sexta-feira, 29 de abril de 2022

Augusto Castro autoriza Emasa publicar edital para novo sistema de abastecimento de água

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), autorizou o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho, a iniciar o processo de licitação para a execução de obras e serviços de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Potável de Itabuna. O Edital de Licitação nº 019/2022, foi publicado ontem, dia 28. As obras, prioridade da atual Administração municipal, estão orçadas em R$ 26 milhões.

Segundo o prefeito Augusto Castro, a falta de investimentos na Emasa é a principal causa para o fornecimento irregular de água. “Estamos realizando uma obra que vai resolver o problema do abastecimento de água de Itabuna em 90%. Esse é o maior investimento realizado nos últimos 40 anos pela empresa. Com essa obra, a dona de casa vai abrir sua torneira a qualquer hora e terá a água jorrando”, garante.

De acordo com presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, o novo sistema de abastecimento vai potencializar a atração de novas empresas para a cidade, principalmente com chegada do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).

“A ampliação do sistema de abastecimento de água, além de resolver um problema crônico que afeta a população da cidade, será uma das marcas da administração do prefeito Augusto Castro. Com essa obra, Itabuna estará pronta para atrair novos investimentos e gerar muitos empregos”, diz entusiasmado o presidente da Emasa.

O deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) já destinou emenda no valor de R$ 4 milhões para que a obra seja imediatamente iniciada e assumiu o compromisso de lutar por mais recursos em Brasília. “Tenho a missão de trabalhar por Itabuna e contribuir com o prefeito Augusto Castro. Essa obra será um marco e vamos nos empenhar ao máximo para que seja concluída dentro do prazo ”, garantiu.


NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO

O novo sistema de abastecimento de água de Itabuna consiste na ampliação da estação elevatória de água tratada, na Estação de Tratamento de Água (ETA), com o acréscimo de duas motobombas. Além disso, haverá a implantação de 6.049 metros de rede adutora.

Na rodovia BR-101 e na Avenida José Soares Pinheiro em direção à zona sul será aplicado a tecnologia não destrutiva, garantindo que o pavimento, por onde a rede vai passar, não sofrerá danos.

Além disso, serão construídos dois reservatórios. Um, no bairro Novo Lomanto, com capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água. Outro, no bairro Novo Jaçanã, que vai acumular 5 milhões de litros de água.

O diretor de Planejamento da Emasa, José Silva e Silva, comemora o início do andamento do projeto. “Ver esse projeto sair do papel e começar a virar realidade é um orgulho para todos que fazem a Emasa”, festeja.

21 comentários:

  1. Glórias a Deus,chega de sofrimento,pagar água sem ver nas torneiras é uma tristeza e humilhação para todos os cuidados
    Deus ajude que seja verdadeiro essa notícia ,pois o povo já cansou de sofre e serem enganados
    Se for verdade parabéns para Itabuna,e para a gestão de Augusto castro,e espero que o verdinho,cobre isso deles

    ResponderExcluir
  2. Conta outra que essa até minha tetra vó já sabia

    ResponderExcluir
  3. Sem cair água a EMASA mete a mão no bolso do Itabunense, imagine se cair água da forma que estão prometendo. EMASA _ Serviço caríssimo e péssima prestação. SEM FALAR QUE O RESTO DE ASFALTO QUE RESTA NA CIDADE, A EMASA DANIFICA E NÃO FAZ A RESTAURAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. ta de brincadeira e essa barragem foi pra quer mesmo?

    ResponderExcluir
  5. O PROBLEMA DA ÁGUA SÓ SERÁ RESOLVIDO SE FIZER ADUTORA DA BARRAGEM DE ITAPÉ. O RESTO É MI MI MI

    ResponderExcluir
  6. Aí,que mora o perigo essas licitações, literalmente ele é um político muinto inteligente

    ResponderExcluir
  7. Ano eleitoral vence o que contar as mais belas histórias kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. A falta de água em Itabuna é falta de gestão, não tem nada haver com adultoras, no governo de Fernando não faltava água. É mais um pretexto para fazer obra com desvios.

    ResponderExcluir
  9. A EMASA SÓ PRESTA PRA SER CABIDE DE EMPREGO. FUI PASSAR 7 DIAS EM ITABUNA NO BAIRRO CONCEIÇÃO, DEUS É MAIS, FORAM SETE DIAS SEM ÁGUA. ESSA EMPRESA JÁ DEVIA ESTÁ NAS MÃOS DO ESTADO A MUITOS ANOS.

    ResponderExcluir
  10. Isso seria muito bom sim pra nossa cidade mas q pena q só e mas uma forma do senhor prefeito ganhar mas dinheiro. E outra quem vai ganhar esse licitação vai ser a metrô ou outra empresa ligada a ela vcs vão vê aí não precisa falar mas nada

    ResponderExcluir
  11. Kkkkkkkkkkkkk a metrô metrô metrô metrô vem com força total esse povo ou vai sair muito rico ou preso porq tão comendo mas q o câncer esse presidente da emasa mesmo o senhor Raimundo metrô e os veriadores nada faz o tempo de vcs tá chegando

    ResponderExcluir
  12. Bom dia população itabunense quem sabe vcs não tão sabendo existe uma prestadora de serviço pra emasa chamada metrô cm um contrato milionário todos os veriadores sabem e nada fazem porq não sei,outra e empresa não tem nem um fardamento eu acredito q não q ser vista na cidade ou seja tudo por debaixo do pano ( ministério público ajuda o povo de Itabuna )porq esses vermes q são chamados de veriadores já nasceram corrompidos infelizmente

    ResponderExcluir
  13. Realmente se construir esses reservatorios que estão prometendo, pra reforçar e so puxar a emcanação da barragem de Itaju que o problema está resovido.

    ResponderExcluir
  14. O sistema de tratamento de água e esgotamento sanitário em Tabocas é coisa dos anos 50, foi planejado e executado a facão. Rapaz, pensa num lugarzinho sujo e fedorento! Parece que adentramos numa rede de esgoto.

    ResponderExcluir
  15. A atual gestão é de fato, um grande elefante branco.
    Itabuna nunca teve tanto recurso financeiro, mas mesmo assim,
    o povo não sai da lama, por quê será?
    Muitas promessas , apenas promessas !

    ResponderExcluir
  16. Jovem Itabunense, se haver oportunidade de ir embora desta cidade, faça suas malas e vá embora!! Essa cidade é amaldiçoada. Grande para as cidades vizinhas. Pequena em questão de progresso!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Um .lugarejo feio, fétido, imundo, esburacado, no enterno existem plantações de hortaliças irrigadas e adubadas com "águas esgotais"! KKKKKKKKKKKKK
    Que lugar é este? Tabocas City. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O novo marco do saneamento permite essas licitações agora já tem Uma empresa na Emasa que só tá trazendo prejuízo para. Empresa a Metrô Engenharia um contrato de milhões e os caras só fazem cortar água e ainda faz corte errado ganham mais que o concursado trabalham menos qos ou seja é uma maneira das panelas política tirar dinheiro sem MP pegar no pé povo de Itabuna tem que acordar o povo que tá comandando a Emasa hoje dão tudo de fora nem conhece a cidade povo de Juazeiro Salvador e etc.

      Excluir
    2. Povo de Itabuna é povo tolo os bairros passam dias sem cair água pagam contas caras pagam tratamento de esgoto sem ser tratado e ainda atrasa conta Vem e corta Só roubando o povo e enricando povo de fora vereador Sivaldo Reis a mulher tá na Emasa ganhando 8mil antes dele ser eleito ela ganhava 2mil e ainda não tem capacidade de ser uma gerente.Manoel Júnior a mulher também tá na Emasa ganhando 5mil e aí querem mais é muita discaracao e povo aceita tudo pensa povo sem fibra esse de Itabuna fosse povo doido era protesto mais protesto na porta da Embasa devolve para Embasa esse gabinete de emprego

      Excluir
    3. Se povo brigasse essa tal Emasa já estava entregue para Embasa pelo menos não ia ser esse gabide de emprego que só deixando gente bem na vida esses cargos comissionados de vereador que não faz nada e ganham muito enquanto o cargo efetivos a maioria ganham 1.300 vergonha efetivos ganhar salário mínimo tem uma terceirizada Metro Engenharia na Emasa que salário dos caras é 1.900

      Excluir