quarta-feira, 25 de maio de 2022

Anvisa pede uso de máscara para adiar chegada da varíola dos macacos

Diante do aumento no número de casos da varíola de macaco, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota reforçando a necessidade de adoção de medidas “não farmacológicas”, como distanciamento físico, uso de máscaras de proteção e higienização frequente das mãos, em aeroportos e aeronaves, para retardar a entrada do vírus no Brasil.

A varíola de macaco é uma doença pouco conhecida porque a incidência é maior na África. Até o momento, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) há 131 casos confirmados de varíola dos macacos, registrados fora do continente africano e 106 outros casos suspeitos, desde que o primeiro foi relatado em 7 de maio.

“A Anvisa mantém-se alerta e vigilante quanto ao cenário epidemiológico nacional e internacional, acompanhando os dados disponíveis e a evolução da doença, a fim de que possa ajustar as medidas sanitárias oportunamente, caso seja necessário à proteção da saúde da população”, diz a nota divulgada ontem (23).

Ainda, de acordo com a agência, essas recomendações protegem não só contra a varíola e a covid-19, mas também contra muitas doenças infectocontagiosas.

“Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a covid-19, mas também contra outras doenças”, reitera a Anvisa.

Diante do quadro, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos no Brasil. A medida, anunciada pela pasta na noite desta segunda-feira (23), tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.

“Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da doença no país”, informou o Ministério da Saúde, em nota. A pasta afirma que encaminhou aos estados um comunicado de risco sobre a patologia, com orientações aos profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento sobre a doença.

18 comentários:

  1. É TUDO ARMAÇÃO!!! VEJAMOS, HÁ QUANTO TEMPO ESSA DOENÇA EXISTE NO CONTINENTE AFRICANO? E JUSTO APÓS A DIMINUIÇÃO DE CASOS DO COVID-19 ESSA DOENÇA POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, RESSOLVE VISITAR OUTROS CONTINENTES??? OS LÍDERES MUNDIAIS QUEREM REDUZIR AO MÁXIMO A POPULAÇÃO POIS CASO ISSO NÃO ACONTEÇA, A ECONOMIA ENTRARÁ EM COLÁPSO (COMO JÁ ESTAMOS VENDO PELO MUNDO) ... QUE A POPULAÇÃO ACORDE, POIS COISAS PIOR ESTARÁ POR VIM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não tem nada haver com a economia, eles controlam a economia e criam as crises econômicas. A Nova Ordem Mundial (Governo do Anticristo) está sendo montada, isso tudo é cumprimento das Escrituras Sagradas.

      Excluir
    2. parabéns pelocomentário!

      Excluir
    3. A resposta sensata e verdadeira. Abram seus olhos

      Excluir
  2. Todos vendo de perto a profecia se cumprindo!!!ainda se as PESSOAS continuam empolgados e maldosos...se bem que a falta de compaixão TBM faz parte dos últimos dias né??!! Acaba logo essa raça satânica Jesus!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos, isso constitui uma grande falácia da OMS, pois se é para evitar o contagio ou uma nova pandemia se isola o local de sua proliferação ponha todos que tiveram contato com tais contaminados em quarentena. Se há mais duvida proíba a entrada de pessoas dessa região especifica nos países e isole as que lá estiveram, agora que novamente impor essa falácia do uso de mascaras novamente é um verdadeiro absurdo. Tenha certeza que de aqui em diante não parara de aparecer uma ou outra doença para que possam injetar vacinas sintéticas nos nossos corpos. lamentavelmente muitos governos caem nesse jugo que a OMS tenta impor no mundo, para da vez a nova ordem mundial, que tentara de uma forma ou de outra dizimar o máximo possível de pessoas nos quatro cantos do mundo. Se realmente o uso de mascaras evitassem ou amenizassem tais contaminações não teríamos números alarmantes na Ásia, em que desde o inicio praticamente 100% das pessoas foram isoladas e presas dentro de suas próprias casa. A China já esta sentindo na pele as consequências desse isolamento social que de nada adiantou, sua economia já esta apresentando problemas estruturais quase irreversíveis. O nosso mundo caminha para um caos absoluto, e a quem mais interessa esse tamanho caos? A elite hegemônica que determina tudo em todas as partes. Por isso amigos reflitam o mais breve possível no que você almeja para ti e sua família. Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  4. Cadê a vacina contra essa desgraça em vai esperar virar um inferno pra vacinar agt

    ResponderExcluir
  5. Faço minhas, suas palavras. Infelizmente é isso aí mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Estão disseminando a doença no mundo, Pq não isola o local do incidente? A OMS é um órgão, que quer ver a população em guerra.

    ResponderExcluir
  7. Só através de uma vacinação mundial que uma doença poderia se espalhar tão rápido pelos países.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma jogada da OMS, Tedros, Bill Gates, George Soros, China, para fazer mais um EXPERIMENTO CIENTIFICO, colocando TERROR NAS PESSOAS e ENRIQUECENDO PREFEITOS, GOVERNADORES, ETC as custas do povo.

    QUEM SÃO ESSES "ESPECIALISTAS" DA ANVISA?

    ELES TEM QUE MOSTRAR A CARA.

    ResponderExcluir
  9. O ser humano não aprende mesmo o governo traz o corona vírus para lucrar bilhões para fundo eleitoral e outras demandas e agora querem trazer só Brasil mais uma doença para fechar tudo só brasileiro mesmo para cair nesse golpe.

    ResponderExcluir
  10. Comentário.08::06 deve ser um Bolsominios alienado,deve ser gado do bostanaro.kkkkkkl!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta só uma vez ser um pouco inteligente usa o cérebro e VAI NA PORRA DO GOOGLE E VÊ ONDE COMEÇOU ESSA BOSTA!!! Teve uma porra de uma festa G A Y !! PRONTO DEIXA DE FLAR MERDA VOU COPIAR E COLAR P VC CASO VC NÃO SAIBA USAR O GOOGLE!
      Saúde
      Surto de varíola dos macacos pode ter origem em duas raves na Europa, afirma conselheiro da OMS
      Até o momento, 16 países onde a doença não é endêmica relataram casos confirmados de infecção viral

      Excluir
  11. Porque liberaram o uso de mascaras . Isso tá totalmente errado . Vamos pra frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, as fucinheiras estatais além de ser um símbolo de submissão ao Estado, não tem nada haver com proteção da saúde, muito pelo contrário, ela prejudica quem usa, pois não consegue inalar a quantidade necessária de oxigênio que o corpo necessita, vai pesquisar e para ser um incauto manipulado pela mídia e pelos governos.

      Excluir
  12. Depois do São João a gente conversa!!!!! O povo tá querendo farra e depois vem as consequências

    ResponderExcluir
  13. Que nada de festa rapaz, burro e alienado é você, será possível que vc não consegue entender que a peste do sistema cria e continuará criando tais situações para controlar o povo. Fica achando que político controla porra nenhuma, as cartas são marcadas por aqueles trilionarios que de fato controlam o mundo.
    O mais irritante é ver um monte de gente burra colocando a culpa de tudo o que acontece no mundo sobre os ombros da população.

    ResponderExcluir