quarta-feira, 13 de abril de 2022

Pesquisa aponta aumento das denúncias contra discursos de ódio na internet em anos eleitorais no Brasil

Um levantamento feito pela Safernet Brasil, associação civil que atua no combate aos crimes virtuais e violação dos Direitos Humanos na internet, apontou aumento de denúncias contra discursos de ódio no Brasil, no ambiente virtual. Os dados levantados neste mês de abril são de 2020 e 2018 e fazem comparativo com os anos que antecederam as últimas eleições municipais e presidenciais.

A Safernet recebe denúncias de 10 crimes contra os direitos humanos praticados com uso da internet. Os números mostraram que dos sete crimes que envolvem discurso de ódio que chegaram à Central Nacional de Denúncias, seis tiveram maior prevalência nos anos de eleições, em relação aos anos anteriores.

Entre os problemas apontados, estão racismo, LGBTfobia, xenofobia, neonazismo, misoginia e apologia a crimes contra a vida. Apenas casos de intolerância religiosa não seguiram o mesmo padrão. Os casos podem ser denunciados no site da Safernet, através do link.

Crescimento do discurso de ódio nas eleições

Para a Safernet os indicadores apontam que as eleições tornaram-se, nos últimos anos, um campo fértil para o discurso de ódio, que desde 2018 têm registrado aumento no período eleitoral.

Em 2020, racismo e xenofobia registraram mais do que o dobro de denúncias em relação à 2019. Já as denúncias de neonazismo tiveram um crescimento de 840,7% em relação ao ano anterior. Em 2018, misoginia, xenofobia e neonazismo tiveram os maiores percentuais de crescimento.

Educação contra a barbárie

Para a Safernet, a repressão penal a esse tipo de delito deve ser associada a promoção de ações educacionais com foco na diversidade. Por isso, na terça-feira (12), a associação civil lançou a segunda edição do SaferLab, laboratório de ideias que apoia o protagonismo jovem na criação de conteúdos sobre direitos humanos para tornar a internet um lugar melhor - com mais diálogo e respeito.

Dez jovens criadores das cinco regiões do país contarão com mentorias, workshops e bolsas, para criar narrativas contrárias ao discurso de ódio. O lançamento foi marcado por uma live, transmitida no canal da Safernet na internet, que reuniu ativistas, pesquisadores e autoridades que estão na linha de frente do combate à intolerância.

Entre os participantes, estão a professora Lola Aronovich, da Universidade Federal do Ceará, Marcelle Decothé, do Instituto Marielle Franco, a Procuradora Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Neide Cardoso, e Juliano Cappi, doutor pela PUC-SP, com pesquisa sobre o discurso de ódio. Os quatro discutiram como esse tipo de narrativa tem crescido no Brasil desde 2018 e como essas mensagens afetam as pessoas na época de eleições.

17 comentários:

  1. VAMOS DERROTAR BOLZONARO E SEUS DEMÔNIOS ????????

    ResponderExcluir
  2. Discurso de ódio é essa esquerdalha imoral, contra a família e os bons costumes de uma sociedade saudável e tradicional. Bolsonaro na funça desses canhotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bocado de ladrão disfarçado de cidadão de bem, é evangélicos é empresários e outros que se camuflam e fazem coisas erradas e depois põe o nome de Deus em vão

      Excluir
    2. Hipocrisia. Família religiosa em que: marido trai a esposa, que trai o marido, a irmânzinha dá uma de santa mas pratica aborto clandestino, pastores ladrões e pedófilos e envolvidos em propinas no FNDE Que Zeus nos livre dessas famílias tradicionais.

      Excluir
    3. Vc inverteu. PT não tem discurso de ódio. O discurso de ódio vem daqueles que já tem a certeza da derrota nas urnas, agora em 2022. Lula, é a esperança desse povo sofrido pelos descasos nesse governo.

      Excluir
  3. O que existe são os bolsominios, que são eles policiais e militares que ficam botando terror em redes sociais.

    ResponderExcluir
  4. EXISTE DOIS GRUPOS DE IDIOTAS FANÁTICOS,UM DO LADRÃO LULA,O OUTRO DO ENGANA TROUXAS BOZÓ
    SÓ VIVEM BRIGANDO E SE DESQUALIFICANDO,
    ENQUANTO AS FAMÍLIAS DELES FICSM CADA VEZ MAIS RICAS, E OS OTÁRIOS ACREDITANDO QUE SÃO DIREITOS, COMO SE FIZ TODO CASTIGO PRA CORNO É POUCO.

    ResponderExcluir
  5. O MAIS ENGRAÇADO DE TUDO ISSO É VER QUE O BRASILEIRO SE MATA POR UM POLÍTICO, LUTA POR ELE E NÃO TEM A MESMA FORÇA PRA LUTAR POR DIREITOS E POR MELHORIAS ! TEM SEMPRE QUE CORRER ATRÁS DE QUEM VAI RESOLVER APENAS OS PRÓPRIOS PROBLEMAS E MAQUIAR O QUE PRECISA SER RESOLVIDO !!! FICA A DICA

    ResponderExcluir
  6. SEM AS MENTIRAS E OS DISCURSOS DE ÓDIO O BOLSONARO NÃO SE ELEGERIA NEM A SÍNDICO DE PRÉDIO. ESSE FANTOCHE NUNCA GOVERNOU, ENTREGOU OS ORÇAMENTOS AO CENTRÃO, QUE ELE TANTO CRITICOU NA CAMPANHA PARA SE ELEGER. O TOMA LÁ DÁ CÁ NUNCA FOI TÃO ESCANCARADO COMO COM O BOZO.

    ResponderExcluir
  7. O LEITE CONDENSADO, AS PICANHAS, AS LAGOSTAS, O BOTOX, O VIÁGRA, AS PROTESES PENIANAS. O NOSSO EXÉRCITO DE COME E DORME,NUNCA ANOS DEU TANTO ORGULHO. E AINDA DIZEM QUE NA DITADURA NÃO TINHA CORRUPÇÃO, CLARO QUE NÃO, QUEM ERA LOUCO DE INVESTIGAR OU DENUNCIAR?

    ResponderExcluir
  8. Não adianta colocar Pesquisa falsa, tirar um bandido da cadeia #BOLSONARO2202

    ResponderExcluir
  9. Bolsonaro vai ganhar E muitos esquerdista vai morar na venezuela ou então em cuba vcs que gosta de ladrão vai pra lá

    ResponderExcluir
  10. gente da gente. .acho que essa ditadura ta indo longe de mais, maioria dos políticos são safados. só lembra do povo no dia do voto, então por que não criticar esses safados..

    ResponderExcluir
  11. Vc do comentário das 12:52, deixa de ser baitola! Se declara logo; na verdade tu é um desses dois que tu citou, zé ruela. Fica se escondendo aí atrás kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Bolsonaro vai de tanto ser caluniado

    ResponderExcluir
  13. Se tivessem ocupados com alguma coisa útil não estariam se pegando na Net, portanto, Bolsonaro2022!

    ResponderExcluir