sexta-feira, 8 de abril de 2022

Reordenamento do comércio de Itabuna é pauta de reunião no Ministério Público

O presidente da ACI (Associação Comercial e Empresarial de Itabuna), Mauro Ribeiro, comemorou o resultado da reunião desta 5ª feira (7.abril), no escritório da Promotoria Regional, no qual os representantes das secretarias de Segurança e Ordem Pública, da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, e da Secretaria de Transporte e Trânsito se comprometeram em promover ações em conjunto nos próximos 45 dias, visando organização efetiva do comércio de Itabuna.

“É um passo importante para a resolução de um problema complexo. E hoje, nessa reunião foi um pontapé inicial, onde a prefeitura e todos os seus representantes se mostraram bastante interessados em solucionar esse problema. Com a criação desse cronograma de um plano de ação, tenho certeza que será mais rápida a solução para criar um ordenamento do comércio, não só informal, mas também formal”, destacou Mauro.

A reunião foi uma solicitação da ACI, e também das entidades presentes, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Itabuna e Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna (Sindicom), feita ao Promotor de Justiça, Rafael Lima Pithon, que está atuando como mediador das instituições, na busca de uma solução viável para a organização do comércio na avenida Cinquentenário, Praça Adami e Calçadão da Ruy Barbosa.

O secretário de Segurança e Ordem Pública (Sesop) Humberto Mattos disse que estará apresentando, até o prazo de 90 dias, um plano de ação para a realocação dos vendedores ambulantes para um espaço definitivo no centro da cidade. “Nós temos uma preocupação e um cuidado para com as pessoas. O prefeito Augusto Castro está buscando uma alternativa viável para essas pessoas que estão buscando o seu “pão de cada dia” para sua família, e possa ter um espaço alternativo propício para a venda do comércio informal”, declarou Humberto.

A reunião contou ainda com a presença do procurador do município, Antônio José Brandão Calhau, representando o jurídico da Settran, Hanna Luisa Lemos, Thiago Vinícius André, representando o setor jurídico da Secretaria de Ordem Pública, o diretor da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Othon Dantas, e Wandressa Souza, representando o setor jurídico da ACI.

12 comentários:

  1. O processo de expulsão de Humberto por dirigir carro roubado em 2007 é mais grave que os problemas com os informais.

    ResponderExcluir
  2. ESSA PROBLEMATICA É ANTIGA, PORÉM, OS POLÍTICOS SE ESQUIVAM DE ENFRENTAR O PROBLEMA DE FRENTE, PORQUE A SOLUÇÃO É UMA MEDIDA IMPOPULAR, MAS TEM QUE SER RESOLVIDA. TODO ANO É A MESMA COISA, A PREFEITURA RETIRA OS AMBULANTES DO PASSEIO DA CINQUENTENÁRIO, OS COLOCAM EM OUTRO LOCAL, NO ENTANTO, LOGO ELES VEM RETORNANDO DIVAGARZINHO E COM O TEMPO, VOLTAM TUDO AO MESMO LOCAL. EU SEI QUE A SITUAÇÃO DO PAÍS ESTÁ DIFÍCIL, PORÉM, ESSE TIPO DE TRABALHO NÃO É A SOLUÇÃO, PELO CONTRÁRIO, ALMENTA MAIS O DESEMPREGO, PORQUE O PRODUTO VENDIDO POR ELES NA SUA GRANDE MAIORIA É PIRATA, TRAZIDO DA CHINA OU FABRICADOS POR FABRICAS ILEGAIS QUE UTILIZAM IMIGRANTES ILEGAIS QUE TRABALHAM EM SITUAÇÃO ANÁLAGOA A ESCRAVO. A SOLUÇÃO NÃO É TÃO DIFÍCIL QUANTO ME PARECE, É SÓ OFERECER OUTRO LUAGAR PARA ELES, CADASTRÁ-LOS E FISCALIZAR, EM VEZ DE USAR A GUARDAR MUNICIPAL PARA FAZER O PAPEL DE PM, DEVE EMPREGÁ-LOS NA FISCALIZAÇÃO DO CENTRO DA CIDADE PARA EVITAR QUE O PASSEIO PÚBLICO SEJA USADO COMO FEIRA LIVRE, ATRAPALHANDO A LIVRE PASSAGEM DOS PEDESTRE.

    ResponderExcluir
  3. Esse prefeito deveria vê era a situação dos carros clandestino que fica circulando nós pontos de ônibus, aonde o ponto da FTC e da CHURRASCARIA MOENDA centro comercial já virou ponto obrigatório deles.
    Não é justo Taxistas e mototaxista que todos os anos renova seus alvarás pagam seus impostos ser prejudicados por estes de transporte clandestino.
    No centro comercial o setran manda uma viatura fica uns 5 minutos e vão embora,na verdade os ageyate sabem quem são os clandestino,mais não fazem uma blitz pra pegar os mesmos.
    Aí depois querem cobrar dos Taxistas e Mototaxista as sua obrigações enquanto o Município não fazem nada a favor dessa classes.
    Augusto Castro ABRE os os olhos muito desse profissionais votaram no senhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O transporte lotação é que salva o nosso dia, com um atendimento rápido e a maioria tratando o cliente como vip apesar do valor cobrado.
      As vezes pego taxi mas em Itabuna sempre achei um serviço de péssima qualidade, com carros sujos e caindo os pedaços, motorista de sandália de dedo. Mas é claro que há raríssimas exceções.

      Excluir
  4. Toda operação tem gastos o município não que gastar,todos os anos se organiza chega a eleições afroxam, a maioria vem de fora de outra cidades vizinhas,essa associação dos ambulates,só de fachada fica vendendo endereço,pra os vendedores de fora se cadastrar,e ganhar box, não sigam a associação, Humberto Matos,fique de olho na associação só tem gatunos. A maioria daqui tem lojas nós bairros,e pagam adolescentes para ficar nas barracas.

    ResponderExcluir
  5. Toda operação tem gastos o município não que gastar,todos os anos se organiza chega a eleições afroxam, a maioria vem de fora de outras cidades vizinhas,essa associação dos ambulates,só de fachada fica vendendo endereço,pra os vendedores de fora se cadastrar,e ganhar box, não sigam a associação, Humberto Matos,fique de olho na associaç ão só tem gatunos. A maioria daqui tem lojas nós bairros,e pagam adolescentes para ficar nas barracas.

    ResponderExcluir
  6. O sesop,tem guarda municipal,em outras cidades quem faz é a guarda.tem como por o respeito!

    ResponderExcluir
  7. É claro que estamos com um problema sério quanto a situação dos vendedores ambulantes e que não é fácil de resolver pois há cada dia se multiplicam. Na verdade, não há lugar certo para eles, pois gostam de ficar nas ruas, nas calçadas das lojas que pagam impostos e são obrigados a tolerar os ambulantes em suas portas, de certa forma escondendo a faixada da loja. As calçadas há cada dia está mais sem espaço para os pedestres...
    Sabe-se que precisam das vendas para sobreviver, porém não nessa bagunça que está, ainda bem que o poder público está vendo essa situação e com certeza resolverá utilizando o bom senso, é claro....

    ResponderExcluir
  8. Muitas pessoas falando de mercadorias e serviços clandestinos... mas a questão é que o povo sabe e mesmo assim decidem adquirir pelo baixo custo... mas vemos tbm q há muitas lojas querendo vender mercadorias cara mas que tbm são de baixa qualidade.. deixa o povo escolher o que quer em paz, o capitalismo é assim, quanto maior a concorrência, menor é o preço da mercadoria.

    ResponderExcluir
  9. Vai dar em nada essa reunião...

    ResponderExcluir
  10. É muito engraçado a colocação de uns comentários que eu li aqui é muito fácil acusar do que nós ambulantes trabalham o difícil é vc vim ter nossa coragem de trabalhar e vejo Mauro aí da Buriti desde de quando assumiu esse cargo tá sempre batendo nesse assunto do ambulantes mais ninguém fiscaliza aa lojas de alguns deles si tão pagando seus funcionários como si deve ser pago porque não convocou algum representante dos ambulantes todos aqueles que acham que tem poder que ser forte cuidado dado que Deus proporciona a queda daqueles que não tem humildade ambulantes tem no mundo tudo agora organizar o passeio 3i sou de a acordo mais dizer que não camelos na cidade é muita da sanagem .

    ResponderExcluir
  11. ACREDITO QUE A ORGANIZAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA TODOS. O REMANEJAMENTO DOS AMBULANTES É UM FATO, MAS NÃO ADIANTA COLOCÁ-LOS EM UM LUGAR SEM FLUXO, ZERO MOVIMENTO PORQUE AÍ É FAZER O TRABALHO DUAS VEZES SERÁ SEMPRE ESSE CÍRCULO.TODOS QUEREM VENDER/ COMER/ TRABALHAR/ O BEM COMUM TEM QUE SER APLICADO. UMA IDÉIA SERIA A PRAÇA CAMACÃ_ CENTRO/ FLUXO DE ÔNIBUS POR TODA ITABUNA/ BANCOS PRÓXIMOS/ RESTAURANTES/ LOTÉRICA/ EXISTE UM BANHEIRO É SÓ ATIVAR E TEM ESPAÇO PARA TODOS.BARRACAS PADRONIZADAS COM A FISCALIZAÇÃO MUNICIPAL. POIS ITABUNA É UM POLO COMERCIAL, TBM EXISTE OS AMBULANTES DE OUTROS MUNICÍPIOS QUE TRABALHAM NA CIDADE DE ITABUNA. ENTÃO TBM EXISTE ESSA FISCALIZAÇÃO. ACREDITO QUE O QUERER FAZ ACONTECER, A BOA VONTADE EM AJUDAR O PRÓXIMO E APLICAR O BEM COMUM QUE REGE A TODOS É FUNDAMENTAL ATÉ PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE.

    ResponderExcluir