quarta-feira, 11 de maio de 2022

Bolsonaro exonera Rodrigo Cruz, número 2 do Ministério da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro (PL) exonerou, a pedido, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio da Cruz, nesta quarta-feira, 11. Assume o posto Daniel Meirelles Fernandes Pereira, que ocupava o cargo de assessor especial na pasta, atuando próximo ao ministro Marcelo Queiroga. A troca no comando foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 11.

O novo secretário é graduado em direito e é especialista em regulação de saúde suplementar. A posição é considerada a "número 2" da pasta e tem papel estratégico nas tomadas de decisão na Saúde

Daniel Pereira também foi diretor-adjunto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e chegou a ser indicado por Bolsonaro e aprovado no Senado para assumir uma de direção na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril deste ano. Na ocasião, a Associação de Servidores da Anvisa (Univisa) emitiu nota contra o nome dele.

"A forma da indicação - junto a dezenas de nomes para mandatos estáveis que perdurarão durante vários anos do próximo Governo - aliada ao momento pré-eleitoral, pode indicar negociações políticas que colocam a Anvisa como moeda de troca para interesses partidários", escreveu a associação.

Pereira esteve envolvido no caso da contratação de Isabela Oassé de Moraes Ancora Braga Netto, para cargo de gerente da ANS. Filha do ex-ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, ela foi indicada à vaga comissionada por Pereira, quando ele ocupava função na agência. Ele é irmão, porém, de Thiago Meirelles Fernandes Pereira, que atuava como um dos principais auxiliares de Braga Netto.

Rodrigo Cruz assumiu o cargo por indicação do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas em março de 2021. Ele foi responsável por operações como o transporte de máscaras da China e o transporte de medicamentos.

Cruz é servidor público da carreira de Analista de Infraestrutura e é mestre e doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de Brasília (UnB). Como mostrou o Estadão, ele havia assumido a pasta em um movimento do governo de trocar militares que ocupavam cargos em secretarias estratégicas na gestão da pandemia.

Antes de Cruz, o coronel Antônio Élcio Franco Filho ocupou o cargo. Ele foi um dos indiciados pela CPI da Covid após prestar esclarecimentos aos senadores sobre suas ações nas compras e abastecimento de insumos para os Estados durante a crise sanitária.

8 comentários:

  1. Coloca outro paraquedista no no Ministério da Saúde, como fez com Pazzuelo. Queria entender o quê um paraquedista entende de saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mesma coisa que vc entende de segurança seu bosta...kkkk

      Excluir
    2. O BRASIL TEM 3% DA POLULAÇÃO DO MUNDIAL E MORRERAM DE COVID AQUI NO PAÍS, O CORRESPONDENTE A 11% DA POPULAÇÃO COM A DOENÇA DO MUNDO. CONSEQUENCIA DE UM GOVERNO INCOMPETENTE. E AINDA NÃO FOI PIOR, PORQUE HOUVE AQUI UM LOCKDOWN TABAJARA

      Excluir
    3. Sai daí seu gado.... muuuuuuu

      Excluir
    4. Obrigado froxonaro,
      Por aceitar que os brasileiros trabalhadores,
      Paguem as contas dos empréstimos pra operadoras de energia elétrica.
      Eu vou tomar umm empréstimo no banco,quem vai pagar?
      Você se mostrou um desastre na economia brasileira,
      Os pobres que tu dá esmolas,que tú falava de Lula, vai te pegar.

      Excluir
  2. Apareceu bozoloide defendendo kkk sai fora Zé ruela kkk Tira essas misérias todas em outubro.Babaca comedor de ovo por não ter dinheiro,pobre é foda viu

    ResponderExcluir
  3. De novo Boso 🤡 😂😂😂
    Esse vai passar os 4 anos trocando Ministro, e olha que é indicação dele mesmo! Fi do Cabrunco burro...😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  4. lula vai morrer em breve ele tá com o pé na cova e vai levar esse bando de ladrão com ele bando de vagabundo cambada de filho da puta primeiro esse verdinho de bosta

    ResponderExcluir