. TEM UMAS COISAS QUE NAO DA PRA ENTENDER LUCIMAR ERA COLADA COM SON COM GUSTAVO QUE ESCULHAMBA AUGUSTO AGORA É COORDENADORA ACORDA AUGUSTO ESSA LUCIMAR É DE FERNANDO GOMES E GUSTAVO VAI FERRAR COM VC E COM A SECRETÁRIA DE SAÚDE.

    ResponderExcluir
  9. Essa Lucimar nem apoiou Augusto e está pintando de Satanás para infernizar os agentes da dengue.
    Vamos tirar Augusto por causa dessas malas sem alça que ele carrega para atazanar a vida dos servidores.

    ResponderExcluir
  10. o que esperar de uma gestão que nomeia uma coordenadora que é odiada por quem ela manda? acorda augusto.

    ResponderExcluir
  11. Essa Lucimar é o Satanás se fingindo de crente

    ResponderExcluir
  12. Augusto não tem apoios dos agentes da dengue porque colocou essa Lucimar

    ResponderExcluir
  13. O pessoal da dengue não quer Augusto por causa dessa Lucimar

    ResponderExcluir