segunda-feira, 23 de maio de 2022

'É algo humilhante, isso tem que parar', diz mulher acusada de roubo em loja de roupas dentro de shopping em Salvador

A recepcionista Fernanda Rodrigues, de 42 anos, fala sobre o sentimento que convive após ser acusada de roubo dentro da loja de roupas Renner, do Shopping Bela Vista, em Salvador. Diante da acusação e da situação ela teve um pico de pressão, caiu na loja e fraturou o pé.

"Eu não vou mais andar nos lugares como eu andava antes. Toda vez que eu toco nesse fato, eu não consigo relatar sem chorar. É algo humilhante, isso tem que parar", disse Fernanda Rodrigues.

O caso aconteceu na sexta-feira (20) e é investigado pela Polícia Civil. De acordo com Fernanda Rodrigues dos Santos, um segurança do estabelecimento a acusou de ter furtado produtos da loja junto com uma outra mulher. "Quer dizer que vocês está roubando a loja junto com essa mulher? Eu disse: ' Como é que é?' Você viu?' Ele falou: Eu vi. As câmeras estão aí para provar", relembra Fernanda.

O caso aconteceu por volta das 14h30. Ela afirma que não conhece a suspeita e que estava na loja sozinha. A recepcionista contou que foi informada pela gerente da loja que o segurança foi demitido.

Fernanda Santos foi atendida pelo serviço de emergência do Shopping Bela Vista. Ela trabalha como recepcionista em uma unidade do Laboratório DNA e vai ficar 14 dias afastada do trabalho.

A recepcionista conta que foi informada pela gerente da loja que o segurança foi demitido. No entanto, a Renner afirmou, por meio de nota, que após verificar imagens captadas pelo circuito interno de TV e analisar os fatos, não encontrou evidências das acusações relatadas.

Foi então que Fernanda mostrou à reportagem da TV Bahia, áudios enviados pela gerente da loja, onde a mesma afirma que fez o desligamento do segurança, porque tinha confirmado o relato nas câmeras.

Nos áudios, a gerente da Renner fala que quando olhou as imagens, comunicou a central e fez o desligamento do funcionário. Fernanda desabafa e diz: "Infelizmente isso só acontece com a pele negra. Se eu fosse clara, ele não ia fazer isso".

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso é investigado pela 11ª Delegacia Territorial (DT)/Tancredo Neves. De acordo com o registro, a Fernanda foi abordada e acusada de roubo pelo segurança da loja, que pediu para a cliente sair do estabelecimento.

A polícia afirmou que além da vítima e do segurança, outros funcionários da loja devem prestar depoimento na delegacia. Em nota, a empresa afirmou que apurou imediatamente o caso e seguiu seu protocolo para relatos de casos de discriminação. O advogado da recepcionista, Marcos Allan, conta que identificou diversos crimes na abordagem.

"Nós verificamos ali uma abordagem discriminatória, preconceituosa, fundamentada em uma discriminação racial. Nesse momento, também identificamos a prática do crime de calúnia", afirmou.

O Shopping Bela Vista também se pronunciou sobre o caso e disse que prestou atendimento médico à cliente e ofereceu toda a assistência necessária enquanto ela esteve no empreendimento.

Conforme o Shopping Bela Vista, a mulher fez o registro da queixa na Central de Atendimento ao Cliente e o centro comercial aguarda a apuração dos fatos.

O Bela Vista reiterou ainda que não compactua, tolera e repudia quaisquer atitudes discriminatórias e reforçou que tem um posicionamento democrático e de acolhimento à diversidade.

Acusação de roubo

Fernanda contou que estava no shopping com a irmã, que foi embora porque tinha que trabalhar. A recepcionista continuou no estabelecimento e entrou na loja que vende roupas.

Ela conta que um dos seguranças do local a seguiu e a observava desde o momento que entrou. Segundo Fernanda, ela viu o homem expulsar uma mulher da loja por furto.

Quando Fernanda estava de saída da loja, um outro segurança foi até ela, a abordou em tom grosseiro e disse que ela devia “ficar parada onde estava porque estava roubando a loja junto com uma outra senhora”.

Fernanda conta que se sentiu ofendida e foi expulsa do local. No entanto, afirmou que não sairia da loja até que visse as imagens de câmeras de segurança.

A recepcionista informou ainda que seguiu o segurança, mas ele entrou em um local reservado para funcionários. Alguns minutos se passaram e saiu uma segurança e ela falou que precisava falar com a gerente ou com um segurança que tinha entrado no local.

Fernanda conta que conseguiu conversar com a gerente. No meio do diálogo, teve um pico de pressão, caiu na loja e fraturou o pé.

O que diz a loja?

Em nota, a Lojas Renner afirmou que apurou imediatamente o caso e seguiu seu protocolo para relatos de casos de discriminação. Após verificar as imagens captadas pelo circuito interno de TV e analisar os fatos, não encontrou evidências das acusações relatadas.

A empresa informou que prestou toda a assistência necessária à cliente e que está pronto para colaborar com as autoridades na investigação, fornecendo as imagens gravadas e colocando à disposição nossos colaboradores e demais evidências disponíveis.

A Lojas Renner lamentou a a situação e reforçou o comprometimento com a promoção da igualdade racial. As informações são do G1-BA.

19 comentários:

  1. Agora ninguém pode abordar uma pessoa negra gay e outras coisas mais que tudo é racismo homofobia e a porra toda assim fica difícil se no caso dos dois policiais mortos fosse o contrário ate agora tava todo mundo a mídia toda falando que os policiais mataram um cara negro hora nos poupem dessas frescuras de dizer que tudo é racismo





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse comentário ridículo não ajuda em nada,
      Se fosse com a sua mãe com certeza o seu comentário
      Seria diferente!!!!

      Excluir
    2. Comentário de idiota, gostaria de saber se fosse você tratado como se fosse um ladrão num shopping....seu patife !

      Excluir
    3. mostra quê vc éum daqueles preto que se senti branco ou um branco pobre que se senti rico vai seu (a) arrombado (a)

      Excluir
  2. Os negros e os pobres em geral, tem que aprender a absorver coragem e disposição para brigarem pelos seus direitos. Afinal, neste país, nenhum pobre de qualquer origem possui algum direito, pois até a CF de 1988, a constituição dos bandidos, somente concede aos marginalizados um direito que, na verdade, é uma OBRIGAÇÃO: O DEVER DE VOTAR E ESCOLHER BANDIDOS PARA LHES ROUBAR.
    Nós, brasileiros, apenas sabemos lamentar, chorar, rezar, implorar a Deus que faça milagres, diariamente. Sequer nos movimentamos para mudar tanta crueldade que se pratica diuturnamente nesta república de bandidos e bananas. Outros povos PROTESTAM, LUTAM, GUERREIAM, BRIGAM, CONQUISTAM SEUS DIREITOS E A LIBERDADE. Nós, nos ajoelhamos e choramos. A submissão, a humildade extrema, a covardia, nos mantém eternamente escravos dos parasitas, ladrões, bandidos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk tantas palavras bonitas, mais garanto que vota no ex presidiário.

      Excluir
  3. A Bahia é negra, fato notório, quem vota em PT? São os negros, então, os negros são ladrões ou não? É ladrão mesmo. Este comentarista é negrão e feio, já votou em PT duas vezes, a primeira foi para eleger PT na presidência da república, um analfabeto de pai e mãe, o mesmo dizia assim, "se eu for eleito presidente do Brasil não vou roubar e nem deixar ninguém roubar este País, se tornou o maior ladrão do mundo, na segunda vez para eleger PT a governador da Bahia, este se tornou o maior ladrão da Bahia em todos os tempos.

    Este comentarista se continuasse a votar em PT seria um ladrão, ladrão, ladrão, ladrão, ladrão, mas não sou ladrão, não voto em PT.
    Outrossim, esta negra vota em PT? Se ela votar em PT é uma ladra mesmo, porém, se esta negra não votar em PT, é uma mulher honesta, negro de caráter
    exemplo de virtudes para o mundo.

    Que seja apurado o fato ocorrido, tendo o contraditório e ampla devesa do agressor segurança da loja, sendo mostrando sua culpa de maneira dolosa, torpe e vil, em ofender a moça linda, humilhar, constranger a mesma.

    Tudo provado a ofensa que a mesma seja indenizada a termo pedagógico que a loja não venha cometer outro delito, que indenize a vítima o valor de R$ 30.000 (trinta mil reais) e que o segurança da loja receba 12 chibatadas. Que isso sirva de exemplos.

    Finalização; Se a acusada votar em PT é agravante, ainda ser militante, é ladrona contumaz, que infelizmente é com muita tristeza ver um negro votar em PT. o mesmo perdeu seu valor, seu caráter, sua honra, sua liberdade, agravante, seu bom nome, espero que não seja o caso desta linda mulher.

    Minha Bahia porreta do Soldado Wesley Soares, Bahia do Duque de Caxias, Bahia do Coronel, Carlos Brilhantes Ustra.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se ela é a irmã simularam essa pra pegar indenização do shopping? Essa se ESTABACOU no chão dizendo a irmã que ela tinha desmaiado dentro de um shopping que não se via ninguém para ajudar mas a dita irmã com a maior calma fez um vídeo. Me poupe e nos poupem.

      Excluir
    2. ENALTECER O MONSTRO CHAMADO "USTRA" JA DIZ QUEM VC É. VOCE DEVE COMER MERDA MESMO

      Excluir
    3. Parabéns, belo comentário

      Excluir
    4. o dono da verdade Kkkkkkk Deus sabe de tudo e seu unico filho Jesus foi perseguido,torturado e assasinado pelos soldados . E quê ate hj continuam fazendo as mesma coisas e o mais agravante, desta vez usando o nome de Jesus . Quê defendia os pobres , fracos e os humilhados e os perseguidos. e eu sou do lado de todos aqueles (as) quê sofrem qualquer tipo de perseguiçao ou simplesmente do lado de Cristo

      Excluir
    5. Esse textão todo só pra dizer que o Lula é ladrão? Ao menos não tínhamos um racista extremista no poder, apoiando todo e qualquer tipo de preconceito e achando engraçado dizer:

      "Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas (arroba é uma medida usada para pesar gado; cada uma equivale a 15 kg). Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve...",

      ou quando na mesma palestra ele diz:

      “Pode ter certeza de que, se eu chegar lá, não vai ter dinheiro pra ONG (..). Não vai ter um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola. Onde tem uma terra indígena, tem uma riqueza embaixo dela. Temos que mudar isso daí".

      E essas palavras não são minhas, são do atual Presidente do país, além de matérias escritas existem vídeos. Mas é difícil, vocês colocam Lula como o maior ladrão da história, que ele pague por todos os erros dele, mas cara, vocês não enxergam o governo racista atual? Ainda dizer que a mulher em questão da reportagem, é ladra por votar no PT? Com qual base vocês podem afirmar isso? Você tem prova de algo? Sabia que você pode ser acusado de calúnia e difamação? Vocês gostam muito de falar o que não sabem e praticar racismo, homofobia, bullying, gordofobia, colocando o PT no meio pra justificar algo.

      Link da matéria onde pode se encontrar tais falas: https://veja.abril.com.br/brasil/bolsonaro-e-acusado-de-racismo-por-frase-em-palestra-na-hebraica/

      Excluir
  4. Hum , essa Bahia veio a melhorar quando o PT entrou no poder ,
    Os pobre começaram a ter dignidade, fomos oprimido pela direita ,durante décadas.
    A escravidão tinha acabado em todos os lugares , menos aqui na Bahia, então revejam a nossa história seus burgueses moralistas.

    ResponderExcluir
  5. Õ PAU NO TOBA, FILHO DE MUNTUNS.SE VC VOTOU OU Ñ NO PT , ISSO É PROBLEMA SEU. A QUESTÃO AQUI É FALTA DE RESPEITO COM O SER HUMANO. VC Ñ SABE, O QUE É SER HUMILHADO EM PÚBLICO.AQUI EM ITABUNA PAU NO TOBA.TEVE UM SENHOZINHO CHAMADO TEODORO RICO QUE FOI BARRADO NA PORTA DO SEU IMPREEDIMENTO NO DIA INAUGURAÇÃO POR UM SER ACHANDO QUE O MESMO ERA UM PEDINTE. TEVE TAMBÉM UM PRODUTOR DE CACAU QUE TAMBÉM FOI CONVIDADO A SE RETIRAR DE UM HOTEL NA CAPITAL PAULISTA. POR ACHAR QUE ELE ERA MENDIGO E O MESMO ACABOU COMPRANDO O HOTEL E DEMITINDO TODOS QUE O DESTRATOU. ACHO QUE PESSOAS COMO VC JULGA O LIVRO PELA CAPA. FOI O QUE ACONTECEU COM ESSA SENHORA. QUE PODERIA SER SUA MÃE.SUA IRMÃ,SUA ESPOSA, SUA FILHA E ATÉ MESMO UMA QUAL QUER COMO ESSA SENHORA.ISSO SÓ VAI MUDAR QUANDO A PESSOA QUE AGIR ASSIM COM OS OUTROS.SE CONDENADO DE VERDADE E FICAR PRESO POR UM TEMPO DA MESMA IDADE DE QUEM FOI HUMILHADA. E A EMPRESA PAGAR UMA INDENIZAÇÃO MILIONÁRIA. FILHO DE MUNTUNS VC SÓ Ñ FALA MAIS MERDA POR QUE Ñ TEM QUEM DÊ OUVIDOS.Ñ VAMOS MUDAR O MUNDO. MAIS AO MENOS VAMOS RESPEITAR O PROXIMO. POR QUE NO NOSSA PAIS SÓ OLHAMOS E RESPEITAMOS QUEM TEM DINHEIRO.PRECISAMOS MUDAR ISSO.

    ResponderExcluir
  6. Então,só pra lembrar que tem Negro tbm que já chega com pedras na mão achando que todo branco é babaca!!vale ressaltar TBM,que tuuuuudo de novo que o Negro vai fazer,o povo enfatiza. Por isso acaba atiçando os IDIOTAS.😏😏😏😏😏😏😏

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu não sei quando nois brasileiros, teremos educação quanto a cores, o mundo foi feito assim, nosso Brasil, foi colonizado com diversão raças, pois ao pé da letra , somos todos mestiços, quem tem raça são animais trabalhados para ter pedigree, que coisa mais feia, comentários ridículos que não vai a lugar algum.

    ResponderExcluir
  8. Mostro? Único monstro é STF e TSE do PT, filho de uma égua, relento, imundo, nojento do PT. Respeite este comentarista, ladrão do PT

    ResponderExcluir
  9. Filho de Mutuns, coitado vc só pode ser doente, ver o PT, STF e o Lula em tudo e em todos os lugares. Procura uma terapia, meu filho pra te curar desse fantasma, senão cv vai andar pelas ruas gritando e atirando pedras.

    ResponderExcluir
  10. Filho de Muntuns vai terminar que nem nosso saudoso Jeep😂😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir