quarta-feira, 4 de maio de 2022

De melancia a mocotó: o cardápio da idosa de 121 anos da Bahia

A baiana Maria Gomes dos Reis, de 121 anos, já está em casa, após ter passado mal e ter recebido atendimento médico. O susto ocorreu na última semana, e fez a idosa ser "descoberta" pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela já retomou a rotina e o que chama atenção é sua dieta nada restritiva. A baiana, que pode ser a pessoa mais velha do mundo, tem uma alimentação variada que vai de frutas ao mocotó.

"Ela come de tudo, o que você der, ela come. O problema é que um dia ela come bem, aí no outro já come muito pouco, mas ela come muita fruta. Ela gosta muito de melancia, mas também come feijoada e mocotó. Graças a Deus, nada disso nunca fez mal a ela", diz Célia Cristina Gomes dos Reis, de 63 anos, neta da idosa.

"Fruta é o que ela gosta mais, mas o que oferecer, ela come", confirma a bisneta Vitória Stefani.

"A médica disse que a saúde dela está ótima. Ela não tem doença crônica nenhuma, nem diabetes, nem colesterol alto, pressão alta, nada", completa Célia.

A idosa vive com a neta, já que todos os filhos já morreram. Os documentos de Maria Gomes dos Reis comprovam que ela nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado Bela Vista, em Bom Jesus da Lapa, onde mora até hoje.

Célia conta que mesmo após o centenário, Maria Gomes seguia ativa, com atividades domésticas. Mas há cerca de oito anos, ela fraturou a bacia e passou a viver acamada. Leia mais no G1

5 comentários:

  1. Essa viu o Titanic rs

    ResponderExcluir
  2. Vida longa dona Maria ❤️

    ResponderExcluir
  3. gloria deus.essa ai ja viu muitas coisas boas e ruins.parbens dona maria.

    ResponderExcluir
  4. ELA É A MULHER MAIS VELHA DO MUNDO ATUALMENTE , JÁ QUE A ATUAL ESTÁ COM 119 ANOS.

    ResponderExcluir