terça-feira, 10 de maio de 2022

Governador Rui Costa autoriza concurso público para Polícia Militar com 2 mil vagas, após mortes de PMs

O governador Rui Costa autorizou a realização de um concurso público com duas mil vagas para a Polícia Militar da Bahia. A medida foi comunicada por ele na noite de segunda-feira (9), nas redes sociais.

"Autorizamos hoje [segunda, 9] a realização de um novo #concurso público para 2 mil vagas para Polícia Militar da Bahia. Prometi e cumpri que quando esta turma se formasse, abriríamos este novo concurso. E assim queremos que, no próximo ano, os aprovados já possam iniciar o curso de formação".

Ainda na publicação, o governador disse que o detalhamento das vagas serão divulgados em breve, por meio da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb). Nesta terça (10), o edital ainda não havia sido publicado no Diário Oficial.

"São muitos recursos destinados à infraestrutura, na aquisição de equipamentos e novas viaturas e na qualificação destes profissionais", complementou Rui.

Concurso da Polícia Civil

As inscrições para o concurso com mil vagas efetivas na Polícia Civil da Bahia foram abertas na segunda-feira (9). São 150 para o cargo de delegado, 150 para escrivão e 700 para investigador.

Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o certame será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e Polícia Civil.

As inscrições serão realizadas pelo site até as 23h do dia 7 de junho. O valor da taxa varia de acordo com o cargo pretendido pelo candidato: R$ 140 para escrivão e Investigador, e R$ 160, para delegado.

A prova será aplicada em Salvador, no dia 24 de julho deste ano e, por causa da pandemia da Covid-19, a aplicação das provas seguirá critérios de segurança sanitária. O não cumprimento destes pelo candidato implicará na sua retirada do local de provas e exclusão do concurso público.

Mortes de PMs
O primeiro caso aconteceu no final do sábado (7). O soldado Alexandre Menezes morreu após ser baleado na cabeça, na Rua Ulisses Guimarães, em Águas Claras. Ele estava em serviço com companheiros e o grupo fazia ronda no local.

Ao chegar na via, os militares trocaram tiros com homens armados, que conseguiram fugir. O soldado foi socorrido pela própria equipe e levado para o Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL). Por causa da gravidade dos ferimentos, ele foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.

Um outro soldado, que estava na mesma viatura, foi baleado de raspão na orelha. Ele passou por atendimento médico, mas não precisou ser internado. O soldado Menezes era lotado na 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Cajazeiras.
O corpo dele foi sepultado no domingo (8), no Cemitério da Baixa de Quintas. Dois companheiros de farda de Alexandre, Vitor Vieira Ferreira Cruz e Shanderson Lopes Ferreira foram mortos após sair do velório. A dupla estava à paisana.

Moradores da região chamaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou atendimento e socorreu os dois PMs para o Hospital Municipal de Salvador, porém, eles não resistiram aos ferimentos. //G1

13 comentários:

  1. Bandido! ele só quer abafar a irresponsabilidade e total falta de apresso pelas forças policiais! O sangue está nas suas mãos!

    ResponderExcluir
  2. NORMAL ANO ELEITORAL AI OS POLITICO SAFADOS FAZ TUDO FAZ O CONCURSO E NAO CHAMA KKKKKKKKKK NORMAL

    ResponderExcluir
  3. deixe-me ver : só agorra nas proximidades das eleições que o acm neto começa a investir em duas mortes de pms !! já começou a sujeira do lixo acm neto, ele poderia explicar por exemplo pq retirou sua candidatura ao governo do estado nas eleições passadas quando o gedel vieira foi preso com as malas e caixas cheias de dinheiro pra campanha do acm neto, por exemplo !!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria muito que o verdinho adotasse a pratica de por o nome do autor da reportagem, do texto, da chamada, etc, em seus posts, porque tem noticias tão ridiculas,e sensacionalistas que eu queria entender, o concurso da Policia civil ja tinha data prevista de abertura de edital, ja era algo PROGRAMADO, a morte dos policiais militares não tem correlação nenhuma com a abertura desse concurso publico, mas claro que colocaram inclusive em uma materia só, e a pessoa que escreveu não teve nem a capacidade de puxar uma critica politica porque só jogou os fatos sem relação nenhuma uma com outra. E eu nem to defendendo Rui, que pra mim é um canalha, estou criticando a noticia ruim mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Fora, Rui Bosta! Três policiais militares baianos assassinados em menos de 24 horas e o governo do Estado nada fez e não irá investir na segurança pública, cadê o os 90 milhões q o governo federal enviou para ser investido na segurança pública da nossa Bahia. Rui Bosta é um verdadeiro 7.1, só sabe apontar terceiros pelo seu desastroso governo. "Se a viatura fosse blindada, a bala não teria matado o meu filho" palavras da mãe do policial assassinado. é de doer o coração de qualquer um. Fora PT... queremos um Estado Forte com mais saúde e educação.Os petralhas estão com a maioria de suas contas bloqueadas kkkkkk o ladrão do Lula demitiu seu marqueteiro só porque se negou a fazer empréstimo a pedido dos comunistas kkkkkkk ele agiu correto, pula fora meu fio... esta canoa já naufragou kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Vai vendo! Alguém acredita? Ruim Bosta e seus quadrilheiros petrahas se despedem da Bahia em 31/12/2022, sem retorno. Portanto, vale apenas para quem aceitar sonhar um pesadêlo...

    ResponderExcluir
  7. Foi tarde filho da desgraça fez autas mae chora agora chego sua vez toma cu azul

    ResponderExcluir
  8. olha a perente do maconheiro morto rindo.

    ResponderExcluir
  9. Que Deus abençoe o povo baiano pra que não tenhamos mais policiais tipo uns que tá tendo na cidade que não fazem nada ou querem ser blogueiro (a) ou só querem receber o salário sem fazer merda nenhuma pq não perdem ninguém não fazem nada até que mexam com algum familiar deles, vocês precisam agir como policiais pq já está ficando feio, pelo amor de Deus comandantes de verdade não os indicados que esses já sabemos que não querem fazer pela população mesmo na hora da prática vocês sabem onde ajuda aê bota esse povo que vcs sabem que vão só querer ser blogueiro (a) ou encosto pra pedir pra sair antes de entrar ninguém merece esses peso morto na polícia ou vai pra ativa ou rala peito e as mulheres se for fresca deixa entrar não aqui em Itabuna não tem uma pefen pra dizer Deus benza é tudo peso morto em ilhéus ainda tem uma retada mas aqui em Itabuna tudo cansada, ajuda aê deixa esse povo cansado entrar não. Vou tá rezando pra esses atrasados não entrar já chega de cansado na polícia

    ResponderExcluir
  10. Quem tem que morrer é eu e vc,a polícia não

    ResponderExcluir