quarta-feira, 13 de abril de 2022

Deputados aprovam mudanças no Prouni

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12) a Medida Provisória 1075/21, que muda as regras do Programa Universidade para Todos (Prouni), permitindo a oferta de bolsas pelas faculdades privadas participantes a alunos vindos de escolas particulares sem bolsa. A matéria será enviada ao Senado.

O Prouni foi criado em 2005 e prevê a oferta de bolsas de estudos para estudantes de graduação em faculdades privadas em troca da isenção de tributos (IRPJ, CSLL e PIS/Cofins).

Atualmente, o público-alvo são estudantes que tenham cursado o ensino médio todo em escola pública ou com bolsa integral em instituição privada. A regra de renda continua a mesma: bolsa integral para quem tem renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo e bolsa parcial para aqueles com renda de até três salários.

A mudança valerá a partir de julho de 2022 e estabelece uma ordem de classificação para a distribuição das bolsas, mantendo a prioridade para os egressos do ensino público.

Cotistas

Outra mudança com vigência a partir de julho de 2022 é a separação das bolsas reservadas para as cotas destinadas a pessoas com deficiência, indígenas ou pardos.

Mais de uma bolsa

A MP 1075/21 incorpora na Lei 11.096/05 regras do regulamento (Decreto 5.493/05) para impedir legalmente que um mesmo aluno tenha mais de uma bolsa do Prouni ou uma bolsa pelo programa enquanto cursa instituição pública e gratuita de ensino superior.

O aluno que já tem um financiamento parcial pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderá contar com bolsa do Prouni para complementar o pagamento somente se for para o mesmo curso, turno, local de oferta e instituição participante de ambos os programas.

Bolsas adicionais

A MP permite ainda às faculdades privadas, com fins lucrativos ou sem fins lucrativos não beneficentes, oferecerem bolsas de estudos (integrais e parciais de 50%) em quantidade adicional àquela prevista no termo de adesão.

Penalidades

Quanto às penalidades para as instituições que descumprirem regras do programa, a medida cria uma sanção intermediária, a suspensão da participação no programa por até três processos seletivos regulares.

4 comentários:

  1. PORQUE NÃO ABRIRAM NOVAS UNIVERSIDADES ???


    ESSA JOGADA DO BOZO GENOCIDA RACHADINHA SÓ FERROU O POBRE.


    O POBRE NÃO TERÁ MAIS A UNIVERSIDADE.


    TOMA


    FILHO DA CLASSE MÉDIA E ALTA, DE ESCOLA PARTICULAR VAI TOMAR A VAGA DO POVRE.


    TOMA


    PORQUE NÃO CRIOU, ABRIU NOVAS UNIVERSIDADES ???


    TOMA POBRE SAFADO. TEU FILHO SE LASCOU. BOM PARA O RICO.


    ResponderExcluir
  2. Agora pobre lascado que está em divida e que nem dinheiro para pagar as mensalidades toma no c***, porque não criam lei para amortizar as dividas de quem não tem como pagar? so facilita para quem já tem. quem tem condiçoes de pagar mensalidades particulares tem recursos!

    ResponderExcluir
  3. Agora q a gnt não consegue a bolsa mesmo

    ResponderExcluir
  4. O pobre precisa se lascar mais para aprender! O filho do pastor arrombado estuda em escola privada e fiel iludido vai morrer analfabeto.

    ResponderExcluir