quarta-feira, 4 de maio de 2022

Estudante trans denuncia que teve nome social ignorado em hospital de Camacan e que foi encaminhada para enfermaria masculina

Uma estudante de 21 anos denunciou profissionais da Fundação Hospital da Mata Atlântica, em Camacan, no sul da Bahia, por transfobia. A jovem afirma que o nome social dela foi ignorado durante o atendimento na unidade e que foi encaminhada para uma enfermaria masculina.

Maria Elis Ramos conta que procurou o atendimento médico após ficar com febre e pressão baixa. A identidade de gênero teria sido ignorada pelo funcionário da recepção, no momento que ele fazia a ficha.

“Apesar da minha certidão ser retificada, o meu RG ainda não é. Solicitei que ele adicionasse o meu nome social, que é o meu nome, que já está retificado, que é Maria Elis, e ele continuou me tratando no masculino, me chamando pelo nome do documento”, contou a estudante.

“Todas as perguntas que ele fez para a ficha foi se referindo como ele, como senhor”, concluiu. Depois da triagem, Maria Elis conta que continuou sendo constrangida. A enfermeira do plantão, em todo tempo, se reportava a estudante pelo nome antigo.

Quando Maria Elis finalmente foi encaminhada para o atendimento médico, ela sofreu outro tipo de violação.

“Quando entrei na enfermaria já era outra recepcionista. Essa senhora falou para eu me encaminhar para a enfermaria masculina, eu perguntei se a feminina ou outra que não fosse masculina tinha espaço ou leito vago e ela disse que não, que era para eu ir para essa mesmo”, afirmou. "Estava com febre e dor no corpo. Não tive capacidade e nem reação para questionar ela".

Maria Elis tirou uma foto no hospital enquanto aguardava atendimento. A imagem viralizou nas redes sociais e chamou atenção de grupo de ativistas pelo direito à saúde, como o movimento “O povo e o SUS”.
A coordenação do movimento pretende entrar com uma representação no Ministério Público da Bahia (MP-BA).

“Toda pessoa tem direito a um atendimento humanizado e acolhedor nos serviços de saúde do SUS. A gente vai entrar com representação no Ministério Público do Estado, para que ele recomende ao Consórcio de Municípios, medidas para coibir casos como esses e que capacite os profissionais", disse o coordenador do movimento, Shauan Keven Fontes.

No Brasil, a alteração do nome no Registro Civil de Nascimento, de forma administrativa, ou seja, sem a necessidade de passar pela Justiça, foi autorizada em 2018.

Para incentivar o uso de nomes sociais em serviços de saúde, o movimento “O povo e p SUS”, juntamente com a Universidade Estadual de Santa Cruz, disponibilizaram uma cartilha na internet.

“É para profissionais da área da Saúde, que ensina como utilizar o nome social ou o nome retificado para pessoas transexuais ou travestis nos serviços de saúde”, explicou o coordenador do movimento.
Maria Elis espera que o uso do nome social de travestis e transexuais seja respeitado nas unidades de saúde e em outros setores da sociedade. 

“É realmente um constrangimento, é vexatória, humilhante. A todo momento a gente é invalidada, mas as instituições precisam olhar para gente e que estejam preparadas para nossas sociedades”.

Em nota, a Fundação Hospital da Mata Atlântica disse que repudia todo e qualquer ato discriminatório de cor, gênero e etnia. Disse ainda que instaurou uma sindicância interna para apurar o caso e tomar medidas cabíveis.

74 comentários:

  1. No meu ver o que vale é o que está registrado que no momento foi o do documento.
    Não tiro a razão do profissional de saúde. Não houve nenhuma falta de consideração ou destrato com a trans, o que está havendo aí é a mesma querendo ficar famosa e ganhar seguidores nas redes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INGULA O DIREITO DELES.

      INGULA O DIREITO DELES LUTAREM.

      É DEMOCRACIA.

      POR ISSO O BOZO QUE MATA O POVO DE FOME QUER DESTRUIR O STF.

      NÃO VÃO CONSEGUIR.


      DEMOCRACIA DÓI EM VOCÊS.

      MAS CURTA SUA DOR.

      Excluir
    2. Justamente isso

      Excluir
    3. O funcionário do hospital fez o correto, sexo masculino na ala do sexo masculino,,, mulher na área de mulher, faz uma área prós trans e resolve o problema. Trans não é mulher e ponto.

      Excluir
    4. Ela/ele entregou o documento cível onde o mesmo consta o nome "antigo".
      Logicamente, os profissionais devem chamar pelo nome que está na ficha. Agora se o documento já estivesse com o nome alterado, e mesmo assim o chamassem pelo nome antigo, ele/ela estaria com razão.
      Sobre os direitos desse público, eu acho que sim, eles devem lutar pelos direitos deles, já que se sentem diferentes da natureza que Deus os fez, mas que isso tbm não dá o direito de quem é homem e se identifica como mulher, usar o banheiro feminino, e tbm vice-versa, devem lutar por por exemplo, por banheiros, alas, enfermarias, voltados para esse publico, e não querer invadir o espaço dessa forma, pq se eles pensarem bem, estão desrespeitando outros direitos tbm. Penso que seria constrangedor para mulheres, crianças, adolescentes, dividir o mesmo espaço em banheiros de shopping, escolas, enfermarias, com pessoas trans. Não pelo preconceito, mas pq a natureza é clara quanto aos orgãos sexuais do ser humano.

      Excluir
  2. ele poderia reclamar senão houvesse atendimento!

    ResponderExcluir
  3. Ox ospital tá errado não está pora no documento não é homem emtao tem que ser atendido como tal estas peste gosta de cria barraco viu

    ResponderExcluir
  4. È por essas frescuras que os bolsominions deitam é rolam no preconceito. Não foi atendida e medicada gratuitamente, por qual nome foi atendida, tem importância?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra ele tem, o que vale é o que está no documento

      Excluir
  5. Tem que ficar na ala dos trombas mesmo, das pererecas é outra ala.

    ResponderExcluir
  6. BOLSONARO E FILHOS PODEM FAZER RACHADINHA E TIRAR, ROUBAR DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE.


    AÍ FALTA INVESTIMENTO PARA QUALIFICAR O POVO.


    Que feio Bozo, fazendo rachadinhas e roubando dinheiro do da saude e educação,



    CADÊ WAL DO AÇAÍ ?????????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cala boca satanas esse ano voces vão receber é bala no meio da fucinheira...

      Excluir
    2. Porque a praga do teu ex-presidiario, não fez a tal qualificação que você se refere?

      Excluir
  7. Esses profissionais ESTÃO igual os eleitores do BOZO, parecem jumentos, burros com aquelas viseiras, para só olhar para frente.


    Parecendo burro com viseira.

    Não tem qualificação, não tem estudo, não se atualiza e vivem iguais os eleitores do Bozo que faz rachadinha.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem próstata, é homem...e não voto em Bolsonaro.
      É um gay que tem vontade de ser mulher...é "Homi"

      Excluir
  8. PAÍSES NÃO CIVILIZADOS, COM UMA GRANDE QUANTIDADE DE POBRES E ANALFABETOS FUNCIONAIS DÁ NISSO.


    VÃO SE QUALIFICAR POVO.

    VÃO ESTUDAR.

    SE ATUALIZAR.


    Não sejam iguais aos eleitores daquele que FAZ RACHADINHAS. E arrotam ovo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vaza cagão

      Excluir
    2. sai dai cú sujo, seu orifício bufante tá da mesma largura de sua boca de lobo kkkkk, só sai esgoto kkk

      Excluir
    3. Então vá para Cuba.

      Excluir
    4. Já que tu é atualizado, engravida porra.

      Excluir
  9. Mas você é homem e sempre será homem, jamais será mulher, não é porque a ideologia satânica é apoiada pelos governos demoníacos e pela mídia de merda que as pessoas tem que aceitar essas anomalias.

    Sodoma e Gomorra moderna

    A ira do Criador é necessária, assim como na Bíblia Sagrada é explanada, mas não é nenhuma novidade.

    O Apocalipse era um medo, hoje é uma esperança.

    ResponderExcluir
  10. O hospital ta certo ou deixava vc no quarto separado, junto com mulheres é chato a mulher nao vai se sentir a vontade respeito é bom e todos gostam .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recentemente em São Paulo (salvo engano), teve umas trans que foram colocadas no presidio femenino, adinvinha: varias mulheres aparecerem gravidas...

      Excluir
  11. Vc é paranóico. Faz joguinho de palavras. Deve ser outra bichona incubada. Quero ver esse FDP ir no sanitário feminino e lá estar sua mãe quando o "sujeito" desebainhar a tromba , como vai ser.

    ResponderExcluir
  12. É cada uma viu se ela é trans quer ser homem fora ninguém pode chamar de ela então tem que ficar é junto com os homens msm pra vê se ela é homem mesmo como quer ser essas pragas vão tds pro fogo 🔥 de não se arrepender de maus tanto travestis como homem sexual

    ResponderExcluir
  13. E simples tem trova lugar de homem . Tem racha entre as pernas no lugar de mulher.

    ResponderExcluir
  14. KKKKKKK... MAIS UM VIADO QUERENDO IBOPE. TEM QUE RECEBER É LAMPADA NA CARA. KKKKKK

    ResponderExcluir
  15. Quem morre sem atendimento não sai na imprensa.

    ResponderExcluir
  16. Se tem tromba e bagos é sexo masculino 😂 agora ficam um bando de aberrações com bilau e saco dizendo que é trans, raça demoníaca, bandos de pau no cu atrás de mi mi mi , viadagem rabo sujo do caralho, só taca de umbigo de boi pra tomar vergonha!! Ou é homem ou mulher !! Bando de imundície!! Outra raça é descaração !! 😂😂

    ResponderExcluir
  17. Pensem nas mulheres nesse leito com um "cabra macho" ao lado.

    ResponderExcluir
  18. Pode ser a transformação dos Diabos, mas sempre será um Homem feito por Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso vc falou tudo, lúcifer tem poder pra criar assim como DEUS por que ele foi escolhido pra isso, mais não é mais forte que ele!! o diabo criar várias formas de o ser humano tirar sua visão ao olhos de DEUS, vc olhar pra um travestir, vc ver uma coisa maligna que se apoderou daquela alma, esses tipos de gente tem demonios rodeados entre eles constantemente, vc tirar a conclusão quando sair a rua que ninguém quer ficar perto dessas pessoas. Infelizmente é a pura verdade!!

      Excluir
  19. E queria que colocasse com as mulheres era?
    Só se o hospital não conhecesse os casos que estão acontecendo por aí,que até nas cadeiras esses tens,estão engravidando mulheres,agora quer ficar juntos com mulheres indefesas em hospitais é?
    Valeime!vc é macho,nasceu e vai morrer macho,nem venham com essas Freitas de ser mulher apuso ,tem muitos que até se arrependem e voltam as suas origens,agora vem dá uma de vítima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eles se acham mulher, com uma tromba mó meio das pernas. Ninguém em sã coinciencia aceitaria isso. Ter uma filha ou a esposa dividindo o quarto e banheiro de um hospital com alguém assim.

      Excluir
    2. INGULA O DIREITO DELES.

      INGULA O DIREITO DELES LUTAREM.

      É DEMOCRACIA.

      POR ISSO O BOZO QUE MATA O POVO DE FOME QUER DESTRUIR O STF.

      NÃO VÃO CONSEGUIR.


      DEMOCRACIA DÓI EM VOCÊS.

      MAS CURTA SUA DOR.

      Excluir
    3. ANALFABETO DA DESGRAÇA, VAI ESTUDAR CARNIÇA

      Excluir
  20. Isso mesmo amiga tem que denunciar mesmo esses imbecis bando de gente idiota nos comentários nossa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é perfeito, fez ele homem e sempre será, não adianta, um dia todos prestarão contas ao Altíssimo, toda língua confessará quem é o Reis dos Reis e acabar com essa pouca vergonha

      Excluir
  21. Homem e mulher!! Outra raça é obra do demônio!!

    ResponderExcluir
  22. Prato cheio pra quem já quer ibope.

    ResponderExcluir
  23. Tá atrás de mídia essa bosta ridícula

    ResponderExcluir
  24. Vá mudar a desgraça do documento Satanás, fica querendo fama e levantar bandeira aonde não é necessário.

    ResponderExcluir
  25. Vai procurar um marido

    ResponderExcluir
  26. Quero ver a justiça agora si vai passar por cima do q tá na lei. Si essa doente tá no documento homem o atendente fez certo chamou pelo nome. Si ela tivesse passando mal mesmo não estava reclamando de nada vc e homem

    ResponderExcluir
  27. Deixava morrer. Não faria falta á ninguém.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns ou profissional! não se deixe intimidar por essa gente...

    ResponderExcluir
  29. Kkkkkkk Só Oque faltava. Vai arrumar um quintal pra capinar cabra safado kkkkkk Esse mundo tá perdido kkkk agora pronto todos os locais tem que se adaptar a essa nova geração kkkkk

    ResponderExcluir
  30. Tem vagina!? Menstrua!? Precisa de um ginecologista!? NÃO!? Assunto encerrado

    ResponderExcluir
  31. Eu como mulher, jamais aceitaria ficar no mesmo quarto onde um homosexual ficaria, as mulheres estariam indefesas e constrangidas com alguém assim, dividir o banheiro de shopping, de restaurante, onde mulheres estão despidas, daí dá de cara com um cidadão vestido de mulher segurando a tromba e balançando após urinar, isso não dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não da mesmo tem desses ai que mete a maromba em femeas viu

      Excluir
  32. Ela foi passar pelo ginecologista e queria anticoncepcional para não engravidar. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  33. À RAÇA AMALDIÇOADA QUE QUER APARECER,
    OS NOIAS TÃO METENDO A PORRA E ELES NÃO SE TOCAM.
    O POVO DE BEM TOLERA MAIS NÃO ACEITA ESSES DOENTES.
    ABERRAÇÃO DA NATUREZA,
    TEM GAYS QUE SE COMPORTAM,E MERECEM RESPEITO.
    AGORA ESSES QUE QUEREM FORÇAR.
    CHEGA ATE SER RIDÍCULO QUANDO VER ASSIM E BICHA PÃO COM OVO.

    ResponderExcluir
  34. Manda ela ir pro México se lamentar. Os cinquentão DELA ta vindo aí pra vê qual médico ELA vai procurar, se um urologista ou ginecologista. Vai cair no dedão. Kkkk

    ResponderExcluir
  35. Não fica com minha filha adolecente dividindo o mesmo espaç, estudei, tenho curso superior e sou funcionário público

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande merda funcionário público ou cursozinho superior de merda que aqui nessa bosta de país não presta pra nada.

      Excluir
  36. Se na carteira de identidade ainda está o nome masculino... paciência.

    ResponderExcluir
  37. TEM PENIS? HOMEM! ——- TEM VAGINA? MULHER!! Assunto encerrado. O hospital está certo. Essa turma da lactação gosta é de Ibope!!! Foi atendido? Foi! Então pronto. Palhaçada isso. Aff.

    ResponderExcluir
  38. Isso é fácil de resolver em locais publico, fazer um ambiente e cobrar a esse tipo de gente. Xixi 100 coco 200! ou então va para casa de sua mamãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INGULA O DIREITO DELES.

      INGULA O DIREITO DELES LUTAREM.

      É DEMOCRACIA.

      POR ISSO O BOZO QUE MATA O POVO DE FOME QUER DESTRUIR O STF.

      NÃO VÃO CONSEGUIR.


      DEMOCRACIA DÓI EM VOCÊS.

      MAS CURTA SUA DOR.

      Excluir
    2. Vai estudar analfabeto da desgraça!! Analfabeto igual ao molusco 9 dedos Luladrão

      Excluir
  39. Se Maria Elis estivesse precisando com urgência de um aparelho respiratório para ser intubado e só pudesse ser atendida com o nome civil, ela aceitaria rapidinho.. Mas só estava com febre, tem que ter exigência mesmo... como é que pode "ela" (e) dar um documento com o nome masculino e quer que o atendente prescreva no prontuário o nome social, mesmo se tivesse com o registro geral em mãos não poderia fazer, pois o que comprova é o documento com foto. Pra mim o preconceituoso foi ela em não aceitar o que realmente é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma coisa se seu filho ou sua mãe chegasse em estado crítico de saúde e o médico ou médica disponível fosse uma travesti. Dúvido se nessas condições a pessoa ainda iria dar uma de orgulhosa e preconceituosa...

      Excluir
  40. Diante da tal situação é notório o despreparado do servidor para com a estudante trans. Se a mesma gosta de ser chamada como Maria Elis, por que tal resistência e chacota ?? O que realmente houve foi uma falta de respeito, empatia e óbvio o preconceito, pelo simples fato de ser uma trans. Vamos refletir... Que tenhamos mais respeito ao próximo! Lembre-se, ninguém é obrigado a aceitar determinadas atitudes advindo o outro, mas respeitar o nosso semelhantes é o primordial que devemos fazer. Admiro as mulheres trans, tenho uma amiga trans, e é uma pessoal mais que especial para mim. Viva da diversidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VIVA A JUSTIÇA DE DEUS, filhos do diabo.

      Excluir
  41. A ficha de atendimento é feita com base na Carteira de Identidade. Se ele se julga tão dono da verdade, ja deveria ter alterado a RG. Desde 2018 que a Certidão foi retificada. Na verdade eles querem mesmo é "promoção"

    ResponderExcluir
  42. Óia Óia...kkkkkkk ! Sai daí Tobeiro...kkkkk.! Quer ser mulher, nasce de novo.kkkkkk

    ResponderExcluir
  43. tholão criando problema,com uma taca de meio metro no banheiro das mulheres kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  44. Ela/ele entregou o documento cível onde o mesmo consta o nome "antigo".
    Logicamente, os profissionais devem chamar pelo nome que está na ficha .Agora se o documento já estivesse com o nome alterado, e mesmo assim o chamassem pelo nome antigo, ele/ela estaria com razão.

    ResponderExcluir
  45. Ela/ele entregou o documento cível onde o mesmo consta o nome "antigo".
    Logicamente, os profissionais devem chamar pelo nome que está na ficha. Agora se o documento já estivesse com o nome alterado, e mesmo assim o chamassem pelo nome antigo, ele/ela estaria com razão.
    Sobre os direitos desse público, eu acho que sim, eles devem lutar pelos direitos deles, já que se sentem diferentes da natureza que Deus os fez, mas que isso tbm não dá o direito de quem é homem e se identifica como mulher, usar o banheiro feminino, e tbm vice-versa, devem lutar por por exemplo, por banheiros, alas, enfermarias, voltados para esse publico, e não querer invadir o espaço dessa forma, pq se eles pensarem bem, estão desrespeitando outros direitos tbm. Penso que seria constrangedor para mulheres, crianças, adolescentes, dividir o mesmo espaço em banheiros de shopping, escolas, enfermarias, com pessoas trans. Não pelo preconceito, mas pq a natureza é clara quanto aos orgãos sexuais do ser humano.

    ResponderExcluir
  46. Acertada a decisão do hospital. Ainda muita confusão em torno do tema. Certamente eu não aceitaria na enfermaria que minha esposa estivesse.

    ResponderExcluir