terça-feira, 12 de abril de 2022

Moradores do Tapera em Ilhéus fazem apelo por melhorias na ladeira de acesso ao bairro

Nesta terça-feira (12), o Verdinho Itabuna recebeu denúncia de moradores do bairro Tapera, em Ilhéus, acerca de diversos problemas estruturais na ladeira de acesso ao bairro, que há quase duas décadas prejudicam diretamente a população que ali vive. 

Confira, na íntegra, nota enviada ao Verdinho Itabuna.

Idignados com a insensibilidade e desprezo do poder público, por um pleito que já dura 17 anos, os moradores do bairro da Tapera, em Ilhéus, vêm sofrendo ao longo de quase duas décadas por uma simples reforma na ladeira que dá acesso ao bairro.

Durante todos esses anos, moradores fizeram vários abaixo-assinados, no intuito de conseguir apoio dos vereadores, para que fosse feita a manutenção na referida ladeira.

Por conta da ausência e desprezo dos gestores, ao longo dos anos, a situação só piorou.  E, a outra ladeira que dá acesso ao bairro, que fica no bairro do Malhado (Ladeira da Conceição) quando chove, os carros não  conseguem subir, pois, os paralelepípedos velhos e gastos, fazem os carros patinarem, colocando em risco motoristas e moradores daquela localidade.

Muitos buracos, infiltrações, construções irregulares e outras coisas, resultou no processo de desgaste desses equipamentos.

Com as fortes chuvas que caíram no início deste ano, alguns trechos deslizaram, invadindo casas, e colocando moradores em perigo de vida.

Para todas as reivindicações, feitas por nós moradores, sempre ouvíamos a mesma desculpa, temos um projeto de reforma, mas, aguardamos verba do Ministério das Cidades para atender aos senhores. 

Acontece, que tal projeto nunca existiu, e que a prática da inverdade e enganação perdurou por todos esses anos.

Em uma entrevista a um programa de rádio de Ilhéus, o Secretário de Obras, o Senhor Átila Dócio, demonstrando o mesmo desprezo e falta de conhecimento, dos inúmeros problemas da sua pasta, disse ao entrevistador, que os moradores estavam exagerando nas reclamações, pois, o bairro tinha no máximo dez carros. 

Diante de tal postura, que ao nosso ver, é imprópria para quem se coloca a serviço de um povo, e muito bem remunerado é por isso,  nós decidimos junto aos órgãos de imprensa, que não têm acordo com o poder público, manifestar a nossa indignação e repúdio às palavras, atitudes e descaso, que sem exagero, é a pior equipe de secretários que a cidade de Ilhéus teve o  desprazer de lidar, que viemos ao seu encontro, para que, junto ao grande número de seguidores,  possamos levar ao conhecimento de toda a sociedade ilheense, que qualquer obra de médio ou grande porte, precise de verba do Estado ou Governo Federal, uma vez que o Município não tem verba nem para tapar os milhares de buracos e esgotos das ruas da cidade.

Por conta da ação isolada do Vereador Éder Júnior, foi feita a catagem dos buracos, e colocado borras de asfalto, atitude esta, que impediu que vidas fossem perdidas durante às fortes chuvas.

Contamos com a sua colaboração e sucesso desse valoroso instrumento de comunicação, que sem distinção ou preferência política, tem levado a verdade aos quatro cantos do nosso Estado.

Cordiais saudações.


WhatsApp do Verdinho Itabuna: (73) 98833-6510.

Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!

47 comentários:

  1. Moro aqui há 20 anos e nunca fizeram nada por esse bairro, esperamos q agora vejam q não é brincadeira não, se a outra ladeira for interditada não teremos + acesso as nossas casas, obrigado blog do verdinho

    ResponderExcluir
  2. Moro aqui nesse bairro há 20 anos, e não vi até hj nenhuma reforma nas ladeiras, tomara q com essa denuncia o poder público nos ajude

    No momento só temos a ladeira da Conceição q por sinal não vai bem TB, obrigado ao blog verdinho por nós ajudar nessa empreitada, abraço

    ResponderExcluir
  3. Não se preocupem. Logo a ladeira estará consertada porque o prefeito vai ter que pedir votos. Inclusive hj foi assinado convênio para fechamento da segunda etapa do canal do Malhado e no projeto tem um teleférico, elevadores panorâmicos e até escadas rolantes para compensar o descaso com os moradores da região.

    ResponderExcluir
  4. Agora eu pergunto só pq tem 10 carros na ladeira as pessoas são obrigadas a subirem andando? Quer dizer que a pessoa não pode pegar um Uber? O ônibus que fazia essa rota eles aproveitaram a pandemia e tiraram... É muito safado esse Átila viu. Esse descarado fica sugando o dinheiro da prefeitura mas não tem competência pra fazer nada pq é um burro.

    ResponderExcluir
  5. Esta situação critica das duas ladeiras que dão acesso ao bairro Tapera os moradores de ka ja convicemos a quase 20 anos falta de sensibilidade dis podetes públicos responsáveis, germstores das obras do nosso município. As verbas chegam anos e mais anos e nunca vemos a situação das duas ladeiras mudarem e receber as devidas reformas e pavimentação e tapa buracos que precisam urgentemente. A ladeira que dá acesso a Av Itabuna teve a pavimentação destruída com as fortes chuvas até teve em ilheus em dezembro.O prefeito recebeu verbas para o município e até hoje não vemos a cor deste dinheiro investido na reforma desta ladeira e a outra a da Conceição que é pavimentada com paralelepípedos e que qualquer chuva os carros não sobem terminam derrapando. Até quando Marcão vamos continuar vivendo nestas condições e os moradores prejudicados dia a dia .

    ResponderExcluir
  6. Quando estiver próximo das eleições eles vão querer subir a Tapera pra pedir voto, há ha quodado se estiver chovendo, porque o carro não sobe vão patinar até umas horas, aí vcs vão ver a dificuldade nossa.

    ResponderExcluir
  7. A conta do IPTU chega todo ano, administração incompetente, um verdadeiro descaso com a população, subam aqui vagabundos, para pedir voto.

    ResponderExcluir
  8. Sou morador da Tapera, só pra lembrar
    Aqui nos temos 2 acessos e 1 não funciona + estamos com medo do outro q está a beira de ficar interditado tb
    O Pacheco q é outro auto ao lado tem 4 acessos, 2 ficaram interditados + a prefeitura já consertou, então eles estão com 4 acessos dinovo, kkkk é piada isso
    Lá eles são melhores q nós, as eleições vem aí,aqui na Tapera moram muitos eleitores viu

    ResponderExcluir
  9. cade o prefeito , ele só enxerga o

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao Verdinho pela importante matéria publicada sobre a realidade vivenciada pelos moradores da Tapera.
    Aqui só aparece políticos em época de campanha, fora isso, somos nós moradores que mantemos as ruas sinalizadas, consertamos buracos, pintamos meio fio, podamos árvores, fazemos jardins, entre outras coisas. Mas, o IPTU é religiosamente cobrado.
    Até a linha de ônibus (microônibus) foi retirada, desde o início da pandemia, e não mais retornou.
    Temos crianças que precisam ir para escolas, idosos que precisam de cuidados médicos, cidadãos que precisam deslocar para seus trabalhos.
    Nada disso tem força de quebrar Andreza e o desprezo, como bem disse o texto, a pior equipe de secretários que esta cidade já teve, como também, salvo raríssimas excessões, o pior legislativo que já tivemos. Todos paparicaríeis do chefe de executivo, pois efetivamente, em nada tem contribuído para resolver os problemas dos munícipes.
    Esperamos que no período das eleições, não apareçam por aqui.

    ResponderExcluir
  11. Realmente é vergonhosa a postura da Prefeitura local. Um total descaso com os moradores da Tapera que há anos sofrem com essa situação. Ambas ladeiras estão danificadas e nos dias chuvosos subir a ladeira da Conceição, única trafegável, é um verdadeiro Calvário. Um gestor público que ciente desta situação, permanece em silêncio ou faz vista grossa, não merece e ainda não entendeu a importância do cargo que ocupa.

    ResponderExcluir
  12. Realmente é vergonhosa a postura da Prefeitura local. Um total descaso com os moradores da Tapera que há anos sofrem com essa situação. Ambas ladeiras estão danificadas e nos dias chuvosos subir a ladeira da Conceição, única trafegável, é um verdadeiro Calvário. Um gestor público que ciente desta situação, permanece em silêncio ou faz vista grossa, não merece e ainda não entendeu a importância do cargo que ocupa.

    ResponderExcluir
  13. Famílias foram prejudicadas e ainda estão com o barro q desceu da encosta , estão esperando o quê , ter vidas ceifadas com esse descaso

    ResponderExcluir
  14. Esse Átila mostra ter total desconhecimento da cidade da qual ele é secretário, incompetência a gente vê por aqui.

    ResponderExcluir
  15. Até agora ninguém apareceu p dar suporte às famílias q tiveram prejuízo com esse deslizamento de terra dessa ladeira

    ResponderExcluir
  16. Colocar esse animal desse prefeito pra subir a ladeira da Conceição em um dia de chuva, pra ele ver o que os moradores daqui passam, muitas vezes tem que deixar o carro e subir a pé

    ResponderExcluir
  17. Não tem projeto...ok! Então arrajem um jeito de consertar a ladeira da Conceição. Porque daqui a pouco começam as chuvas e aí como ficaremos? Agora se algum de vocês morassem aqui, com certeza já teriam providenciado ajeitar, como fizeram em determinados bairros.

    ResponderExcluir
  18. Vamos parar a Av itabuna , p enxergarem o descaso dessa ladeira !!!!

    ResponderExcluir
  19. Eleições vem ai !!!!

    ResponderExcluir
  20. Esse pessoal aí de cima deveria deixar de pagar o IPTU, recebem um serviço precário da prefeitura, esses dias podaram as árvores e deixaram o entulho na praça, os moradores tiveram que fazer a limpeza, de brinde na mesma empreitada derrubaram o poste de iluminação e o mesmo está lá jogado no local até hoje, tudo as escuras na quadra.

    ResponderExcluir
  21. Pra agravar o problema a única ladeira que, atualmente, dá acesso a Tapera encontra-se sem manutenção.

    ResponderExcluir
  22. Lamentável!
    Já se passam 6 meses e o local permanece isolado.
    Será que vão esperar fazer aniversário?

    ResponderExcluir
  23. Aqui nem transporte escolar tá subindo. Os pais têm que descer a ladeira para deixar os filhos para pegar a van e buscar para também subir andando, um verdadeiro descaso com o cidadão pagador de imposto.

    ResponderExcluir
  24. Ninguém suporta mais esse descaso com os moradores da tapera 5 meses da ladeira interditada com idosos mães tendo que dercer á ladeira pra levar o filho pro transporte pegar pq o carro não soube será que vai precisar ter vítimas fatal pra resolver isso cadê o prefeito dessa cidade

    ResponderExcluir
  25. Moro no Alto da Tapera, tem apenas 30 anos e desde sempre nunca soube que por aqui só tivesse 10 carros. Mas independente da quantidade temos direito a um acesso digno aos nossos lares. No entanto, este nos foi retirado quando durante a pandemia retiraram o ônibus, em seguida uma tragédia anuncia9óda que por pouco não virou números numa estatística, impedindo o acesso por uma das ladeiras e a outra está um horror. Difícil acesso, muitos buracos e logo estaremos sem acesso algum. Uma vergonha!

    ResponderExcluir
  26. É uma vergonha o que os moradores passam naquela localidade.

    ResponderExcluir
  27. Moro aqui a quase 20 anos e com a chuva de 09/12 minha casa e a de minha vizinha foram afetadas, a defesa civil veio tirou fotos, pegou cópia de documentos e nada fizeram até hoje. A minha casa além de perder tudo até a parede foi quebrada, estou fora de casa com minha família desde então, conseguimos tirar o barro do fundo da casa e de dentro de casa com mutirão que fizemos com amigos e familiares, a coleta do barro na rua foi feita com o apoio do vereador Gurita. E hoje ainda temos barro para tirar e temos que nos virar para fazê-lo. A única coisa que queremos é a contenção nos quintais da Dorneles Vargas que dá para a ladeira e a manutenção da ladeira para impedir as infiltrações das chuvas e podermos viver em paz.

    ResponderExcluir
  28. E vergonhoso a falta de ação do poder executivo municipal.
    Além d falta de ação alega falta de recursos......

    ResponderExcluir
  29. Ô Malão já paguei o meu IPTU, faça valer os nossos tributos e converta o dinheiro em benefício para população.

    ResponderExcluir
  30. Quando a encosta descer e matar o povo que mora em baixo, não digam que não foram avisados,

    ResponderExcluir
  31. Se fosse só aí aqui na Ilhéus 2 não falamos mais vamos fazer protestos pq as ruas sem encaçoes tudo cheios de buracos quando sem falar q os carros não vai na porta pq não pode passar mesmo tando fazendo sol pq as ruas tá tudo de boracos abertos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd aqui na Ilhéus 2 em todos os caminhos estão todos cheios de buracos aqui no caminho 24 tá feio até pra se passar a pé que carro não passa tem q deixar na entrada da rua pq não vai na porta não falando um monte de casas velhas abandonadas q a prefeitura poderia tomar uma providência

      Excluir
  32. Bom dia,passando aqui para lembrar os nossos governantes,da cidade de Ilhéus Bahia,fazer um a pelo, peço encarecidamente!!!a nosso prefeito Mário Alexandre, olhe pelos moradores da tapera!!!!

    ResponderExcluir
  33. Um verdadeiro descaso por parte da prefeitura de ilhéus, estamos esperando a anos por essa reforma e nada. A única resposta foi essa desse tal secretário falando o que não sabe! Nós moradores merecemos respeito. Agradecemos ao Verdinho Itabuna por ouvir nosso apelo 👏🏻

    ResponderExcluir
  34. Sinceramente eu gostaria de entender o que acontece com todos que entram nesse covil! Gente, são questões simples, básicas que são ignoradas até que aconteça algo grave e aí vem lamentações, não deles mas da sociedade É urgente e necessário que se faça algo por esses moradores, algo estudado e com alto índice de proteção pois em ambas as ladeiras existe centenas de casas desprotegidas nos despenhadeiro que segue as duas. Um buraco na rua numa avenida principal em Ilhéus leva anos pra se fechar, esse povo corre riscos, os moradores correm riscos e ninguém toma providência cabível. Pelo amor de Deus.... Tirem os olhos dos próprios umbigos e realizem a obra, façam a mudança necessária. Vcs e todos que entram nesse mundo são uma vergonha.

    ResponderExcluir
  35. Palhaçada! Falar q só tem 10 carros , essa informação foi de mil novecentos e quanto? E mesmo q fosse onde fica nosso direito d ir e vir , o urbanismo é só nas vias q interessam essa corja d ladrão

    ResponderExcluir
  36. Sou morador da tapera, e já tá fazendo uns 5 meses que tá interditada a ladeira que liga o malhado a av itabuna e até agora o prefeito não tomou nenhuma atitude pra consertar. Isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  37. Sou morador da tapera, e já tá fazendo uns 5 meses que tá interditada a ladeira que liga o malhado a av itabuna e até agora o prefeito não tomou nenhuma atitude pra consertar. Isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  38. Sou morador da tapera, e já tá fazendo uns 5 meses que tá interditada a ladeira que liga o malhado a av itabuna e até agora o prefeito não tomou nenhuma atitude pra consertar. Isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  39. É lamentável a situação do bairro. Um descaso absoluto.

    ResponderExcluir
  40. A situação da Tapera é o retrato do descaso e completa desassistência com que essa prefeitura tem gerido nosso município. Além da ladeira interditada em decorrência do deslizamento de terra, temos outro ponto do bairro, em frente a quadra, em que um barranco enorme cedeu arrastando arvores e terra para as ruas do malhado, abrindo uma cratera no morro. Apesar de acionarmos a defesa civil inúmeras vezes, ninguém apareceu para avaliar a situação. Esse deslizamento foi agravado pois é o local que a comunidade que reside na área de entorno do morro da Tapera, acesso pela quadra, lança, diariamente, o lixo produzido em suas residências. Um serviço básico e essencial de uma gestão pública, que é a coleta de lixo, não é feita pela prefeitura a anos e a alegação é que o caminhão não tem mais acesso àquela comunidade. No entanto, por que o carro utilitário usado como apoio na coleta de lixo na avenida Soares Lopes, "área nobre", não pode subir um morro e atender também aqueles ilheenses? Lamentavelmente NADA será feito, pois Ilhéus, a muito, não é administrada com base em projetos políticos reais de gestão pública! Triste cidade que agoniza mais a cada gestão... triste povo que vive a mercê de políticos preocupados em legislar para seus próprios umbigos!!

    ResponderExcluir
  41. Fica ai seus viados políticos sujos venha pra cá mentir na taperá agente já está e cheio de ódio vocês venham aqui fazer política agora tragam a polícia junto com vocês agente vai meter e bala em vocês cambada de desgraça

    ResponderExcluir
  42. Morei na Tapera por 18 anos. Inúmeras vezes nós moradores nos portamos à Administração Publica, requerendo que alguma providência fosse tomada acerca desta ladeira. Uma tragédia anunciada há anos e nunca obtivemos respostas. Um absurdo o descaso com o cidadão, com sua vida, saúde e bem-estar. Vão esperar a situação da ladeira piorar e, infelizmente, podendo causar até morte, para depois argumentarem que não sabiam da situação e que nada poderiam fazer por falta de rescisão. Isso tudo, na verdade, não passa de falta de interesse político, por não se tratar de uma obra com grande visibilidade para angariar votos. Minha família ainda reside no bairro e me preocupo muito com eles. O ônibus, quando transitava por ela, chegava a entortar, em razão de boa parte da ladeira já ter apresentado sinais de que estava cedendo. O povo ilheense merece respeito e uma Administração Publica eficiente.

    ResponderExcluir
  43. Isso é nome de Bairro.
    Eis o resultado.

    ResponderExcluir
  44. A questão das ladeiras, que dão acesso a Tapera, é um problema que só se agrava cada vez mais. Infelizmente, não temos ações públicas que, efetivamente, resolvam a questão. Perguntamos aos gestores públicos: até quando ficaremos nesta situação?

    ResponderExcluir
  45. Por isso que tem 3 casas vendendo e 2 alugando.....

    ResponderExcluir
  46. Hj, segunda, choveu o dia todo e as cenas na ladeira da
    Conceição se repetiam, carros que não conseguiram subir, carros deslizando, carros subindo de ré.
    A situação está complicada e temos funcionários da prefeitura morando no bairro.

    ResponderExcluir