sexta-feira, 13 de maio de 2022

Empresário agride idoso que roubou carne em frigorífico na Bahia; entenda o que é 'furto famélico'

Um empresário de Juazeiro, no norte da Bahia, publicou um vídeo nas redes sociais, onde aparece agredindo um idoso, que tentou roubar carne em um dos frigoríficos dele. O homem justificou a agressão com o fato de ter sido, supostamente, a terceira vez que o idoso cometeu o furto famélico. [Entenda a expressão abaixo]

O caso aconteceu na manhã de quinta-feira (12). A idade do idoso não foi divulgada. Depois da repercussão negativa da agressão, o empresário Erasmo Neto apagou o vídeo das redes sociais, e publicou uma nota, dizendo que se comportou "como um selvagem", e que estava arrependido da ação.

Erasmo não registrou queixa contra o idoso pelo furto, e o idoso também não registrou boletim pela agressão. Furto famélico é o delito motivado pela necessidade de sobrevivência, na maioria das vezes por causa da fome. Além de comida, o roubo de produtos de higiene, medicamentos ou itens básicos também são enquadrados como "famélicos".

O Direito Penal compreende, pelo chamado Princípio da Insignificância, que furtos famélicos não são suficientemente graves para a sociedade, a ponto de punir quem o comete. Assim, o roubo pela fome deixa de ser passível de punição e se torna um problema social.

A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) registrou, entre os anos de 2017 a 2021, um aumento de cerca de 10% dos furtos famélicos em todo o estado. Pessoas que cometem o delito, e são assistidas pelo órgão na Justiça, costumam ser encaminhas para o programa "Corra Pro Abraço", que atua para devolver a dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As graves taxas de extrema pobreza em todo o país colaboram para o aumento dos furtos famélicos, não só na Bahia. Em 2019, um estudo da Universidade de São Paulo identificou que a taxa de extrema pobreza no país era de 6,6%, cerca de 14 milhões de pessoas.

Já em 2021, o país encerrou com mais de 19 milhões de pessoas nessa mesma situação, ou seja, cinco milhões a mais de pessoas. Esse aumento reflete as condições de pobreza e fome em meio à pandemia de Covid-19.

24 comentários:

  1. COM ESSE GOVERNO DE BOLSONARO A SITUAÇÃO PIOROU, MUITA GENTE PASSANDO FOME !!!!

    ResponderExcluir
  2. QUANDO NOSSO PAI LULA VOLTAR TEREMOS COMIDA DE SOBRA EM NOSSA MESA.

    ResponderExcluir
  3. BOLSONARO É TERRÍVEL.


    MATANDO O POVO DE FOME.


    Com Lula não tinha isso.
    Com Lula o povo vivia bem. Vivia feliz.


    VOLTA, LULA.

    O POVO CLAMA POR TI, PRESIDENTE LULA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem quer aquele ladrão na presidência. Só idiotas acreditam que ele vai resolver alguma coisa.

      Excluir
  4. 3 x? Já nao se trata mais de furto famelico. É furto e acabou. Furtou uma vez e matou a necessidade e vendo as condições ai sim é famelico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o problema ´é que ele ñ pode provar que foi o idoso que o furtou 3 vexes.o correto era ele fazer o que diz a lei. chamava a polícia. que conduzia o idoso até a delegacia. e era feito rodos os procedimentos correto. ñ ele ter feito o que fez.

      Excluir

  5. E bolsonaro na motociata.

    Que país é este que o povo passa fome ??

    Pra onde vamos ??

    Saudades de Lula

    ResponderExcluir
  6. Porquê esse senhor cometeu esse ato? Por que estava com fome e com certeza seu dinheiro da aposentadoria não permite se alimentar dignamente. Está errado? Sim, está. Mas pior faz esse governo de merda do Bolsonaro que fica mascarando a verdade e o gado ignorante que apóia essa carniça no poder. Outubro vem aí e vamos tirar esse falso cristão do poder!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou tudo o gado não está pensando com clareza fora besta fera.

      Excluir
  7. Cara, eu trabalho em supermercado grande em itabuna e tem muito vagabundo roubando para trocar por drogas ou se aproveitando da situação do pais para roubar, muitos playboizinho também só pra tirar onda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!!! Lhe entendo perfeitamente, mas existe casos e acasos, a situação na reportagem foi diferente, nada justifica uma pessoa furta, como tbm nada justifica ser agredido, pq o empresário não tomou as providências cabíveis, ou não sinalizou uma autoridade para que pudesse tomar providências da situação. Sabe qual o erro do Brasileiro? Querer transferir a culpa.

      Excluir
  8. Q Piada kkkk. Quer dizer q a culpa é da vítima? O comerciante é assaltado e ainda sai como o errado da história. É a famosa Inversão de Valores, q tá na moda hj em dia.

    ResponderExcluir
  9. Roubo e Roubo não adianta mudar o nome. Nessa cidade não existe assistência aos indigentes. Não existe grupos religiosos que possam ajudar. Esse idoso não recebe aposentadoria. Infelizmente tem pessoas que roubam desde de jovens e não querem perder o hábito.
    Melhor pedir que roubar .
    E quem vai pagar o prejuízo do comerciante. Se a moda pega, ninguém trabalha mais vamos sobreviver roubando

    ResponderExcluir
  10. Empresário! 🙄🤔
    Será, que as contas desse Empresário estão em dias?
    Será que está recolhendo certinho o INSS e FGTS dos seus e suas Trabalhadores!?
    Não que o robô justifique em qualquer situação!! Entende!! 🤔😳

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garanto que a carne que vende é fruto de gado roubado AQUI em ITABUNA tá cheio de moralistas donos de açougues vendendo carne de gado roubado

      Excluir
  11. Porque Lula saiu do poder? Era pra tá até hoje no poder .porque não tá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O GOLPE.

      MORO.
      STF.

      E BOLSONARO QUE DEU UM MINISTÉRIO PRA MORO.
      ENTREGA DO PRÉ SAL


      Você está em que mundo??????

      Merece pagar GASOLINA cara


      Com BOLSO CARO

      Excluir
  12. É LADRÃO E ACABOU, BRASIL TA O POSTE MIJANDO NO CACHORRO, ONDE VAMOS PARAR ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não dá o direito de agredir o idoso! Ele
      Segura o idoso enquanto a polícia chegar e não bater!

      Excluir
  13. Seu retardado do comentário de 18:53
    Não e só por que você e roubado que você precisa humilhar o ladrão, no principalmente se o item roubado for comida. Mostre que e cidadão e chame a polícia. A respeito desse idiota que fala besteira de lula em 3 ou 4 comentários saiba que o estado aonde isso aconteceu e governado pelo pt a 16 anos ou maís, e olha como está o estado. Você tem que se tratar e parar de endeusar político filho da puta.!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Defensor de bandido detectado kkkk. É ladrão e acabou, independente do q rouba. E esses q roubam comida, são os mais acostumados a roubar. E a culpa é de pessoas como vc q chama eles de coitadinhos. É LADRÃO E ACABOU!!!

      Excluir
  14. Vc aqui vai no mercado fazer uma feira pra esse ladrão ou coloca ele na sua casak kkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Ladrão tem que ser humilhado msm. Você tá defendendo sua classe. Deve ser petista.

    ResponderExcluir