quinta-feira, 5 de maio de 2022

Deputados aprovam projeto que cria piso salarial da enfermagem

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (04), por 449 votos a 12, a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento.

O projeto aprovado pelos deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

A votação da proposta foi acompanhada de perto por representantes da categoria, que também participaram pela manhã de uma sessão solene no Plenário em homenagem à Semana Brasileira da Enfermagem.

Carmen Zanotto estimou que a proposta tem impacto de R$ 50 milhões ao ano na União, mas não calculou os gastos dos entes públicos e do setor privado. Ela afirmou que o Congresso vai viabilizar recursos para garantir o piso salarial.

“Já tramitam nas duas Casas diversas propostas que ampliam receitas ou desoneram encargos; além da ampliação de recursos a serem repassados pelo Fundo Nacional de Saúde para reforçar as transferências aos entes federados”, explicou.

6 comentários:

  1. Vamos ter consequências extremamente danosas para a população necessitada dos serviços públicos de saúde, os quais, atualmente, já são péssimos, imaginem quando começarem a demitir os contratados, seja na rede privada e na pública, minguarem os concursos e os atuais concursados que, já são vaidosos e atendem mal os miseráveis. Estes canalhas travestidos de políticos, cometem absurdos inomináveis para aparecerem na mídia, sem nenhuma preocupação com as consequências de sua irresponsabilidade possam causar ao sofrido povo brasileiro. Existem projetos de lei originados no congresso de bandidos, que estabelecem piso para guardas municipais, agentes de segurança, garis e por aí vai. Contudo, nenhum dos projetos dos canalhas aponta uma fonte de recursos para cobrir as despesas extras. Reparem bem que servidores públicos não geram renda nenhuma para o país, apenas consomem o que outros produzem. Os trabalhadores que geram toda a renda do país, a maioria recebem o mísero salário mínimo, ou seja, os que produzem as riquezas pagam as contas daqueles que apenas consomem. Mas, e quando os TRABALHADORES necessitarem dos serviços dos bafejados pelos políticos, serão bem atendidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MANÉ. POLITICO NEHUM GOSTADE CONCURSADO. Pois são vagas que não pode colocar seus apadrinhados.

      Excluir
  2. Com esse novo cenário salarial com certeza haverá demissões de profissionais da saúde, pois diante do momento atual não se tem como garantir o pagamento, principalmente em unidades hospitalares que são 100% sus.
    É uma luta vencida e muito válida, porém há consequências:o desemprego de profissionais dessa categoria.

    ResponderExcluir
  3. Já vem tarde o piso seria de 7,350 reias, os deputados federais canalhas, deixou o piso em 4,350 reias,e as Santa casas, fazendo a política contra. Só tem direitores canalhas desviando o dinheiro do SUS.

    ResponderExcluir
  4. ANÔNIMO, VAI PARA UM HOSPITAL LIMPAR BOSTA, URINA, SANGUE E PÚS, DEPOIS VC ME DIZ SE TEM COMO FAZER ISSO POR 12 HORAS E RECEBER SALÁRIO MINIMO, SEU DESPROVIDO DE ENCEFALO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai pra faculdade que você não precisará limpar bosta.
      Estude!!

      Excluir