quinta-feira, 26 de maio de 2022

Servidores aplaudem mais segurança na Câmara de Itabuna

A confirmação de que haverá uma empresa responsável pela segurança na Câmara de Itabuna é motivo de verdadeira comemoração entre os 184 servidores. Afinal, era uma demanda antiga, como deixam claro as pessoas ouvidas, em diferentes setores da Casa.

No Departamento de Recursos Humanos, ouvimos nomes como Ednaelza Brandão e Thainá Neri. Ambas citaram episódios que lhes causaram temor, como furto de celulares, gente com ânimos exaltados e/ou visivelmente fora do plano da lucidez. Seja por problemas mentais ou uso de outras substâncias.

“Nós não podemos proibir a entrada de ninguém, porque aqui é a ‘Casa do Povo’; mas a gente tem que ter uma segurança”, enfatizou Thainá. Já Elza, lembrou o fato de ter tido vigilância no Legislativo há mais de quatro anos, mas todos esperavam pelo dia que novamente contassem com tão relevante serviço. “Essa empresa é bem-vinda! Lidamos com vários tipos de pessoas e não sabemos o quê esperar”, argumentou.

Segundo Gefiton Tavares, do Controle Interno, houve um pregão eletrônico, com participação de nove empresas. Ao final, está sendo contratada uma de Salvador, pelo prazo inicial de um ano (prorrogáveis até 60 meses). Inicialmente, serão quatro vigilantes, com carga diária de oito horas. 

Ele lembrou, ainda, que serão atendidos todos os direitos trabalhistas.  Uania Andrade, do setor de Licitação, por sua vez, esclareceu que o pregão atendeu ao critério de menor preço. Sagrou-se vencedora a proposta de R$ 180 mil.


Porta aberta com segurança

O Diretor Administrativo da Câmara, Felipe Eduardo Ramalho, esclareceu que a nova empresa estará em ação a partir do dia 1º de junho e, então, serão definidos os horários e a devida rotina de trabalho. 

“A nossa preocupação é trazer mais segurança para todos que vêm à Casa e aos nossos servidores. Nas nossas sessões, reuniões de comissões, no nosso corredor, estamos de portas abertas para receber toda a comunidade”, pontuou.

Para o assessor de Comunicação, Fábio Luciano Nascimento, é importante ter uma equipe para tratar da segurança, inclusive nas sessões. É um espaço para debate de ideias, os ânimos podem se exaltar, inclusive pela segurança dos vereadores. Além do necessário cuidado com os pertences de que trafega no local. 

“Já houve ocorrências de furto de celular, roubaram escada e outras coisas no interior da Câmara; vai trazer mais segurança para os servidores da Casa, bem como para o público que visita diariamente”, afirmou ele, que presta serviços no local há 17 anos. 


10 comentários:

  1. E a Guarda Municipal, não seria uma de suas funções proteger os bens públicos do município ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão ocupados fazendo serviço que era pra ser da Pm. obs:desqualificados. ROMU é uma piada.

      Excluir
    2. Em vez de gastar o dinheiro com empresa de segurança em um órgão municipal público é bem melhor disponibilizar alguns GCMs que tem sim para patrimonial e colocar por lá!

      Excluir
    3. Lei 13.022. Ótima leitura para um alienado que fala idiotices sem ter noção do que está falando. Uma pergunta: Qual o principal bem do município?

      Excluir
  2. FUNCIONÁRIO PÚBLICO QUE SABE DA SUA OBRIGAÇÃO COMO EMPREGADO DO POVO E NÃO AGE COM ARROGÂNCIA ACHANDO QUE TEM UM REI NA BARRIGA E SENTINDO-SE SUPERIOR A QUEM PAGA SEU SALÁRIO, NÃO TEM NECESSIDADE DE SEGURANÇA. MAS QUEM AGE DE FORMA CONTRARIA SEMPRE VAI PRECISAR, BASTA RESPEITAR E DAR A DEVIDA ATENÇÃO AOS PATRÕES(o povo).

    ResponderExcluir
  3. Oxe. Não entendi, a guarda municipal serve para que ?

    ResponderExcluir
  4. Eu quanto isso escolas e postos de saúde e outros bens públicos sofrem com constantes assaltos por falta de vigilância. Na minha opinião isso e só para contratar uma empresa parceira pra depois rolar aquele velho toma lá da cá.

    ResponderExcluir
  5. Nós, a população de bem, agradecemos muito o empenho dia a dia dos GCMs, em especial os do ROMU pois, só depois de colocarem eles nas ruas, me senti mais segura para levar minhas filhas nas praças, fazer exercícios na Av. Mário Padre. Vejo sempre notícias de GCMs tomando cursos, se qualificando. O falta é a valorização desses proficionais e um concurso público para melhorar ainda mais.

    ResponderExcluir
  6. Mas, a guarda municipal não deveria assumir esse papel já que trata-se de um orgão público? Há mesmo a necessidade de contratar uma empresa terceirizada para tal atividade onerando assim o erário público? Fica a peegunta!!

    ResponderExcluir
  7. Vão contartar o BOPE ou a SWAT ?, por esse valor KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir