sexta-feira, 13 de maio de 2022

Fungicidas contra a vassoura de bruxa são testados em cacaueiro no sul da Bahia

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na Bahia (Senar-BA), está testando cinco fungicidas contra a vassoura de bruxa, praga que mais prejudica as lavouras de cacau no Brasil.

Os fungicidas foram desenvolvidas pela Syngenta e apresentam bons resultados contra a monilíase em outros países. Agora, os testes irão avaliar se podem ser usados também no combate à vassoura de bruxa. Estudos da Universidade de Campinas (Unicamp) apontam a eficácia de alguns dos princípios ativos que compõem parte dos produtos em teste.

O estudo é feito em áreas da Ceplac, em Ilhéus, no sul da Bahia, e terá duração de dois anos. A Bahia é o estado que mais sofre com a praga, por apresentar condições climáticas favoráveis para a disseminação do fungo. Os efeitos da praga na região foram devastadores, provocando queda de 75% da produção, gerando desemprego e êxodo rural.

Atualmente, as recomendações para o controle da vassoura de bruxa incluem uso racional de fungicidas, remoção de tecidos infectados, uso de variedades clonais resistentes e controle biológico (biofungicida Tricovab®).

“A seleção de novos fungicidas mais eficazes contra a vassoura de bruxa é o desejo de todos os produtores de cacau. Aliado a um programa de manejo integrado, pode combater melhor a doença, aumentando a produção além de viabilizar economicamente a atividade agrícola, especialmente, na região sul da Bahia”, explica o pesquisador da Ceplac, Givaldo Niella Rocha, que coordena os testes em campo e em laboratório.

O Brasil é o hoje o sexto produtor mundial de cacau, com produção de cerca de 220 mil toneladas por ano. Pará e Bahia respondem por 95% da produção nacional. De acordo com dados da Associação das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), a Bahia entregou, em 2021, cerca de 140 mil toneladas de amêndoas de cacau.

5 comentários:

  1. Deveria era prender os causadores de trazer a vassoura de bruxa pra região.Esse povo do PT quebraram a região e hoje ainda vejo uns babacas aplaudindo esse partindo do demônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não aplaudo o PT da nossa Região. Eu aplaudo o maior e melhor presidente desse País, que agora tá chegando... LULA.
      Fique calmo que essa onda braba de inflação alta, desemprego, gasolina cara, muita fome e muita miséria vai passar. Chega de tanta miséria. Lula no primeiro turno e o Brasil volta a sorrir.
      Observação: Babaca é a puta que te pariu, seu otário.

      Excluir
  2. Engraçado a Ceplac trouxe a doença e não consegui desenvolver a cura ,agora que tá fechando tá inventando mentira novamente. Chega tem que acabar de vez com esse órgão inútil chamado de Ceplac.

    ResponderExcluir
  3. O inquérito que envolve figuras ligadas ao PT da região cacaueira nesse situação da vassoura de bruxa já foi arquivado?

    Muitas pessoas morreram

    Muitos são favelados no Rio, São Paulo, Minas, Salvador, outros foram para o exterior e esse crime da Vassoura de Bruxa será ESQUECIDO?

    ResponderExcluir
  4. A história todos que conseguem pensar, conhecem. Os bandidos que trouxeram os esporos da praga, todos sabem quem são. Após a quebra dos fazendeiros, o desemprego em massa de dezenas de milhares de trabalhadores, os petralhas conquistaram o poder mentindo, enganando e roubando. As cidades da região tiveram acréscimo da população favelada, do tráfico e consumo de drogas, da violência e da bandidagem. Os petralhas sentiram-se felizes com o resultado da sua obra. Nunca mais a região sul baiana conseguiu reerguer-se. Hoje, a outrora mais rica microrregião do Nordeste, está de joelhos a implorar esmolas do estado, os trabalhadores desempregados e favelados, seus filhos dependentes das drogas e os bandidos petralhas RICOS.

    ResponderExcluir