quinta-feira, 28 de abril de 2022

Prefeitura de Itabuna reúne proprietários de bares e restaurantes para reordenamento

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 27,  proprietário de bares e restaurantes, na sede da subsecção da OAB – Itabuna, com o objetivo de dialogar sobre a necessidade de reordenamento do setor. 

A medida segue a mesma linha de um encontro realizado na segunda-feira passada com vendedores ambulantes que trabalham com o comércio de alimentos para que a Prefeitura de Itabuna atenda à recomendação do Ministério Público estadual.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, responsável pela coordenação das ações, informou que a recomendação do MP-BA foi formalizada por meio da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da  Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). “Por etapas, em meio ao diálogo, vamos resolvendo os problemas até conseguirmos atender as recomendações do MP”, comentou.

 O titular da SESOP explicou que atendendo a uma determinação do prefeito Augusto Castro, o diálogo tem sido exercitado desde o primeiro momento, aliado à cautela e bom senso. “Todas as recomendações ministeriais têm como base o Código de Postura do Município, cuja última atualização se deu em 2013, justamente para ordenar as relações e comportamentos sociais”, informou.

Entre os principais problemas relativos às atividades de bares e restaurantes que precisam ser fiscalizados e corrigidos, segundo o Secretário Humberto Matos, estão a perturbação do sossego público (Art. 127)  e uso de mesas e cadeiras em passeios, ruas e praças (Art. 151) do Código de Posturas. Além disso, também há desrespeito à Lei Ambiental (som abusivo).

O segmento esteve representado pela Associação dos Bares e Restaurantes de Itabuna. Muito atentos às recomendações, todos os  empresários tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas. Segundo informou o secretário, agora cada caso será avaliado para que sejam identificadas as necessidades de correções e adequações da atividade diária à legislação.

21 comentários:

  1. Está precisando urgentemente colocar ordens nessa bagunça.
    venham conhecer a antiga avenida kened, fizeram reurbanização de BARES, com cadeiras e mesas nas calçadas, que o pedestres precisam irem pra o meio da avenida pra poderem passar. Séria bom o prefeito dar uma passadinha a noite, de domingo a domingo, sem fechar os olhos e tampar os ouvidos pra ver a opinião dele seria a mesma.
    já fizemos diversas reclamações e nada de resolverem , som alto, gritaria, ultrapassando o horario de 01:00 da manhã ,com bateria, violão e palco e caixas de som, montados encima da calçada, brigas constantes.
    O RUBENS BAR E QUE DOMINA A CALCADA TODA, DE PONTA A PONTA DA QUADRA.
    O proprietário do Rubens bar, não está nem ai, parece que ele é o dono do pedaço, dizem que por ser irmão de um policial, faz o que quer, manda e desmanda.
    seria bom investigar, sondar e pegar no contra pé e multar com gosto e enquadrar ,recolher os equipamentos, embora a maioria do som é dos cantores que ele contrata. O absurdo que é de domingo a domingo, como mencionei anteriormente.
    É só aplicar a lei e esta tudo resolvido e poderemos descansar e dormir sono tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem Humberto Matos nem o prefeito Augusto Castro vai fazer nada com Rubens bar pq o policial dono do bar é um dos segurança do prefeito não é atoa q a reforma da Kenned tipo calçadão só foi aonde pertence a Rubens bar

      Excluir
  2. Governo de arregões, o Ministério Público pede representações do comércio informal e eles vem com engodo. Itabuna tem tradições de bares, o que precisa é ser homem e tirar as mesas dos bares no meio da rua, principalmente no São Caetano, mas pelo jeito não será feito pois fizeram uma alameda sem sentido para os infratores. Avise não tem culpa porque foi enganado também, mas Alcântara é um mentiroso que usou Abuse para enganar nós empresários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção do parágrafo final: Abude não tem culpa porque foi enganado também, mas Alcântara é um mentiroso que usou Abuse para enganar nós empresários.
      Obrigado!

      Excluir
  3. O bairro de Nossa Senhora da Conceição parece, não fazer parte de Itabuna.
    Pois pôr lá, as calçadas não pertencem serem destinadas aos pedestres.

    ResponderExcluir
  4. Alcântara enganou Abude e a todos nós empresários!

    ResponderExcluir
  5. EU SOU PROPRIETÁRIA DE BARZINHO.
    TAMBÉM QUERO ÁLIAS EXIJO AVENIDA ELEVADA EM FRENTE AO MEU COMÉRCIO
    CERTO SENHOR PREFEITO ?

    ResponderExcluir
  6. Quero ver quem vai dar conta de colocar essa bagaça em ordem. Mesas e cadeiras sobre as calçadas e pedestres andando na rua, som abusivo e só coíbem os mais fracos proprietários. Outra coisa é o Sesttran. Só tem olhos para o que querem enxergar. Ciclistas pedalando fora das ciclovias, atrapalhando o trânsito e correndo riscos de acidentes. Encurtaram a pista da Av. Manoel Chaves alargando o canteiro central e criando ciclovia, mas os ciclistas não utilizam a sua faixa. Motoqueiros é que usam para fazer ultrapassagem indevidas. Vacas, bois, cavalos soltos pelas vias da cidade... O canal do São Caetano precisa de uma limpeza para tirar o matagal, lixo e animais peçonhentos... Quem da administração pública pode responder?

    ResponderExcluir
  7. AQUI NO BAIRRO FATIMA NA RUA DA PADARIA PAULISTA TEM O TAL DO ESPETINHO DHOOL QUE E O DONO DA CALCADA E DA RUA TAMBEM PORQUE AS PESSOAS TEM QUE TRANSITAR NO MEIO DA RUA ENQUANTO A CACHACADA FICA NOS LUGARES DOS PEDESTRES. AS VELHINHAS QUANDO VEM DAS IGREJAS FICAM ENTRE OS CARROS NA RUA CORRENDO O RISCONDE SEREM ATROPELADAS.

    ResponderExcluir
  8. ESSA ADMINISTRAÇÃO É UM FRACASSO,,, ISSO AÍ TALVEZ PERTUBE ALGUM DONO DE BAR NAS PERIFERIAS, OU UNS ZÉS NINGUÉM,
    POIS OS GRAÚDOS AMIGOS DOS REIS, AMIGOS DE POLÍCIA , AMIGOS DE FUNCIONÁRIOS DE PREFEITURA OU OS MESMOS DUVIDO QUE SEJAM IMPORTUNADOS. ALIÁS ATÉ ALAMEDA FOI FEITO NA AVENIDA KENEDY ONDE AS RECLAMAÇÕES SÃO CONSTANTES.
    E NO CENTRO DA CIDADE? TEM BARES QUE ALÉM DAS CALÇADAS AÍNDA BOTAM CONES DELIMITANDO O ESPAÇO PÚBLICO E O PEDESTRE QUE SE DANE,.
    VAMOS ESPERAR PRA VER.

    ResponderExcluir
  9. Não é só dono dos bares mais também lojas borracharia estabelecimento em geral. Coloca esses comerciantes no lugar deles

    ResponderExcluir
  10. Tem bares que ocuparam praças inteiras, aqui no Castália é o maior exemplo disso. Nada contra ao dono do bar, que por sinal cuidou da praça e plantou árvores, é ordeiro não coloca som mas é errado. Tenho uma loja na Cinquentenário e os camelôs ocupam tudo, meus clientes não têm lugar para estacionar, o governo Augusto é o pior para os empresários.

    ResponderExcluir
  11. É necessário reorganizar mesmo, os bares tomam conta das calçadas e avenidas, e nós pedestres temos que disputar espaço com os veículos. Os bares deveriam expor suas cadeiras no limite do espaço de seu terreno e não avançar para as calçadas.
    Não sei o que aqueles donos de bares fazem ou são, porque fazem o que quer e nada acontece com eles. Vergonhoso!?

    ResponderExcluir
  12. Uma piada de mau gosto essa prefeitura e câmara

    ResponderExcluir
  13. A praça do Berilo,não tem mais espaço pra nada,só mesa e cadeiras. Tá foda passear com as crianças. Confiamos em vc Humberto Matos, será importante pra sua eleição em itape, mostrar que vc sabe administrar. Tô com fé 🙏

    ResponderExcluir
  14. Existe uma avenida, que o povo já chama de Avenida Rubens Bar. Fica dica.

    ResponderExcluir
  15. Quero ver se não vão toma uma atitude sobre aquele bar de Rubens na kennedy.
    Ali é um absurdo pro pedestre passa . Tem q passa no meio da rua ficando em perigo de ser atropelado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria vê o ministério público estadual tbm tomar uma atitude com relação a fábrica de multas aqui em Itabuna pq os agentes de trânsito multa os motoristas pq recebem comissão para multar isto é um absurdo isso caracteriza rachadinha ou seja dividir o dinheiro da comissão com alguém da secretaria de transportes

      Excluir
    2. E com as oficinas de carros e motos e vendedoras de veículos q colocam os veículos nos passeios ou no meio da rua tanto nos bairros como no centro da cidade inclusive na av. inacio tosta tem loja de carro de promotor e uma de um policial da PRF q os carros ficam nas calçadas e aí

      Excluir