quarta-feira, 13 de abril de 2022

Casamentos estão durando menos, aponta IBGE

Quase metade, mais especificamente 49,8%, dos casamentos que acabaram em divórcio em 2020 tinha menos de dez anos. É um aumento significativo em relação a 2010, quando esse percentual era de 37,4%. Os dados fazem parte da consolidação das Estatísticas do Registro Civil, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de fevereiro.

O levantamento do IBGE mostrou que o número de divórcios concretizados após processo judicial diminuiu 13,6% em 2020 em relação a 2019. Os divórcios registrados em cartórios, no entanto, tiveram aumento de 1,1% em comparação com o ano anterior. Outro dado, do Colégio Notarial do Brasil, mostra que os divórcios consensuais, solicitados de forma simplificada diretamente nos cartórios, mostra que 77.112 casais oficializaram a separação.

Em relação à diminuição dos divórcios judiciais no primeiro ano da pandemia, os técnicos do IBGE acreditam que a dificuldade de consolidação dos dados das varas de família, por conta do trabalho remoto, pode ter influenciado no resultado. A crise sanitária e a necessidade de isolamento social podem ter atrasado a tramitação dos processos.

Já no caso do aumento dos pedidos de divórcio verificados nos cartórios, a pandemia da Covid-19 também é apontada como uma das principais culpadas. A convivência forçada 24 horas por dia por conta do isolamento pode ter acelerado a decisão pela separação.

Na experiência da advogada e coach de relacionamentos Viviane Cristiane Teixeira Montero, que tem mais de 10 anos de atuação nas áreas civil, trabalhista e de família, a pandemia potencializou pequenos problemas diários, que antes passavam despercebidos e passaram a ganhar escala que os tornaram impossíveis de resolver. A profissional, que já atuou apenas com os trâmites judiciais do divórcio, hoje também ajuda os casais a entenderem se esse é o único caminho ou a relação pode ser reestruturada.

“Nenhum casamento está isento de passar por crises e conflitos. Isso faz parte de qualquer relacionamento afetivo. Porém nem sempre é fácil perceber que o fim do casamento está próximo ou ainda é preciso buscar ajuda para resolver os problemas”, comenta.

Montero também comenta que muitos casais a procuram para entender se ainda é possível haver uma reconsideração da decisão de se separar. Nesses casos, sua função é ajudar os dois cônjuges a entenderem, por meio de vários questionamentos e muita conversa, o que eles realmente querem.

“Digo aos meus clientes que não há respostas fáceis para essas perguntas difíceis sobre como saber quando o divórcio é a solução certa. No entanto, para a maioria das pessoas, há um momento de clareza em que elas sabem que o divórcio é a direção que sentem que devem seguir ou não. Esse momento de clareza, geralmente, é um sentimento físico de alívio e um nó no estômago, à medida que você entende a decisão que acabou de tomar. Nesse ponto, você pode começar a desenvolver um plano para renovar seu compromisso com o casamento ou avançar para a separação e o divórcio”, explica.


Mesmo quando o fim parece ter chegado, há chances de fugir das estatísticas, relata advogada

Alguns comportamentos de um ou de ambos os cônjuges como grosseria, excesso de críticas, desprezo, negatividade, fracasso na resolução de conflitos e falta de sexo são alguns dos sinais de que o divórcio está próximo, segundo Viviane Montero. Entretanto, segundo a advogada, mesmo com todos esses sinais, há a possibilidade de salvar a relação e não fazer parte das estatísticas.

“Ninguém deve viver infeliz em uma relação, mas é importante entender que os conflitos são normais e podem e devem ser solucionados, desde que haja amor e respeito. Partindo do desejo de reparação, o casal pode recorrer ao aconselhamento de casal, ou outra forma de mediação. Na maioria dos casos, quando esses sinais são muito evidentes, é preciso da orientação e mediação de outra pessoa para solucionar os conflitos”, aconselha.

*Com informações do G1

31 comentários:

  1. Atualmente, a maior asneira que um homem pode fazer seria juntar-se ou casar-se oficialmente com uma mulher, especialmente se ele detiver uma boa estrutura profissional e econômica. Acredito que, a relação ideal para um casal ter liberdade e respeitar a individualidade do outro, é cada um morar em sua própria casa. Outra forma seria a relação sob contrato, bem redigido e obedecendo as novas regras do direito civil. Caso contrário, a armadilha é fatal para o lado que não possui direitos: o homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandou a redpill braba no lombo dos manginas e gados itabunenes... kkkkkkk

      Mas mesmo assim, o ideal é não casar, pois com um contrato bem redigido, existe a chance do juiz não levar em consideração e te depenar.

      Excluir
  2. Atualmente, a maior asneira que um homem pode fazer seria juntar-se ou casar-se oficialmente com uma mulher, especialmente se ele detiver uma boa estrutura profissional e econômica. Acredito que, a relação ideal para um casal ter liberdade e respeitar a individualidade do outro, é cada um morar em sua própria casa. Outra forma seria a relação sob contrato, bem redigido e obedecendo as novas regras do direito civil. Caso contrário, a armadilha é fatal para o lado que não possui direitos: o homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu dou tudo, absolutamente tudo que tenho ao meu filho!!
      A cachorra da mae dele, alem de sair com velhos por dinheiro, quer o tempo todo me extorquir!! Agora anda dizendo que pode muito bem entrar na justiça e pedir pensão a minha mae, ja que o valor que eu contribuo é maior que o determinado pela justiça, em cima do que eu ganho por mes!!
      Ou seja, eu ganho pouco, contribuo com mais de 60% do que ganho com os gastos com meu filho, e a cachorra acha pouco, e quer mais!! E ainda diz que vai pedir pra minha mae na justiça!!
      E o que ela faz? Sai com velho por dinheiro!! Eu to fudido

      Excluir
  3. Bom se tratando de por onde se frequenta,que a MAIORIA é da esbórnia...as nega tudo puta,e os cara tudo tarado...mundo de mau a pior!!!

    ResponderExcluir
  4. NÃO SOU MACHISTA, MAS AS MULHERES HJ SO PENSAM EM FOTOS COM FILTRO, LIKES EM REDES SOCIAIS, DEIXAM FAMILIA EM SEGUNDO PLANO, FORA AS QUE GOSTAM DE PULAR A CERCA, E OS HOMENS, EM SUA MAIORIA, TRAEM SUAS MULHERES, AI EU PERGUNTO, CASAM PQ?

    ResponderExcluir
  5. Impossível o casamento dar certo no século da putaria, ainda mais se a mulher for fã de Anitta, só serve pra nos satisfazer e depois tchau.

    ResponderExcluir
  6. Whatsapp, instagram, facebook e etc.... ta aí mais que destruindo relacionamentos, tanto o homem, como a mulher tbm, tudo cheio de contatinho, de esqueminha por trás, só metendo gaia um no outro, é uma lacração da porra, as mulheres até comprometidas jogando o rabo pra cima nas câmeras pra ganharem likes dançaram musicas de putaria, orgia pura, ganhando mensagens no privado e dando ousadia para os caras. Os homens, muitos até casados, são esses mesmos que até comentam e mandam aquela Dm. E outra, agora a moda é as negas tudo vendendo conteudo pornografico, pack de foto, se vendendo e fazendo sexo com os caras para ter dinheiro e ficar luxando, pensando que ninguém sabe da caminhada delas. Os caras tbm tudo zé ruela ao invés de trabalhar, fica atrás de ficar fumando maconha e baforando lolo, tem dinheiro nem pra comprar miojo, por isso as negas começam a trair os caras, porque elas querem ter as coisas, né? tbm tem a exceção que tbm tem as negas zé droguinha, falou em maconha, pó e lolo, as negas se mijam, ruma de relentas. Hoje em dia ninguém quer nada com nada nessa porra toda, melhor ficar sozinho do que tá acompanhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vc tá se contradizendo aí... condena as mulheres que gostam de dinheiro, e condena os caras que gastam o dinheiro deles com o que querem, sem dar luxo pras negas relentas e interesseiras!!
      Mano, todo castigo pra puta é pouco!!
      Eu torço, de verdade, pra que toda mulher interesseira, fique com um traste, so pelo dinheiro, e apanhe muito, seja violentada e morta!!! O saldo positivo vai ser menos uma parasita no mundo!!

      Excluir
  7. De fato, nesse aspecto somente a mulher leva vantagem. Elas entram na relação somente com o corpo e se tornam sócias do patrimônio que o imbecil consumiu boa parte de sua vida para conseguir, e se tiverem um filho a separação, além de traumatizante, custará mais uma parte da economia. As mulheres falam e fazem alarde sobre uma "almejada igualdade de direitos", mas, na verdade, elas querem apenas vantagens e nenhum compromisso ou dever. O problema é que os homens são tão estúpidos que aceitam todas as exigências. O poder de atração e a chantagem pela concessão de um "pezinho de cabra".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querem igualdade nada, rapaz... hoje em dia a igualdade que elas querem é só na liberdade com o SEU cartão de credito!!
      A maioria mesmo, de mulheres hoje em dia, se prostituem!! Algumas de forma bem explícita, com anuncios em site e na mao de cafetonas! Outras em forma de "sugar baby', ficando com cada coroa binga murcha, que nunca viram na vida, em troca de 300, 200, 100 conto, e elas dizem que é só um mimo de um homem que sabe agradar uma mulher!! kkkkkkkkkkkkkkkkk
      O interesse é basicamente financeiro x sexual, mas elas não acham que são prostitutas nao!!
      kkkkkkkkkkkk
      Mas tbm, hoje em dia, brasileiro nao tem capacidade pra analisar nada, nem a propria atitude e o que faz com a vida!!
      Rebanho de puta! E são as que mais exigem respeito!!

      Excluir
  8. Prestem bastante atenção e analisem a realidade das relações mundo àfora: liberdades excessivas, muita permissividade, o sexo sendo utilizado para expor as mais condenáveis e nojentas taras dos humanos, ostentação de hábitos bisonhos, violência incontrolável, crueldades, insensibilidade com o sofrimento alheio...
    A destruição da moral, da ética, das tradições, da história, dos bons costumes e da família. A ascenção da maldade, da adoração e do culto ao demônio. A destruição da religiosidade cristã e da crença em Deus. A fórmula para a MAIOR E DERRADEIRA TENTATIVA DAS SEITAS DEMONÍACAS, REPRESENTADAS PELAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS DE ESQUERDA DOMINAREM O PLANETA, ESCRAVIZANDO O POVO, DESTRUINDO NAÇÕES E TODA FORMA DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E JUDICIÁRIA. A IMPLANTAÇÃO DO CAOS E A DOMINAÇÃO DOS HUMANOS PELO ASSECLAS DE BELZEBU. TUDO FOI MUITO BEM PLANEJADO E AS MUDANÇAS FAZEM PARTE DO PROJETO, DESDE A CRIAÇÃO DE VÍRUS ATÉ A DESTRUIÇÃO DAS LEIS PELOS PRÓPRIOS "DEFENSORES DA JUSTIÇA" CAUSANDO A INVERSÃO DE VALORES E TORNANDO A SURREALIDADE UM MUNDO PRESENTE.
    A realidade aí está, tente vive-la... se puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver bolsonarista. O mundo está em transformação constante e, a mulher adquiriu independência financeira e deixou de ser apenas um objeto de prazer e submissas aos homens. As mulheres não querem mais esquentar a barriga no fogão e esfriar no tanque, se curvarem aos caprichos de sujeitos que se acham proprietário da mulher. Por as mulheres estarem se libertando é o motivo de tantos feminicídios no país um dos mais violentos no mundo, contra as mulheres. O Brasil é o quinto que mais matam mulheres no mundo. As mulheres estão apenas se libertando, dessa cultura de domínio.

      Excluir
    2. PRA O DOENTE MENTAL AI, É TUDO CULPA DA ESQUERDA...
      MAS É UM RETARDADO MESMO!! UM INCAPAZ!!
      UM BOZOLÓIDE!!

      Excluir
    3. (09:22) Usas capacete para disfarçar a ausência de massa encefálica?

      Excluir
  9. O homem que se casa hoje tenha certeza de duas coisas:

    - vai ser traído e,

    - perderá todos os seus bens na Vara de "Família" no divórcio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALOU TUDO, AINDA MAIS AQUI EM ITABUNA TERRA DE VAGABUNDA.

      Excluir
  10. Os comentários acima,eu acredito que eles tomaram chifre de touro ♉♉♉,todos frustrados,quando entra com interesse no relacionamento nada dá certo,até no lado profissional.

    ResponderExcluir
  11. A RECEITA É SIMPLES SIGA A CAMINHADA COM JESUS E TENHA CERETEZA QUE NADA VAI TE CONSUMIR POR QUE O FIM DOS TEMPOS JÁ SE APROXIMA E COMO O MESTRE MEMSO DISSE :ORAR E VIGIAR ,FAÇAM ISSO E TERÃO PAZ ATÉ O ULTIMOS DIAS DE SUAS VIDAS AQUI NESSA TERRA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vive no mundo da fantasia de jesus. Quem mais se divorciam são os chamados crentes depois, colocam a culpa no demônio. E outra, não se divorciam para não escandalizar, e passar a mentira que está tudo bem com o casamento, traem os seus parceiros. A maioria dos ditos salvos, são hipócritas.

      Excluir
  12. As mulheres brasileiras são as piores putas do mundo, fode com cada tipo de homem, tudo safada, depravada e não valoriza mais o casamento, fica tudo louca p s separar, pra da o rabo podre pra um ir pra outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode acontecer em qualquer país seu ridículo!! Engraçado que é sempre MULHER NÉ? Até porque o Post fala em “casal” ou seja conjunto e não individualidade! A maioria está se separado porque estão desconstruindo a “família”…
      Antigamente e até hoje,a maioria das mulheres eram traídas e ficavam com monte de filhos em casa cuidando,enquanto isso o cara chegava do trabalho na maioria das vezes bebado e batia na mesmas.Várias e várias coisas que existiram é que hoje a maioria tem a noção disso e preferem se separar.

      Excluir
  13. Mulher não presta não viver solteiro e feliz

    ResponderExcluir
  14. Muita gente precisando de terapia para superar traumas.
    Algum especialista aí? Passa o contato.

    ResponderExcluir
  15. Não existe aborto quando o pai é rico. Mulher quer moleza engravida logo. Desculpe a sinceridade, mas nunca vi homem doido atrás de uma mulher para ter um filho!

    ResponderExcluir
  16. Lir todos os comentários e vir q só quem comentou aí foi muitos vagabundos ou algumas vagabundas que com certeza tem inveja das mulheres que são diferentes delas que se respeita seus maridos são honestas e aos machos safados que só botou as mulheres nos seus comentários quando vcs falarem das mulheres olhem primeiro q existem muitas mulheres direitas casadas que se respeitam e respeita seus maridos muitas trabalha para ajudar e as que não trabalha por motivos de terem seus filhos pequenos para cuidar mais se respeita e respeita seus esposos minha esposa msm no momento não está trabalhando pq temos filhos pequenos e eu não confio q outra pessoa vá cuidar dos filhos como ela q é mãe cuida conheço tbm muitas mulheres solteiras direitas que trabalha para ganhar seu sustento se elas namora é problema delas cada cuide de sua vida e deixem cada um cuidar da sua e vcs que se dizem homens bando de viados q deixa a família em casa para irem ficar com outros machos vcs deveriam se respeitarem e outros mulherengos que não valoriza a esposa na maioria das vezes o casamento acaba por esses motivos e redes sociais a internet em alguns pontos tem muitas coisas boas mais tbm tem muitas outras coisas que leva muitos a destruição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse só vai conhecer de verdade quem é a mãe dos filhos no dia que se separar!! kkkkkkkkk Se contou segredos então, tomou nou kou!! kkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Perfeito seu comentário só falou a verdade

      Excluir
  17. O PIOR CASAMENTO É O QUE DÁ CERTO,!!!!

    ResponderExcluir