terça-feira, 12 de abril de 2022

Campanha para eleição de Conselhos Escolares mobiliza escolas municipais de Itabuna

O mês de abril começou movimentado nas escolas da Rede Municipal de Ensino em Itabuna. Desde o dia 6, que professores, alunos, pais e servidores municipais estão em campanha para a eleição dos Conselhos Escolares Municipais, que acontece no próximo dia 27 em cada uma das unidades escolares. Já a posse ocorrerá dois dias após a eleição, nas próprias escolas em que os conselheiros forem eleitos.

A gerente técnica pedagógica de Integração Escola Comunidade e Acompanhamento dos Conselhos Escolares, Inês Sobrinho, explicou que os candidatos cumprem o Edital da Eleição 2022, visando homologar a candidatura dos representantes de cada categoria. Cada segmento vota no seu respectivo representante.

A professora Inês, que integra o Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação, informou que os candidatos ao cargo de conselheiro enfrentam o mesmo processo de uma eleição comum até a posse dos eleitos, a exemplo de homologação de candidatura, elaboração de ata, campanha em si, impugnação, etc.

Ela destaca a importância do Conselho Escolar ao informar que entre os seus principais objetivos está o de auxiliar na gestão da unidade escolar a partir da discussão de temas que direcionam ações do estabelecimento de ensino. Cabe ainda ao Conselho a deliberação, consultoria e mobilização, além do zelo e monitoração das as ações de dirigentes escolares a fim de assegurar uma boa qualidade do ensino.

“Por isso é essencial a participação de todos os segmentos da unidade escolar, porque é esse envolvimento que tornará a gestão da escola pública mais democrática e participativa”, afiança Inês Sobrinho.

De acordo com o Estatuto do Conselho Escolar, serão eleitos oito representantes de pais, alunos e professores, sendo quatro titulares e quatro suplentes, além do presidente, que será indicado pelo prefeito Augusto Castro (PSD). Podem votar pais de alunos, professores e alunos acima de 12 anos de idade.

9 comentários:

  1. Deveria ter eleição tbm para escolher a direção e coordenação, isso de deixar político escolher não dá certo, só coloca gente arrogante( por ser indicado por político) e não tão capacitados.

    ResponderExcluir
  2. TINHA QUE CHAMAR PAIS DE ALUNOS, INSATISFEITO COM ESSA RUMA DE PREGUIÇOSOS, JÁ TÊM TRES ANOS QUE NÃO TRABALHAM,E AINDA FICAM OSTENTANDO.
    QUANDO VÃO TRABALHAR,FAZEM GREVES.
    ITABUNA UM ATRASO SÓ
    PEGA UM ESTUDANTE PÚBLICO, NÃO SABE FAZER UMA CONTA DE MULTIPLICAR.
    OU CONJUGAR UM VERBO.
    PROFESSOR HOJE SÃO ATIVISTAS POLÍTICOS.
    BANDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. A maioria tudo de carro, viajando e trabalhar que é bom, nada. A culpa da educação ruim é deles, se dessem aula com dedicação seria diferente. Querem ganhar milhões pra poder trabalhar, porque foi ser professor miserável? Mas é um mi mi mi retado.

      Excluir
  3. VAO TRABALHAR CAMBADA DE INPRESTAVEIS

    ResponderExcluir
  4. VERDADE RUMA DE VAGABUNDO, ENQUANTO O POVO QUE
    TRABALHA PAGA O SALÁRIO DESSES PREGUIÇOSOS TRABALHOU NA PANDEMIA, ELES FIZERAM CU DOCE PRA NÃO TRABALHAR,MAS VIVIAN EM FESTAS, BARES E AGLOMERAÇÃO, SÃO MESMO ATIVISTAS POR ISSO VIROU UMA CLASSE SEM MORAL, O PROPIO GOVERNO QUE ELES LAMBE BOTAS HUMILHA-OS.
    FOI SE O TEMPO.

    ResponderExcluir
  5. Tem professor que diz que manda as crianças irem pra casa se a escola não tiver merenda. Por um acaso, perguntaram às crianças se elas queriam ir pra casa? É cada uma, fingem bondade pra tirar folga.

    ResponderExcluir
  6. Enquanto isso, nada de aulas. Vergonha!

    ResponderExcluir
  7. A embelezaram o dia do AUTISTA foi só para mostrar para a mídia, porque não procura facilitar a vida dos autistas e pais de autista? não conhecem as dificuldades das mães e filhos vagas estão difíceis se não conseguimos ir no dia que marcaram para matricula no dia seguinte já não encontra mais e deveria ser dever das escolas transferir, fazer as transferências dos alunos e não esperar pelo os pais ir correr atrás de vaga. bastava só os pais irem levar os documentos necessários actualizados. diferente todos somos, mais puro de coração é o AUTISTA.
    E O PIOR É QUE PRECISAMOS DE AJUDA DE PESSOAS SEM AMOR.

    ResponderExcluir
  8. A embelezaram o dia do AUTISTA foi só para mostrar para a mídia, porque não procura facilitar a vida dos autistas e pais de autista? não conhecem as dificuldades das mães e filhos vagas estão difíceis se não conseguimos ir no dia que marcaram para matricula no dia seguinte já não encontra mais e deveria ser dever das escolas transferir, fazer as transferências dos alunos e não esperar pelo os pais ir correr atrás de vaga. bastava só os pais irem levar os documentos necessários actualizados. diferente todos somos, mais puro de coração é o AUTISTA.
    E O PIOR É QUE PRECISAMOS DE AJUDA DE PESSOAS SEM AMOR. NAS CONSULTAS SOFREMOS DO MESMO JEITO É DUREZA, OS PAIS DEVERIAM TER ACOMPANHAMENTO ESPECÍFICOS, MAS NÃO EXISTE LEI PARA ISSO. HUMANIDADE PODRE

    ResponderExcluir