domingo, 15 de maio de 2022

Governo prepara medida para reduzir o FGTS de todos os trabalhadores

O governo Jair Bolsonaro (PL) prepara uma série de medidas de flexibilizam a contratação de trabalhadores na iniciativa privada, com a possibilidade de, inclusive reduzir o valor do Fundo de Garantida do Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, três minutas de MPs (medidas provisórias) acessadas pelo periódico, mostram que o Ministério da Economia propõe cortar a alíquota de contribuição que as empresas recolhem sobre o salário dos trabalhadores, de 8% para 2%, e reduzir a multa paga em caso de demissão sem justa causa, de 40% para 20%, o que resultará em menor valor do FGTS acumulado pelos trabalhadores.

As medidas foram redigidas pela Subsecretaria de Política Fiscal da SPE (Secretaria de Política Econômica), vinculada ao Ministério da Economia, ainda de acordo com a Folha. E a justificativa, ainda conforme o documento obtido, seria a redução do custo da contratação de trabalhadores e a possibilidade de geração de novos empregos.

Em uma terceira proposta, o governo estuda cortar as alíquotas de contribuições para o Sistema S. Como as propostas ainda estão em estudo, não há confirmação de publicação das medidas.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na CAIXA, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, também, trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS.

56 comentários:

  1. Aos trabalhadores idiotas apoiadores de Bozo, toma aí na cara! Pra deixarem de serem idiotas! Acorda povão! Esse governo não te representa! Governa pra outra classe de ricos que não te pertence! Enquanto isso, o pobre está sofrendo com os preços dos alimentos, combustíveis gás de cozinha carne e tudo mais! Pobre apoiando esse governo é tomar no rabo com areia de Canavieira que é bem Grossa e achar bom.

    ResponderExcluir
  2. Essas medidas, melhorará em quê, as nossas vidas como trabalhadores e trabalhadora?
    Aumentará, as vagas de empregos?
    Melhorará,o nosso poder de compras?
    Infelizmente, todas as medidas tomadas até aqui, não têm mudado nada de maneira positiva para nós, como trabalhadores/AS para as nossas famílias, e para o próprio mercado!?
    Não têm como acertarmos, se não nos sentarmos juntos para buscarmos soluções. 💰💸💪⚒️

    ResponderExcluir
  3. Só taca nos trabalhadores,essas medidas só beneficiam os empresários, contratação que é bom nada. Fora Bostanaro!

    ResponderExcluir
  4. Bostanario vai tomar no cu, o trabalhador já ganha uma miséria, e ai vem esse vagabundo querer fuder com o trabalhador, seu filho da puta você vai sair do poder, esse maldito incrédulo e corrupto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxente, pelo que vi a matéria o trabalhador irá ganhar mais pois não irá descontar mais os 8 % e sim 2% do salário. Essa medida foi bom para o trabalhador que vai ficar com mais dinheiro do salário que recebe.

      Excluir
    2. Cara, deixa de ser burro. É 8% em cima do salário, e não é descontado. O que desconta do salário é o INSS e NÃO O FGTS. Trabalhadores irão sair perdendo, porra é questão de lógica. Vocês fazem de tudo para defender esse asno

      Excluir
  5. MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITOMITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITOMITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO,MITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pega esse monte de mito e soque no seu cu filho da puta. O trabalhador só se fudendo nesse país.

      Excluir
    2. Cara, deixa de ser burro. É 8% sob o salário, o que desconta é O INSS, NÃO O FGTS. É questão de lógica, vocês fazem de TUDO para defender essa asno. A cada ano o descontado do INSS vai aumentar e o FGTS vai diminuir 6% porquê vocês são burros o suficiente pra colocar esse cara na presidência outra vez.

      Excluir
  6. Obrigado, gado pela grande contribuição que vocês deram ao país, elegendo essa desgraça que aí está. Votem novamente e vão achar Venezuela, Coreia do Norte e cuba, paraísos da terra..

    ResponderExcluir
  7. Bolsonaro sabe que não será reeleito, por isso está fodendo ao máximo com o povo, e beneficiando a camada rica da nação. O GOLPE EM DILMA FOI COM ESSE PROPÓSITO, AS TAIS ELITES ESTAVAM, SENDO PREJUDICADAS COM A DISTRIBUIÇÃO MELHOR DA RENDA DO BRASIL, DE FORMA MAIS JUSTA.

    ResponderExcluir
  8. Se o FGTS é descontado do próprio trabalhador o que esse cara quer descontar,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O FGTS não é descontado do salário, se isso estiver acontecendo com vc então a empresa está te roubando. Esses esses 8% que a empresa deposita no fundo de garantia e ela mesmo que pega.

      Excluir
    2. O INSS É DESCONTADO DO TRABALHADOR E O FGTS É A EMPRESA QUE DEPOSITA.

      Excluir
    3. O INSS SIM É DESCONTADO DO TRABALHADOR PORÉM O FGTS É O EMPREGADOR QUE DEPOSITA.

      Excluir
    4. O criatura o que é descontado é o inss, o fgts é o empregado que paga

      Excluir
    5. Eii n é descontado em nosso salário, o FGTS é calculado em cima do nosso salário, oq é descontado se chama INSS isso sim, fica esperto.

      Excluir
  9. É melhor JAIR se acostumando kkk bando de baba ovo tem que tomar é no caneco mesmo botar um homem desse no poder

    ResponderExcluir
  10. Isso é o que esse verme quer fazer para os trabalhadores.

    ResponderExcluir
  11. Quero é mais. Bota pra lascar, Bolsonaro, fode com esses imbecis! Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Assim quem quiser deixa de ser desempregado, pois para o empregador são pesados os encargos.
    Mas, ninguém é obrigado a aceitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seutobaseuotariopuxasaco.

      Excluir
    2. È pesado para escravagistas, que só querem dar o que comer aos seus escravos.

      Excluir
  13. será que meu presidente Jair Bolsonaro
    tem coragem de fazer isso com o pobre eu trabalhador .

    ResponderExcluir
  14. O evangélico bolsonaro teve uma revelação de jesus e ele disse é tudo da vontade de jesus

    ResponderExcluir
  15. Nunca vi um blog tão motivado para causar desconfiança e trazer todo tipo materias feitas por jornais filiado a Globolixo igual a esse verdinho. Parece que que tem algum político aqui da cidade bancando matérias e usando esse papagaio de pirata pra respostar matérias feitas pela esquerda.

    ResponderExcluir
  16. Pow verdinho que papelão hein!
    A fonte é a folha de São Paulo

    ResponderExcluir
  17. Só vc que não vêem que isso é pura mentira só pro cara não se reeleger novamente. Povo acredita em tudo que lê na internet sem procurar saber de verdade os fatos. Foda-se LULA e foda-se Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  18. Um governo que trabalha para elite, um empresário um rico defender o Bolsonaro eu até entendo, agora um pobre, fica difícil entender. Mas é bom pra ver se aprende, alias não aprende. É como a música diz o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre. Enquanto agente ter esse pensamento que "voto no Lula para Bolsonaro não ganhar" , "voto em Bolsonaro para Lula não ganhar ", nós mesmo vamos afundando nosso pais.

    ResponderExcluir
  19. O Bolsonaro já ferrou com o tempo pra gente se aposentar, agora vai diminuir o FGTS.. kkkkk é o mito de muitos otários

    ResponderExcluir
  20. Tá pouco é pra receber nada oxente vcs não votaram no cara esse é o car mesmo valeu mais uma pra lista manda mais que o povo aguenta agora pega mais pesado pq tá muito leveeeee

    ResponderExcluir
  21. Povo idiota. O verdinho está a serviço do PT.

    ResponderExcluir
  22. Nenhum governo presta, sempre a mesma conversinha, quem manda no Brasil e no mundo são os bilionários até enquanto existirem recursos e o povão continuar desinformado.

    ResponderExcluir
  23. QUE FEIO VERDINHO ! FAKE NEWS, TOMA VERGONHA NA CARA TA RECEBENDO DINHEIRO PARA ESPALHAR FAKE? AGORA QUERO VER PUBLICA AI VIU TO DE OLHO










    ResponderExcluir
  24. O trabalhador deu um verdadeiro tiro no pé. E não é por falta de aviso, pois Bolsonaro mesmo avisou que no governo dele o trabalhador teria menos direito e mais trabalho. Mas acharam que ele estava blefando. Bom seria que só os trabalhadores que o apoiam sofressem, mas como o voto é democrático (e deve) todos sofremos! A Fake News ajudou muito a Bolsonaro a ganhar, mas sabemos que ele não é a causa, e sim o efeito. E enquanto esse ódio ao LGBTQI+; esse ódio ao preto; esse ódio ao pobre; esse ódio ao indígena; esse ódio literalmente ao ser humano, Bolsonaro continuará a existir! Temos a oportunidade de em outubro revermos qual sociedade realmente queremos para esse novo Brasil. E se não for inclusiva e que respeite a todos, mas todos mesmos, jamais seremos uma grande sociedade!

    ResponderExcluir
  25. A pandemia mostrou a importância do trabalhador. Sem os trabalhadores o mundo para. E mesmo assim os patrões não conseguem entender isso. Sabemos que precisamos dos patrões, afinal são eles que pagam nossos salários. O problema é que não querem ganhar o suficiente para viverem bem, mas para terem privilégios e poder. Se não entenderem que o seu crescimento é o crescimento do trabalhador também, jamais teremos uma nação forte. Trabalhadores , univos! Ou a coisa é boa para todos, ou então que não seja bom para ninguém! Não aceite mais migalhas! Sejam seus próprios patrões!

    ResponderExcluir
  26. KKKKKKKK VAI VOTANDO NO BOLSONARO VAAAI

    ResponderExcluir
  27. Isso é apenas umas MPs, que ainda vão ser estudadas avaliadas. E uma coisa muito importante que vocês provavelmente de esquerda não pensam, claro por não terem neurônios ativos. (Quem dar emprego para os pobres trabalhadores são os empresários não é o governo federal, nem tão pouco o presidente BOLSONARO.

    ResponderExcluir
  28. PELOS COMENTÁRIOS, OS PETISTAS IGNORANTES COMO SEMPRE N ENTENDERAM, SÓ VIRAM A PARE DA REDUÇÃO PARA 20% VAO ESTUDAR CAMBADA, POR ISSO VOTAM NAQUELE ANALFABETO QUE QUER FABRICAR DINHEIRO PARA PAGAR AS CONTAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os petistas são ignorantes mesmo, eles dizem que o brasil foi o pais que menos cresceu entre os emergentes, a moeda Real foi a que mais se desvalorizou, a inflação uma das maiores do mundo, a gasolina mais cara entre os produtores de petróleo, etc tudo mentira. NÃO VEMOS NADA DISSO, QUEM ESTÁ CERTO É O MITO, NÃO É BOLSOMINION?

      Excluir
  29. Faz arminha aí , chama de mito bando de pau no cu.

    ResponderExcluir
  30. Não tinha nem que existir FGTS em países ricos como estados Unidos não existe FGTS o trabalhador recebe o salário sem descontos.

    ResponderExcluir
  31. Eu indio da tribo dos pokaoskaras,no governo bolsonaro,(com b) digo que nós viremo tudo tribo dos karapoka, ha ha ha

    ResponderExcluir
  32. A verdade é que bolsonaro nâo gosta de pobre,pois isso vai piorar ainda mais a vida da dos mais pobres e beneficia os patrões.mais um alerta para quem estava em dúvida se votava nele ou nâo.

    ResponderExcluir
  33. NÃO SOU LULA O LADRÃO,. AGORA O POBRE QUE QUISER CONTINUAR COMENDO SÓ OVO VOTEENO MINTO.
    VAI TER QUE COMER OVO COZIDO POIS ÓLEO DE SOJA TÁ 11.CONTOS.
    VAI TER QUE ANDAR DE BICLETAS OU JUMENTO,
    POIS GASOLINA LOGO VAI PRA 15 OU 20 CONTOS,
    E REZAR PRA AGUENTAR CHEGAR A 65 ANOS PRA SE APOSENTAR.
    OBRIGADO FROXONARO.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns ao que voltaram neste lixo.

    ResponderExcluir
  35. QUE PORRA É ESSA? O VERDINHO PLORIFERANDO FAKE NEWS E UM MONTE DE BURRO ACREDITA! O MINISTRO JA DEU ENTREVISTA E DISSE QUE É MENTIRA, ELE NUNCA NEM COGITOU ISSO, PAREM DE SER BURROS.

    ResponderExcluir
  36. A fonte da notícia já aponta para a intenção. Os bandidos petralhas tentam por todos os meios denegrir o governo federal provocando a ignorância do povo. Basta pesquisar que se verá que não existe nada disso. Ademais, se reduzir a alíquota de 8% para 2% descontada do salário, evidentemente que o salário líquido será acrescido de 6%. Neste caso, aonde estará o prejuízo? A tendenciosidade apenas massageia a merda que preenche a cabeça dos acéfalos! Quem consegue raciocinar, analisa as informações de jornalecos e blogs "vermelhinhos" jabazeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é um acéfalo , burro ... FGTS não se desconta do salário não burro...INSS sim...Tá aqui um burro q quer falar bonito , foi explicar dar uma de bonzao e tá aqui falando merda. Vou te explicar seu animal de cabelo : o FGTS quem paga é o patrão , então pro empresário , é tido como uma despesa a mais pro patrão...Aí vem vc aqui , querer da uma de porreta e e não final passar vergonha ..Ri demais de sua cara ... Kkkkkkk... Então vai cortar a multa de 40 pra 20% e vai ser bom pro trabalhador...kkkkkkkk... Cara , escreve e fala isso no meio de gente inteligente mais não....kkkkkkkkk

      Excluir
  37. FI DO CRAMUNHAO ESSE, VIU!

    ResponderExcluir
  38. Cambada da burros! Enquanto vocês ficam nessa guerrinha idiota de funcionário contra patrão e patrão contra fincionário, os funcionários públicos do alto escalão estão comendo lagosta com vinho do porto, o judiciário com salários de 20 a 30 mil estão querendo reajusto de 45%. Vocês ainda não entenderam que enquanto o país tiver este estado gigante, com políticos e funcionários público com tanta mordomia, vocês vão continuar pobres, que os únicos que ganham são os amigos do rei. Em uma coisa Lula tem razão quando disse: "coisa fácil de governar é pobre, basta dar dez reias e ele já fica feliz." Tomem consciência, com os impostos que tem que pagar para sustentar os parasitas, tantos os patrões como os empregados estão todos na mesma situação, sem futuro. Pára e pensa, vocês dem ter pelo menos dois neurônios.

    ResponderExcluir
  39. Fake News
    Fake News
    Fake News

    ResponderExcluir
  40. Fala a matéria certa seu petista de merda.

    ResponderExcluir