segunda-feira, 11 de abril de 2022

Uso de focinheira e coleira por cães nas vias públicas de Itabuna é obrigatório

“O tráfego ou passeio de animais da espécie canina de pequeno, médio e grande porte, acompanhados dos seus proprietários ou responsáveis, nas vias e logradouros públicos do município de Itabuna, só será permitido se os mesmos estiverem usando focinheira e coleira”. A obrigatoriedade está prevista no artigo 170 do Código de Posturas do Município, de acordo com a Lei nº 1.908, de 16 de junho de 2003.

Visando o cumprimento do dispositivo legal e minimizar os riscos de ataques de cães aos transeuntes em vias públicas, o Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), integrado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM)  vem desenvolvendo ações educativas em locais de grande circulação de pessoas. 

Segundo o subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Inácio Pereira, responsável por coordenar as ações do GOPA, a iniciativa é voltada à orientação quanto aos cuidados que todos devem ter com os animais domésticos, bem como quanto aos perigos e consequências que a desobediência às normas da legislação podem acarretar.

Além da observância quanto ao uso de focinheira e coleira pelos cães que circulam em vias públicas, o Grupamento da Guarda Civil Municipal também atua para coibir e punir infrações ambientais por maus tratos e abandono de animais.

“Ao constatar a infração, os integrantes do GOPA poderão intervir para evitar o dano, bem como caso já ter ocorrido o dolo em flagrante, conduzir o infrator à autoridade policial ou apresentar animais apreendidos ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA)", explicou Pereira. 

Quanto às vítimas de ataques de cães, o subcomandante da GCM ressalta que o responsável pela guarda e condução do animal deve prestar-lhes o devido socorro. “Se tal assistência for negligenciada, a pessoa deve ir ao antigo SESP tomar a vacina antirrábica, posteriormente, se tiver alguma informação sobre o proprietário do animal registrar boletim de ocorrência no Complexo Policial”, afirmou.

A inobservância da norma inserida no artigo 170 do Código de Posturas do Município de Itabuna implica em multa no valor de três salários-mínimos vigentes. A Lei Municipal e demais legislações ambientais em vigor, também preveem penalidades por crimes de abandono, maus tratos, por promoção de rinhas, captura e venda de animais silvestres, dentre outros. Em Itabuna a população pode registrar denúncias através do número de serviço da GCM  - 153.

106 comentários:

  1. Aproveita tbm pra tirar os animais das ruas

    ResponderExcluir
  2. E os cachorros que estão na rua? Nada se faz a respeito , isso aí é só pra comer dinheiro isso sim

    ResponderExcluir
  3. Tem que colocar pra catar a bosta dos cães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe lei para isso também!

      Excluir
    2. Esse gesto só faz quem tem educação e principios...

      Excluir
  4. Os humanos tiram a focinheira e querem colocar nos cachorros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai tirando a sua pra colocar nps cachorros

      Excluir
  5. Desse jeito,tantas são as demandas da cidade e agora inventado moda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadê senhor prefeito de merda vai comprar os medicamentos que falta nas unidades de saúde, fica inventando moda. Focinheira deveria ser colocada em você.

      Excluir
    2. Sempre teve isso, só não era cumprida o artigo 170 código de posturas do município lei no 1908, só espero que eles tenham apoio e local para armazenamento dos cães. E que punição seja cumprida para os donos dos cães

      Excluir
  6. É melhor cuidarem da segurança pública que está uma bosta, do meu cachorro cuido eu! Focinheira incomoda e muito os bichinhos, tendo uma boa coleira e um enforcador que não machuque já resolve o problema. Dos cachorros e gatos soltos na rua ninguém faz nada, né? Tomem vergonha na cara, inúteis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está errado e acabou. se quer sair na rua com seu animal, coloque focinheira nele. Ou do contrário deixe-o preso em casa.

      Excluir
    2. Faço minha as vossas palavras! Nada justifica a perseguição de quem cuida dos animais. ora, se estou caminhando com meu cachorro, sob coleira na rua, é porque cuido muito bem do meu animal e por isso não preciso de autoridades públicas para me dizer como cuidar do meu bichinho. Digo isso, porque a incidência de cachorros que atacam os transeuntes é insignificativa ou zero ocorrências. Então, essa não é um problema social a ser combatido pelas autoridades. Como bem disse o amigo(a) acima, muito mais útil e inteligente seria cuidar dos animais abandonados na rua que, em tese, oferecem muito mais riscos às pessoas, já que podem transmitir doenças. Portanto, sr. Prefeito, cuide dos animais abandonados, que é sua obrigação, pois do meu pet, cuido eu!!!

      Excluir
    3. Tem que usar funcinheira em vc e no seu cachorro.

      Excluir
    4. Comentário das 16:22, como assim a incidência é insignificante ou zero ocorrências???? Em q mundo vc vive?? Na Beira Rio o q mais tem é pessoas sendo atacadas por esses cães sem focinheira enquanto realizam suas atividades físicas. Eu já fui vítima disso mais de uma vez na Beira Rio. Pelo amor de Deus....

      Excluir
  7. Muito bom, só quem passou um susto sabe a importância dessa lei, as pessoas só dão valor depois que passam

    ResponderExcluir
  8. A cidade cheia de animais abandonados nas ruas e ninguém toma providências. O poder público da cidade não está nem aí, agora vem com essa lorota. Me poupe viu... Vão ajudar as ONGS com ração, medicamentos, material para construir os canis. Mas o dinheiro que vcs recebem é pouco pra fazer isso não é?

    ResponderExcluir
  9. "Alto falante, gente elegante
    Todo mundo plugado, ligado inventado moda
    A galera tá inventado moda"
    (Magary Lord - Inventando Moda)

    ResponderExcluir
  10. é a treva!
    Sorriso FALSO.

    ResponderExcluir
  11. A GOPA tem que soltar os pássaros!
    nas feiras livres da cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente seria perfeito ,mas infelismente existe pessoas qie são piores que o diabo que são pessoas que prendem os .

      Excluir
  12. É vereador bêbado dirigindo na cidade, outro fazendo festa em pandemia em local inapropriado (incomodando os moradores), e falta de apoio aos atingidos pelas chuvas de dezembro de 2021, é praça reformada com fortuna, é cidade decorada também com fortuna no natal e bairros sem saneamento, enfim, muita merda sendo feita e agora preocupação com os cães quando temos desemprego, assassinatos e total falta de perspectiva de investimento no município.

    ResponderExcluir
  13. Deveria botar funcieira em sua mulher augustro castro e nesses veriadores de itabuna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta de respeito ,vc deveria ser processado.

      Excluir
  14. Deveria colocar a focinheira em quem inventou isso, palhaçada deste prefeito. As unidades de saúde sem medicamentos para suprir os pacientes ninguém ver,médicos estão mandando pacientes para casa por que não tem medicamentos para dar.

    ResponderExcluir
  15. Tem q tirar os animais da rua em todos os lugares que passamos tem 4 ou mais animais pelas ruas passando fome esses dias frente a embasa no passeio do difícil Tarik tinha ,4 cachorros abandonados isso ninguém vê e nem faz nada

    ResponderExcluir
  16. Vai comprar os remédios necessário para abastecer os hospitais e unidades de saúde que estão em falta. Não vejo a hora deste diabo de prefeito sair da prefeitura.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns! Já era tempo dessa lei municipal. Aqui no

    ResponderExcluir
  18. Ótimo na avenida Garcia tem um indivíduo dono de um lava jato que deixa um cachorro da raça Pitbull ( branco) solto. Várias vezes e o proprietário fica parecendo o dono do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquilo é viado, tem um cara do lava jato come ele direto

      Excluir
    2. Uma desgraça dessasquase pega uma criança aqui no bairro

      Excluir
    3. Mais será o Benedito13 de abril de 2022 às 21:39

      Pior que não tomam uma atitude contra esse ser duvidoso, quando esse cachorro dele morder alguém ou causar algum dano, aí só vão ver a hora que a vítima der o que eles merecem!

      Excluir
  19. Tem que tirar também os petralhas da rua. Eles são pior que cachorro

    ResponderExcluir
  20. É uma lei que não tem base na constituição!
    Isto é maltrato dos animais!
    Multar motoristas, e agora cães....um absurdo...lero lero....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maltrato nada ,veja a lei na Noruega a respeito dos cães

      Excluir
  21. Colocar uma focinheira dessa no FILHO DE MUTUNS. Ele nao Pode sair só na rua e nem com a boca aberta... só sai merda.

    ResponderExcluir
  22. ATÉ QUE ENFIM UMA DECISÃO ACERTADA,
    TOMARA QUE FUNCIONE DE VERDADE,
    POIS O QUE VEMOS E UMA RUMA DE METIDO A BURGUÊS, PASSEANDO COM CÃES PITBULL E CHOW CHOW, ESSE ÚLTIMO ATE JA MORDEU UM SOBRINHO MEU MESMO ESTANDO COM COLEIRA, E QUASE CAUSA UMA TRAGÉDIA PORQUE TERIA REVANCHE.
    PORTANTO, GOSTO DE CÃES MAS PRECISA TER RESPONSABILIDADE NOS PASSEIOS,
    TOMARA QUE FUNCIONE PRA TODOS, ATE PROS AMIGOS DO REI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha so temos um valentao da internet kkkkkkk

      Excluir
  23. Tem pessoas com cachorro de força , então não é nada de mais botar as fucinheira, em São paulo e outras cidades ja teve ataque de cães as pessoas, as pessoas acham ruin até ser atacado ou ter alguém da família atacado por um cão, boa atitude do prefeito em tomar uma decisão antes que aconteça alguma coisa, já quê as pessoas não tem esse cuidado!

    ResponderExcluir
  24. Prefeitura de canalhas ladrões, muita coisa precisando ser feito é a prefeitura inventa mais essa,quero ver como vai ficar os cachorros de rua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta falando de cachorros de raça seu ASNO.

      Excluir
  25. Deveria se preocupar em ajudar a ONG bicharada e não com isso, se fosse coleira eu entenderia, vocês sabem quantas raças não conseguem por focinheira??
    Aproveita e manda devolver o dinheiro das praças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente ❤️
      Eu ajudo a ONG
      Se o prefeito ajudar a ONG,e castrar os animais, vai diminuir bastante
      Quanto a cachorrinha que está sendo espancada,tem que denunciar na bicharada e na polícia. ah se fosse minha vizinha 😠

      Excluir
  26. Amo animais, agora ficar circulando com eles dentro de shoppings e supermercados já acho demais, outro dia uma criança passou correndo em frente a um Dogzinho no corredor do shopping jequitibá e o cão avançou na criança, ai o pai os donos do animal quase se agridem.

    ResponderExcluir
  27. Na rua espirito santo na california, tem uma cachorrinha que apanha todo dia. A dona se é que chama de dona, bate n caDela qe ta grávida. Em frente a casa de seu Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da umas porradas nessa safada
      😢😢😢😢😿😿😿😈😈😈

      Excluir
    2. oxi ja vi, acontece com frequencia. todos os dias. olhe lá se quando a coachorra parir nao xogar os filhotes no licho e diser que a cachorra comeu

      Excluir
    3. E o que vc tem a ver com a vida dos outros fofoqueira.

      Excluir
    4. Uia, se respondeu assim é da laia dela. Estou defendendo a cachorra de 4 patas nao a vagabunda de duas patas. É tudo da mesma laia, qdo a filha sai ai q aproveita.

      Excluir
    5. Ja vi varias vezes la do quintal. E ainda fica se agarrando com o maxo dela no quintal, enquanto a filha ta trancada dentro de casa, de dia

      Excluir
    6. É a galega do pastel, come uma agua da porra

      Excluir
  28. Sou a favor da coleira e de uma fiscalização quanto a funcinheira.
    Precisa ser vista de forma urgente, a situação dos animais de ruas (abandonados) pois os mesmos não tem proprietarios e propriedades. muito menos coleira e funcinheira...

    ResponderExcluir
  29. Muito me admira isso com a situação de cachorros na rua gatos passando por necessidades e nada ele faz agora vc vem com essa lei a zonnose está jogado ao lixo.isso vc devia providenciar prefeito .

    ResponderExcluir
  30. Parabéns!! Organizando a cidade aos poucos.

    ResponderExcluir
  31. sinceramente essa gestão meu voto não ganha nunca mais... encheram a cidade de camêras, agora isso, oq mais tem é cachorro na rua!!

    ResponderExcluir
  32. Se essa lei realmente funcionar a véia que é minha vizinha de porta tá lascada kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  33. Prefeito põe coleira e fucinheira no sub comandante da guarda municipal inacio que está mordendo os colegas de farda além de está envolvido com raxadinha dentro da guarda municipal

    ResponderExcluir
  34. Se essa lei realmente funcionar a véia que é minha vizinha de porta tá lascada kkkkkkkkk isso por a véia tem um canil dentro de casa kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  35. Tem que castrar os cães e gatos, zoonoses vc chega tem um monte de preguiçoso sem fazer nada, mais de 20 funcionários com a cara pra cima, o diretor fica assistindo vídeo no celular dia todo, bando de inúteis

    ResponderExcluir
  36. Tinha que ter aqui em Ilhéus também porque aqui tanto na litorânea Norte e na Avenida Soares Lopes tem um pessoal folgado que passa com pit bull que está demais.

    ResponderExcluir
  37. Tem que acabar com zoonoses, tem 7 veterinários contratados, nenhum aparece pra trabalhar, o município há anos não faz sequer uma castração, esse governo só tem bandido, de vereadores ao prefeito

    ResponderExcluir
  38. Tenho rottweiler e pitbull, elas saem com fucinheira, não pq é obrigatório, mas por consciência. Eu sei que se alguém chegar perto ela vai atacar pois é o instinto dela de proteção, além da fucinheira eu ando na rua com ela, evito andar na calçada, tem gente q não gosta de cães e ou tem medo e temos q respeitar isso... comprem a fucinheira mais confortável possível para o doguinho eles não vão gostar de usar, mas é pra nossa proteção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito comentário PARABÉNS. Pena q nem todos pensam dessa forma

      Excluir
  39. Os passeios de Itabuna so tem buracos, bosta de cachorro e carros estacionados ilegalmente.

    ResponderExcluir
  40. Para que essa lei fizesse sentido não poderia haver cães de ruas. Um cão de pequeno porte com guia de proteção e com seu tutor, representa menos riscos que as capivaras, que ficam praticamente junto ao transeuntes em alguns locais da cidade. Além do mais, duvido muito que tenha ocorrido algum estudo por parte dos órgãos responsáveis sobre as consequências do uso de focinheira por longos periódos. O tutor deve ser responsável sim, pelos danos que deixar seu cão cometer, mas por conta de casos isolados exigem cumprimento sem sentido dessas leis que não trarão melhora alguma para cidade.

    ResponderExcluir
  41. Tomara que regulamentem as questões dos cães de ruas, né, se não, não faz sentido algum essa lei. Até entendo para cães de grande porte pelo fato de, em alguns casos, serem de dificil controle, mas cães pequeno, estando com a guia de proteção oferecem menos riscos que as capivaras na borda do rio.

    ResponderExcluir
  42. Agora é torcer para que cachorros utilizando coleira melhore na saúde e educação da cidade..

    ResponderExcluir
  43. Irônia vai ser passar com um cãozinho de pequeno porte, com focinheira, ao lado de cães de rua de todos os portes pela cidade kkkkkkk

    ResponderExcluir
  44. Quando será que itabuna voltará a Progredir?
    Cruzamento na rua Prof. Alicio de Queiroz com a CINQUENTENÁRIO, aquilo não é drepessão sobre a malha viária , é a "lua". Put$4 que pariu !


    Puta que pariu
    Meu gato botou um ovo
    Mas o gato não põe ovo
    Puta que pariu de novo

    Raul Seixas O Maluco Beleza

    ResponderExcluir
  45. Quando será que itabuna voltará a Progredir?
    Cruzamento na rua Prof. Alicio de Queiroz com a CINQUENTENÁRIO, aquilo não é drepessão sobre a malha viária , é a "lua". Put$4 que pariu !


    Puta que pariu
    Meu gato botou um ovo
    Mas o gato não põe ovo
    Puta que pariu de novo

    Raul Seixas O Maluco Belezza

    ResponderExcluir
  46. Enquanto não cuidarem da questão do animais de rua, o próprio município irá descumpri a lei.

    ResponderExcluir
  47. Para quem ligar caso haja negligência do município sobre os animais de ruas e até selvagens, como é o caso das capivaras? '-'

    ResponderExcluir
  48. Eu até entendo a discussão para cães de grande porte, pois é de dificil controle, mas para cães de pequeno porte não faz sentido algum, se um tutor não consegue controlar um pug, com guia de proteção, o problema não está no cão ... As capivaras são selvagens e ficam muito próximas a população, oferecem mais risco, com toda certeza, que um pequenino cachorro na coleira.

    ResponderExcluir
  49. Entendo a discussão para cachorros de grande porte, mas para cachorros pequenos, nada haver, ainda tem os cachorros de rua..

    ResponderExcluir
  50. saúde, segurança, infrainstrutura, educação, meio ambiente.. e vamos começar a organizar botando focinheira nos cachorros, alguem importante foi mordido...

    ResponderExcluir
  51. A prefeitura, poderia (deveria) publicar essas leis no site do municipio.. para facilitar a defesa :)

    ResponderExcluir
  52. Essa lei precisa ser revista, tem muita coisa sem sentido, cães de pequeno porte, cães idosos, deficientes... Até focinheira para eles são de difícil acesso, no caso de uso para passeio, que deve ser a mais confortável..

    ResponderExcluir
  53. Preguiça de regulamentar uma lei detalhada, não faz sentido essa lei para cães de pequeno porte, com guia de proteção..

    ResponderExcluir
  54. O que Itabuna precisa com Urgência é a castração Grátis de cães e gatos em situação de em situação de rua, abandono e para tutores que não tem condições financeiras psra fazer o procedimento.

    ResponderExcluir
  55. É só ir la na beira rio e ver a quantidade de imbecis com cachorro sem focinheira. E olha q tem uma unidade da guarda municipal no local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só li verdades. Na Beira Rio é insuportável o tanto de gente com cachorros.

      Excluir
  56. E o Zoonoses que está abandonado? E os animais em situação de rua, doentes, famintos, desidratados...? A providência que não é tomada para melhorar essa situação caótica?
    Tantos outros assuntos urgentes para serem resolvidos e à Prefeitura preocupada com o uso obrigatório de funcieira em cães.
    Vai trabalhar prefeito... às escolas municipais estão sem aulas presenciais... às ruas cheias de buracos...a segurança inexistente...aff

    ResponderExcluir
  57. MELHOR LEI CRIADA PELO MUNICIPIO E FORA Q OS DONOS DOS VIRA-LATA VAI PRA BEIRA RIO ATRAPALHAR QUEM QUER ANDAR> NÃO É TODO AMBIENTE QUE SE ANDA COM VIRA-LATA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Vamos cobrar a fiscalização na Beira Rio

      Excluir
  58. Gostei um poodle, avançou em uma criança, e mordeu o tênis dela,e segundo a proprietária ele é manso, concordo todos tem que andar com focinheira. No Beira Rio está cheio de cães,sem focinheira,e cocô nas calçadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Q comece essa fiscalização pela Beira Rio

      Excluir
  59. Q absurdo era so o q faltava,com tanta coisa pra ser feita em Itabuna vem Augusto Castro essa lei,pq não vai tirar essa pedintes boliviano do semáforo tá achando pouco os q já tem, roubos e assaltos na beira rio o povo em plena 9 da manhã fumando maconha e intimidando no Beira Rio e ninguém faz nada .me poupe viu

    ResponderExcluir
  60. Vamos denunciar quem não cumprir

    ResponderExcluir
  61. Só porque um vei deu entrevista na TV Santa Cruz dizendo que foi mordido.

    ResponderExcluir
  62. Beira rio não se pode mais levar as crianças pra passear pois tem um monte de demente com cachorro de grande porte sem focinheira em tenpo de acontecer uma tragédia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Cadê a fiscalização na Beira Rio?

      Excluir
  63. Que se cumpra a lei, ontem domingo tinha um demente com um pitbull com mais de 2 metros de coleira sem focinheira passou uma guarnição da pm a cavalo pensei que iam chamar a atenção do dono babaca e não falaram nada, depois uma guarnição da municipal também não falaram nada vergonha, tomara que a fiscalização seja rígida e os babacas sejam punidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meretriz, tu tinha o pedigree do animal pra saber se era pitbull?

      Tu sabia que essa raça é uma das 3 raças mais dóceis com o humano?

      Volta pro bordel seu lixo.

      Excluir
    2. Na Beira Rio é complicado realizar atividades físicas por conta dessas pessoas sem noção com esses cães

      Excluir
  64. Hoje em dia ir na beira rio tem que ir armado e nem é por causa de ladrão, e sim por causa dos cachorros, tudo sem focinheira vários cachorros de grande porte, caso vc seja atacado ou seu filho(a) vc ter como se defender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só li verdades. Mas leva duas balas. O primeiro tiro deve ser no dono do cachorro

      Excluir
  65. Quero saber quando vão multar as empresas que despejam toneladas de produtos químicos e lixo no rio Cachoeira?

    Cheio de lixo nas árvores, o campo da ponte do são caetano todo destruído, a beira rio está aparecendo um cenário de guerra, descaso total e olha que é o centro da cidade, fico imaginando os bairros periféricos, deve ter esgoto a céu aberto, etc...

    ResponderExcluir