segunda-feira, 11 de abril de 2022

Itabuna: ações educativas nas escolas orientam sobre riscos dos caramujos africanos

A presença de caramujos africanos no meio ambiente e nas residências, tem gerado denúncias à Secretaria Municipal de Saúde. Para esclarecer a comunidade de Itabuna sobre os riscos que o molusco oferece, a Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) da vai realizar ações educativas e de orientação nas escolas com crianças de até seis anos de idade.

De acordo com a diretora de Controle de Zoonoses, Ellen Glaicer Lima dos Santos, o aumento das chuvas e o tempo quente favorecem a multiplicação destes moluscos. Ela explica que, além das doenças que pode transmitir, o caramujo ataca e destrói plantações.

“A ingestão ou simples manipulação dos  caramujos africanos vivos pode causar a contaminação por vermes que são encontrados na secreção,  podendo contaminar frutas, verduras, etc.”, alerta. Na quarta-feira passada, por exemplo, houve uma denúncia da presença dos moluscos em uma casa na Rua Bela Vista, no Bairro Conceição.

“Por isso, é fundamental  manter os quintais limpos, sem entulho ou acúmulo de lixo, folhagens mortas, restos de alimentos, etc.”, disse Ellen Glaicer.  A médica  veterinária esclarece ainda que os vermes da secreção do caramujo podem causar uma meningoencefalite parasitária humana, o que provoca distúrbios do sistema nervoso,  verminose ou  perfuração intestinal e hemorragia no abdome.

“As pessoas precisam evitar a manipulação dos caramujos sem proteção nas mãos. Além disso, devem lavar bem frutas e hortaliças e fazer o controle ambiental”, orienta a diretora do DCZ.

3 comentários:

  1. "hemorragia no abdome". Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. O Carlos Silva fim de linha do são Caetano Ruas são Leopoldo partes altas é infestado desses bichos os quintas úmidos tão cheio, a gente liga pro zoonoses e nada,
    Só balelas.

    ResponderExcluir
  3. Tem que distribuir um.veneno para matar esse bichos nojentos . Não adianta ficar limpando quintal se o bicho acha diversos lugares pra se hospedar

    ResponderExcluir