terça-feira, 26 de abril de 2022

Zara vai indenizar homem acusado de roubar mochila comprada por ele em shopping de Salvador

A loja de roupas Zara e o Shopping da Bahia fecharam um acordo extrajudicial e pagaram uma indenização para Fernandes Junior, homem negro que foi retirado do banheiro do Shopping da Bahia, em Salvador, após ser acusado de furtar uma mochila que comprou na loja da empresa. Segundo informações do advogado de Fernandes Júnior, Thiago Thobias, o acordo foi feito no início deste mês após negociações que começaram em janeiro.

A defesa do acusado chegou a informar que pediria uma ação indenizatória na ordem de R$ 1 milhão contra a loja e o shopping, para desestimular o racismo. Entretanto, de acordo com Thiago Thobias, um termo de confidencialidade do acordo impede que as partes revelem o valor da indenização. “A empresa não esperou o cliente entrar com uma ação judicial, tomou a iniciativa de fazer o acordo. Foi um acordo com um ônus superior à média do judiciário”, afirmou.

A defesa de Fernandes Júnior, que é natural de Guiné-Bissau, país que fica no continente africano, acredita que apenas o ressarcimento financeiro pode evitar novas práticas de racismo na loja.


Relembre o caso

Luís Fernandes mora na Bahia há sete anos e contou que no dia 28 de dezembro do ano passado, esteve na loja da Zara em busca de uma mochila nova, que viu pela internet. Depois de encontrar a mochila que queria, ele a deixou no caixa e saiu da loja para sacar o dinheiro.

Ao retornar para a Zara, ele fez o pagamento do objeto e então saiu com a compra e a nota fiscal. Com pressa, porque precisava voltar rápido para casa, na região metropolitana de Salvador, ele deixou o troco no caixa e foi ao banheiro, onde acabou abordado pelo segurança. Depois disso, o segurança – que não teve identidade divulgada – tomou a mochila da mão de Luís e saiu pelo corredor.

3 comentários:

  1. Gente descarado é que entra na rede de loja, isso é no país todo teve um episodio em fortaleza em salvador.

    ResponderExcluir
  2. Observando a foto ilustrativa da matéria, notamos que o segurança envolvido no episódio é um NEGRO. Antes da profissão deveria vir o caráter. Porém, um salário torna o cidadão solidário com os racistas e opressores? Ausência de caráter?
    O país mais racista do planeta era a Africa do Sul, onde o racismo, a desigualdade, a humilhação, a discrimanção, eram escancaradamente cruéis. Mas, lá os negros lutaram, muitos morreram e os mortos tornaram-se símbolos da vitória. No Brasil, o povo reage de joelhos, implorando uma migalha. O que esperar de um povo eternamente de joelhos e que ao ouvir o som de um tambor, inconscientemente... balança o rabo?

    ResponderExcluir
  3. desde quando precisa sair da loja pra sacar dinheiro? loja em shopping só aceita pagamento em dinheiro ,tem coisa ai

    ResponderExcluir