terça-feira, 12 de abril de 2022

Ilhéus: cidade baiana se destaca no empreendedorismo e incentivo à indústria

Geografia privilegiada e natureza exuberante. Por muitos anos Ilhéus foi lembrada apenas pelo saudosismo das obras de Jorge Amado e pelo ciclo virtuoso da lavoura cacaueira do século passado. Porém, muito além dos aspectos físicos, a cidade se tornou referência em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, ancorada no debate de pautas voltadas à atração de importantes investimentos.

Segundo informações da plataforma Radar Sebrae, Ilhéus está entre os dez municípios do interior da Bahia que oferecem ambiente propício para abertura e estabelecimento de novos empreendimentos. O prefeito Mário Alexandre atribui o resultado ao trabalho realizado nos últimos cinco anos, com foco na política adotada pelo Executivo para alavancar a atividade turística, científica e comercial.

“A gente fica extremamente feliz, porque o reconhecimento é fruto da luta e do comprometimento com o desenvolvimento social e econômico de Ilhéus. Então, nosso papel é apoiar empreendedores que queiram desenvolver seus negócios no município. Isso tudo aquece a economia, com geração de emprego, renda e melhoria das condições de vida da população. A nossa cidade tem se tornado a cada dia modelo de planejamento e sustentabilidade”, enfatizou o gestor.

Dentro do rol se destacam o Porto Sul, os setores da construção civil, de serviços e logística, bem como o pacote de incentivos fiscais destinados à atividade industrial e tecnológica, desenvolvida pelas entidades públicas e privadas estabelecidas na cidade.

A construção do modal amplia o corredor logístico e abre o leque de oportunidades, a fim de que a região volte à posição de destaque no cenário baiano.

Ademais, o Município lançou recentemente o projeto “Produzir Mais Cacau”, com o objetivo de definir estratégias, aumentar o rendimento das plantações e alavancar a rentabilidade da lavoura. O levantamento no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), incluídos os dados de dezembro de 2021, registrou 27.318 empregos formais, somados à criação de 666 novas empresas no mesmo ano, segundo informações da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb).

O saldo positivo confirma que Ilhéus é a cidade que mais cresce no interior da Bahia. Mesmo diante do cenário de pandemia, a terra do cacau e do chocolate conseguiu driblar os efeitos da crise e se manter na categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023, sendo a única cidade da Costa do Cacau a ocupar a posição.

A classificação, conferida pelo Ministério do Turismo (MTur) desde 2019, possibilita ao município buscar investimentos junto ao governo federal para melhoria dos pontos históricos, além de pleitear apoio a eventos voltados ao incremento do fluxo turístico.

11 comentários:

  1. O município de Ilhéus só tem boniteza mas quando você parte para outros bairros ou seja para a zona norte vocês vão conhecer o que as pessoas passam naquela localidade assim como ponta da tulha mamoã e entre outros distritos

    ResponderExcluir
  2. O prefeito Mário Alexandre só faz as coisas bonitas para o centro da cidade e quanto isso os distritos e a sede do município estão acabado moradores sofrendo com falta de saneamento básico como é que a pessoa paga IPTU desse jeito o cara não faz nada pelo município

    ResponderExcluir
  3. O único destaque que vemos em Ilhéus, é lixo pra todo lado, a cidade toda esburaca e sujeira pra todo lado,igual aqui em Itabuna, tambem o povo so elege prefeito mala sem alça.

    ResponderExcluir
  4. Itabuna tá levada as traças cheia de buracos Te nas principais vias da cidade,enquanto isso prefeito só se preocupa com praças...

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso Itabuna assiste ilhéus crescer

    ResponderExcluir
  6. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Essa foi boa

    ResponderExcluir
  7. Aki em ilhéus..tudo caro
    Buzú demora muito...terminal sem banheiro e bancos pra sentar
    Av ..sul nem cobertura tem...
    Esgoto estourado nos bairros
    Vamos ver essa política.

    ResponderExcluir
  8. Aqui no bairro onde eu moro em Ilhéus o esgoto passa na minha porta. Uma falta de respeito do prefeito e d embasa. E ainda tem um morador aqui no bairro que trabalha na embasa e o esgoto passa na porta dele.

    ResponderExcluir
  9. Será que estão falando de Ilhéus mesmo? Não consigo ver aonde está esse crescimento que a matéria se refere.

    ResponderExcluir
  10. Cidade linda demais. A natureza é forte na presença em Ilhéus, a brisa, o mar.Pena que não tá bem tratada.

    ResponderExcluir
  11. O norte de ilhéus são várias praias limpa e esso é fato,Mas o safado do prefeito não dá atenção esse vacilão comedia.

    ResponderExcluir